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INTRODUÇÃO
O livro de Neemias foi escrito na Palestina, entre os
anos 446 e 336 a.C., depois da Segunda viagem de Neemias para Jerusalém, no 32o
ano de artaxerxes.
O livro pode ser dividido em quatro seções:
Capítulo 1 a 7 – História de Neemias na Babilônia e os
seus primeiros doze anos de governo na Judéia.
Capítulo 8 a 10 – Registro dos eventos acontecidos
durante a restauração do muro.
Capítulo 11 a 12:26 – Seis importantes listas dos que
voltaram do exílio para Jerusalém.
Capítulo 12:26 a 13:31- Registro da dedicação do muro
e as medidas da reforma feita por Neemias no seu período de governo.
Propósito do livro: Mostrar
o processo da reconstrução do Muro conectado com a reconstrução de Israel
depois do cativeiro na Babilônia, dar informação a respeito dos muitos problemas que Israel teve
no seu renascimento como uma nação livre e revelar como essas dificuldades
foram vencidas com a ajuda de Deus.
A reforma de Jerusalém
somente poderia ser feita com pessoas com um caráter como o de Neemias. Era um
homem que esperava em Deus e somente dessa forma a obra poderia ser realizada.
Comparar seu nome – Neemias (Deus é meu deleite), com Salomão (homem sereno, ou
homem de paz) e Moisés, que foi chamado de o homem mais manso da terra.
Algumas características de Neemias.
1- Homem de oração – versículo 4 – orou, jejuou e chorou
por alguns dias. Do mês de Quisleu (nov/dez) até o mês de Nisã (mar/abril).
2- Ousado e objetivo – Versículo 6 2:5 – “...para que eu
a reedifique ...” Sabia que Artaxerxes era o homem chave para sua tarefa e
quais coisas deveria pedir ao rei.
3- Desprendido – mesmo sendo copeiro do rei – cargo que
incluía a possibilidade de morrer a qualquer momento – estando longe de casa e
escravo numa terra estrangeira, sua preocupação constante não era a sua própria
pessoa – “... eu nunca estivera triste diante do rei...”(2:1).
4- Temente, reverente – 2:2 Saudou o rei com dignidade e
honra, e não ousou se derramar antes de orar ao Senhor para saber exatamente o
que deveria falar.
5- Submisso – Sabia que sua prisão estava nos planos de
Deus por isso tinha ampla liberdade de marcar data para voltar de Jerusalém.
(2:6) Paulo disse da prisão, que a palavra não estava algemada. Ele também se
submetia a uma situação desagradável, crendo que Deus estava por cima de todos
os problemas. (2:5-7).
6- Interessado e comprometido – Apesar de ter muito em
que pensar no que dizia respeito à sua própria vida, seu coração estava preso
em Jerusalém. Interessava-se em saber o estado do povo e comprometeu-se em
fazer algo para libertar aquele povo da situação em que se encontrava. (1:2).
7- Não esperava em muitos. Não dependia de muitas pessoas
para realizar o querer de Deus. Como Gedeão que não contou com muitos homens
para a tarefa dada por Deus, Neemias também não esperava que uma multidão o
ajudasse no seu trabalho. (2:12).
Na oração de Neemias vemos
algumas chaves que fizeram que seu pedido fosse respondido:
1-
Ele conhecia a
natureza de Deus- Sabia que o Senhor é o Deus que sustenta a sua própria
palavra. Deus guardador das alianças. (1:5)
2-
Coração sacerdotal-Ele
comprometeu-se si mesmo nos pecados de seus pais. Viu que essa foi a razão do
cativeiro e o arrependimento seria o requisito para ser novamente ajuntado das
nações e colocado de novo na Judéia.
3-
Conhecia as
promessas de Deus – Ele orou segundo as promessas que o povo havia recebido de
Deus. Quando o Senhor promete alguma coisa Ele se interpõe como juramento, e
Neemias sabia disso. Conhecia a Deus e as promessas para o povo de Judá.
