sábado, 30 de janeiro de 2016

[Tema] - A Suficiência da Palavra de Deus


A Palavra de Deus é suficiente para responder ao homem sobre seus questionamentos mais amplos e profundos do seu ser, pois Ela é reveladora e digna de confiança ao mesmo tempo em que também é sobrenatural e vinda do alto, direta de Deus aos corações e mentes humanas abertas ao conhecimento.





Por que a Palavra de Deus é suficiente?



1º) Porque Ela é a revelação de Deus inspirada por Ele aos homens:

ü Ela é Divinamente inspirada: II Tm 3.16; II Pe 1.21.

Pela fé, cremos que a bíblia não apenas contém, mas é a totalidade da Palavra de Deus revelada aos homens. Não cremos num livro que é fruto da inteligência ou iluminação humana, mas soprado por Deus na mente de autores selecionados pela sua graça e soberania com o propósito de revelar as verdades eternas e salvadoras ao homem.


 


ü Ela é digna de total confiança: Mt 5.18, 24.35; Pv 30.6; Ap 22.19.


Esta Palavra foi escrita por mais de 40 autores em países e épocas diferentes mantendo uma coerente linha central de raciocínio e preservada por escribas e copistas cuidadosos que respeitaram a fidelidade dos textos originais com total temor e respeito à revelação Divina. Nenhum outro livro possui tantas afirmações assertivas sobre a história da humanidade e só ele tem profundas e verdadeiras profecias reveladas e cumpridas na história geral. Podemos confiar na bíblia como a revelação Divina, pois nenhuma mente humana seria capaz de escrever um livro tão rico, fascinante e poderoso. Glória a Deus!




        Ela é reveladora e esclarecedora: Sl 19.8, 119.105, 130; Pv 6.23; II Pe 1.19).
A Palavra de Deus é suficiente para clarear a mente humana diante das profundas trevas que o mundo se encontra. Só Ela tem poder de retirar as traves colocadas por satanás e decorrentes do pecado Adâmico sobre os olhos do homem e não necessitamos de qualquer outro meio para isso.



Ela nos ensina sobre o passado, presente e futuro: I Co 10.11; I Jo 5.13; I Ts 4.13, 14.

Não precisamos consultar mortos, videntes ou cartomantes, pois na Palavra somos ensinados sobre a verdadeira história passada; o presente vivenciado e o futuro desconhecido. Temos nEla tudo o que precisamos conhecer para termos uma vida feliz neste presente século e nos vindouros!




2º) Porque Ela é simplesmente sobrenatural:



ü Ela é sobrenatural porque é eterna: Sl 119.89; Is 40.8; Mc 13.31.

A Palavra de Deus não está limitada ao tempo ou delimitada ao espaço; ela transcende tudo que compreendemos de limites temporais, pois Ela já existia antes da criação do mundo, permanece hoje e continuará para todo sempre. Por isso, Ela é suficiente e suprema sobre todas as outras escrituras.


 


 Ela é sobrenatural porque é poderosa: Hb 4.12, 11.3; Jr 23.29; Ef 6.17.


Diferente de qualquer outro escrito humano, a Palavra de Deus é a única que tem poder de alcançar o coração e a alma do homem em seu nível mais profundo e também trazer à existência aquilo que ainda não existe. Ela é poderosa porque não está restrita a compreensão e limites humanos, mas eficaz por si só.



Ela é sobrenatural porque tem poder para julgar a humanidade: Jr 5.14.

Na Palavra de Deus encontramos toda a verdade e só esta Verdade pode julgar todo engano, corrupção e desvios ilícitos praticados pelo homem diante da lei moral de Deus. Também, diante desta lei é que está embasado todo o sistema judiciário mundial que se espelharam na Palavra para extrair os princípios básicos de direitos e deveres da sociedade. Glória a Deus que podemos confiar na justiça da Palavra de Deus!



 Ela é sobrenatural porque sustenta a vida humana: Mt 4.4; I Pe 2.2; Jr 15.16; Dt 8.3.

Numa época em que ouvimos muito sobre “vida sustentável” onde devemos ter equilíbrio em nosso viver para que o mundo continue habitável; vemos na Palavra pela fé, o poder único e exclusivo de sustentabilidade da própria vida humana!




3º) Porque Ela deixa benefícios exclusivos aos que crêem Nela:


        O benefício da regeneração: I Pe 1.23; Tg 1.18.

Somente através da Palavra é que chegamos ao conhecimento da Verdade que nos leva ao despojar da velha criatura e o revestimento de uma nova vida, o que chamamos de regeneração. Não há outro conteúdo que nos leve ao novo nascimento!



        O benefício da purificação: Jo 15.3, 17.17; Ef 5.26; Sl 119.9.

Assim como temos vários sistemas de limpeza para eliminar diversos resíduos químicos e orgânicos de variados materiais, a Palavra é o único componente purificador capaz de limpar a alma humana das sujidades provocadas pelo pecado!






 O benefício da esperança: Rm 15.4.

A sociedade moderna coloca sua esperança em muitas coisas: beleza, riqueza, status, talento, carreira, inteligência, contatos, fama, força etc., tudo isso representa a esperança de uma humanidade materialista e desprovida de valores eternos, porém neste texto identificamos a grande importância histórica e reveladora da Palavra, pois através dos seus escritos nos foi revelada a atuação poderosa e amorosa de Deus para com o homem, o que nos aquieta a confiarmos Nele nas situações do porvir...



         O benefício da vida salvadora: Jo 20.31; Rm 1.16.

A vida é um mistério para os cientistas, que através de séculos vem tentando descredibilizar a Palavra e fomentar na sociedade a crença em suas diversas teorias que ironicamente são superadas por eles mesmos. Porém os que crêem na Palavra de Deus descansam tranqüilos na certeza da vida eterna. Viemos dEle, estamos nEle e para Ele voltaremos! Aleluia!




Conclusão:



Devemos reconhecer a importância de diversos escritos e tratados humanos que nos ajudam a conhecer com maior profundidade assuntos específicos relacionados ao nosso cotidiano nesta Terra.



Escritos científicos são importantes para elucidar as leis da natureza e esclarecer relações comprobatórias entre os diversos elementos contidos nela;


               Escritos filosóficos discutem sobre verdades essenciais da existência humana ao longo da história;

               Escritos biomédicos revelam detalhes minuciosos dos corpos físicos dos seres vivos visando à saúde dos mesmos;
  
Escritos psicológicos tentam compreender a complexidade das relações e ajudar o homem em sua busca por equilíbrio e felicidade diante dos fatores adversos da vida;



Escritos sócio-econômicos estudam e relação: “homem x consumo x riquezas disponíveis” e procuram equilibrar esta equação de forma mais justa possível;



Porém somente os Escritos Sagrados da Palavra de Deus tem condições concretas de compreender a profundidade da alma e espírito humanos em consonância com seu Criador, o Senhor do universo! E só Ela pode arbitrar sobre assuntos espirituais já que todos os outros escritos são de inspiração humana, enquanto apenas Ela tem inspiração Divina.

Deus vos abençoe,
     Pr. Rogério Sarafana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!