quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

[Tema] - A Suficiência da Nova Aliança



 
 A Suficiência da Nova Aliança



A Nova Aliança é suficiente em seu propósito pactual. O Novo Concerto estabelece um novo tempo de relacionamento entre Deus e os homens, onde o próprio Ser Divino habita no homem de forma sobrenatural e excelente. Através de Seu amor e poder inaugura uma era de dispensação de Sua presença e de forma graciosa compreende a limitação humana e mantém intimidade com o homem através de Seu Espírito.


Por que a Nova Aliança é suficiente?


Porque ela tem a melhor revelação: Hb 1.1-4.

Antigamente revelada através de profetas, a Palavra do Deus vivo na Nova Aliança é transmitida pelo próprio Filho encarnado entre nós, de forma que este novo tempo tem uma comunicação clara e direta entre Deus e os homens.




Porque ela tem a melhor esperança: Hb 7.18, 19.

A Antiga Aliança tornou-se fraca e inútil diante do grande desafio de relacionamento entre o homem e Deus, já a Nova faz ressurgir esta esperança com toda a vitalidade necessária neste lindo projeto Divino.



Porque ela tem o melhor sacrifício: (Hb 09:19-26).

Enquanto o Antigo Concerto estabelecia o sacrifício de animais e a oferta do sangue dos mesmos para remissão de pecados, o Novo é firmado na entrega do próprio Filho de Deus em favor da humanidade. O sacrifício único, exclusivo e suficiente na redenção humana através do sangue do Cordeiro eterno de Deus que tira o pecado do Mundo.




     O Novo Concerto é maravilhoso e supera o Anterior, pois estabelece um novo tempo de relacionamento íntimo com o Pai e supera um tempo de ritualidade religiosa abundante no Judaísmo.
        
Porque ela tem um melhor mediador: Hb 12.24.

Enquanto todas as outras religiões mundiais foram criadas, estabelecidas e mediadas por homens (Buda, Mohamed, Zoroastro, Kardec, Moon etc.), a Nova Aliança foi revelada, estabelecida e mediada pelo próprio Deus encarnado. Aleluia!

Porque ela tem as melhores promessas: Ez 34.22-26;  8.6. A Nova Aliança é um Concerto firmado em grandes e poderosas promessas feitas pelo próprio Deus através dos séculos (libertação, paz, segurança, prosperidade etc.) entre as quais muitas já foram cumpridas e outras em eminência de realizar-se, pois Aquele que prometeu não mente e é fiel para cumprir.  Porque ela tem um melhor destino: Hb 10.34; 11.16.
Enquanto a Antiga Aliança baseava-se na esperança da Terra prometida (Canaã), a Nova é fundamentada na entrada celestial, a Nova Jerusalém preparada para a igreja vitoriosa do Senhor. Não há destino mais bem reservado em qualquer outra religião, já que são prometidas com palavras humanas e não Divinas 

Deus vos abençoe,

Pr. Rogério Sarafana

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!