4-
Conhecia os
tempos e as épocas- “...dá-me graça, hoje diante desse homem...”(1:11) Ele
sabia que chegara o tempo da libertação de Israel e sabia que aquele rei era o
instrumento que Deus iria usar naquele momento.
O povo de Deus foi para o
cativeiro por ter quebrado as leis do Senhor, (Jeremias 44) levando suas
famílias a servir a outros deuses. Agora, o bondoso Senhor estava restaurando
Seu povo, Neemias foi o homem escolhido para essa tarefa gigantesca e cheia dos
milagres do Senhor.
Que esses breves comentários
sirvam de desafio e ensino a cada um de nós na tarefa da edificação da igreja
ao estado predeterminado pelo Pai Eterno. Que cada um de nós, juntamente com
cada uma de nossas famílias esteja completamente envolvido nessa gloriosa obra,
preparada para nós antes da fundação dos tempos e que, cumprida, encherá o
coração do Senhor Jesus de gozo e contentamento. E que enfim, Deus possa
receber das mãos do filho a obra terminada e perfeita, completada pelo seu
Santo espírito operando em nossas vidas. Seja Deus gracioso para conosco e revele
o seu poder sobre nós.
UM PEQUENO COMENTÁRIO DO LIVRO DE NEEMIAS
Consideração inicial
Temos de enfrentar lutas diárias contra as circunstâncias, contra a nossa velha natureza e contra satanás.
Neemias soube discernir isso e, por isso, foi um homem vitorioso. Ele soube discernir suas lutas e dificuldades. Soube apresentá-los ao Senhor : Foi um homem vitorioso .
O nome de Neemias significa: ”DEUS É MEU DELEITE”.
O relato do livro compreende
o período que vai de 445 a 400 a.C.
CAPÍTULO 1
O COMPROMISSO E A INTERCESÃO
Versículo 2 : Interesse de
Neemias por seu povo que havia ficado em Jerusalém . Isto mostra que um homem
ou uma mulher de Deus é alguém profundamente envolvido e comprometido com o
povo de Deus.
Versículo 3 :A notícia
trazida por Hanâni foi : “os que se acham
na província “. Os judeus já haviam assumido a condição de província de
Babilônia. Quando o povo esta cativo se transforma em sucursal da Babilônia. Ap.
17:5
Estão em grande
desprezo e miséria”: O povo estava cativo também em Jerusalém .O povo
peculiar de Deus ,a nação santa ,a rica herança e vinha do Senhor estava
destruída pelos chacais pelos lobos.
“O muro esta caído e as portas estão queimadas’”.- O povo estava sem
proteção –Jó1:10;Is 60:18;Salvacão e louvor destruídos.
Versículo 4 : Choro por
Jerusalém. Outra característica do homem de Deus: ele se compadece da situação
do povo, assim como Jesus chorou por Jerusalém. Tristeza pelo povo, intercessão.
Orar pela paz de Jerusalém. Sl 122:6
Versículo 5 : Neemias traz à
lembranças de Deus sua característica de guardar as alianças e promessas;
Chama-o pelo nome de YHWH- “DEUS
GUARDADOR DE ALIANÇAS E PROMESSAS” O
povo havia esquecido da natureza de Deus, cumpridor de suas alianças. O
trabalho de Neemias restaurar isto na vida de Israel
Versículo 6 : Oração dia e
noite pelo povo de Deus. Ministério
sacerdotal: Neemias assume o pecado do povo, confessa-o r pede perdão a Deus
para a nação. Se um líder não tem a consciência de sacerdote não tem condições
de ser líder.
Versículos 8 e 9 : Neemias se
apropria da promessa de Deus , apela para o cumprimento, pois havia confessado
o pecado do povo e sabe o Deus disse que perdoaria seu povo se este povo se arrependesse. Havia em
Neemias uma mentalidade de sacerdote. Isto foi a mola mestra de todo o seu ministério:
poderia se sacrificar pelo povo, numa figura do trabalho de Cristo .
