Se educar é uma tarefa dificílima, imagine educar a criança mais instigante que pisou nesta terra, o menino Jesus?
Por que não foi escolhido um grupo de intelectuais entre os fariseus ou especialista em filosofia grega para formar o homem que dividiria a história?
Havia milhares de candidatos,mas um jovem se destacou diante do olhar do autor da existência.Seu nome: MARIA.
Ela veio a se tornar a mulher mais respeitada e famosa da história.A única exaltada em dois livros sagrados,a bíblia e o alcorão.Entretanto sua personalidade continua sendo uma das mais desconhecidas.
Quem foi Maria?O que ela tinha de especial?Agora a psicologia,psiquiatria e pedagogia avaliam sua personalidade e em especial os dez princípios que ela utilizou na educação do menino Jesus.Não é uma análise católica,nem protestante,mas investigativa.O resultado? Surpreendente.
Descobriu-se que a inteligência de Maria era fascinante,e sua capacidade de ensinar,deslumbrante.
Os princípios utilizados pela mãe de Jesus são uma fonte de lucidez para a educação moderna.
1ª :Maria viveu, e ensinou que a vida é um contrato de risco.
Educadores respeitados evitam riscos,rejeitam situações novas,e não querem ser objeto de rejeição,critica ou vexame público.Para Maria,ao contrario sua vida tornou-se um contrato de risco.
“Quem quiser viver a vida numa zona de conforto,nunca será escolhido por Deus para um grande projeto”.
A vida é um contrato de risco,um palco de surpresas.Quem tem consciência dos riscos da existência tem mais preparo para enfrentar novas situações,críticas e perdas
Quem somente ser preparado para viver num jardim sem espinhos se privará do perfume das mais belas flores e terá pouca imunidade para suportar as tempestades sociais da vida.
Muitos dos que hoje recebem aplausos,possivelmente em alguns momentos foram alvos de vaias.Muitos dos que recebem honras, já foram hospedes do vale das rejeições.
“Quem vence sem riscos sobe no pódio sem louvor”.
2º :Maria viveu e ensinou que na vida precisamos ser rápidos no agradecer, e, corajosos em agir.
Maria não somente tinha capacidade de correr riscos e enfrentar situações novas,mas também era uma mulher rápida em agradecer,mesmo quando tudo dava errado.Além disso era intrépida em agir.
Alguns educadores de bom nível gostam de tudo no lugar,não suportam quando a rotina é quebrada,lamentam as pedras no caminho.Maria no entanto,era diferente.Enfrentava as dificuldades e não reclamava ao confrontá-las,nem lamentava quando as coisas davam erradas ou saíam de um modo diferente de como tinham planejado.
Quem não sabe agradecer é servo da insatisfação.
Quem não sabe agir é servo da passividade.
Aceite,sem se atormentar,os fatos que não dependem de você,mas aja com intrepidez aos que dependem de você.Não espere que alguém venha socorrê-lo.O preço do erro é tão caro quanto o da omissão.
Os fracos se acham desafortunados,gastam uma energia preciosa para reclamar.Os fortes concentram sua energia para corrigir rotas,refazer os caminhos.
O sábio valoriza o que tem,o estulto valoriza o que lhe falta.
Deus vos abençoe,
Pr. Paulo Tomé
Sem comentários:
Enviar um comentário
Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!