Descobre que é chegado o
momento da libertação do povo. Conhecia o tempo e a época que estava vivendo (1
Cr12 :32) e por isso produziu confiança
e ousadia na oração .Conferir com Dn 9:2-19.
Versículo 11: Ora para que
Deus toque no coração do rei Artaxerxes. Neemias é o copeiro do rei.
Aquele que, entre outras coisas, prova a
bebida do rei para que este não morra por um eventual envenenamento. Isto quer
dizer que Neemias trabalhava à sombra da morte todos os dias. Cristo se
entregou a morte por nós sendo que éramos seus inimigos, como Artaxerxes era de
Neemias.
CAPÍTULO
2
ORAÇÃO RESPONDIDA
Versículo 1 : Mês de Nisã .
Neemias orou e chorou durante quatro meses. Não foi uma breve oração, mas um
largo tempo no qual Deus lhe deu as instruções e lhe preparou o coração para a
grande obra que estava para ser realizada. S e não estamos dispostos a clamar a
Deus por seu povo que está sendo levado cativo, chorando por ele diante de Deus,
dificilmente participaremos da libertação deste povo. Neemias nunca antes
estivera triste. A desolação da cidade de Deus traz tristezas ao coração dos
justos. Ez 21:6;22:30
Uma característica de
Neemias: Nunca antes estivera triste diante do rei. Sua tristeza era interior,
que não mudava sua atitude com os outros ou a qualidade de seu serviço.
Tristeza por causa de Jerusalém e não por causa de sua situação pessoal.
Versículo 2: Oração
respondida . Neemias tremeu. O temor deve sempre pautar a vida de um líder;
temor da autoridade constituída por Deus.
Versículo 4 : Prudência para
dar a resposta . Deus havia aberto a porta, mas vem a pergunta: como entrar?
Versículo 5 : Reverência
diante da autoridade. Compenetração e responsabilidade. ”....para que eu a reedifique...”
Ele dava importância à
cidade de Deus, o seu estado, e por isso ela seria reconstruída.
VERSÍCULO 6: Neemias tinha
consciência de que estava no cativeiro por vontade de Deus ,por um plano de
purificar e disciplinar o povo ,por causa dessa consciência ele marca um prazo
para voltar ,sem aproveitar uma ocasião para escapar. Como José que recebeu as
chaves de uma prisão, ele poderia administrar o tempo em que passaria fora.
VERSÍCULO 8: Deus respondeu
a oração. Conferir com 1:11.
VERSÍCULO 9:Proteção dada
por Deus através do rei, para a execução da obra . Deus provê segurança para
aquele que anda no temor do Senhor, Sl 91.
VERSÍCULO 10: Nasce a oposição
que não existia enquanto Neemias estava fazendo o serviço de copeiro. A
oposição é o resultado natural quando se começa a fazer a obra de Deus.
Aqui surgem dois dos três
personagens que vão operar contra Neemias e o povo de Deus.
Sambalate,
o horonita-Seu nome significa “O deus lua
Sim deu vida”. Ele era de uma região de Moabe- Horonaim- Entre outras
coisas esse nome significa “cova de serpente”. Ela representa nessa história
presença do diabo (adversário).
Tobias -“Jeová
é Deus” –Amonita (Amom filho de Ló com sua filha)- É sobrinho de Abraão,
portanto tem parentesco com os judeus. Ele representa a carne, pois esta está
bem perto de nós. Tem um certo “parentesco”.
O outro personagem é Gesém – (gashmu) - (chuva) é um arábio,
alguns escritores o situam como um sheik Árabe
. Pertencia a um povo chamado de hagarenos
sendo descendência de Hagar e Ismael.
Esse povo tinha como
característica ser nômade, isto é, não tinha um lugar fixo, habitavam em tendas
e saqueavam as cidades sem muros. Ele representa as circunstâncias da vida e o
mundo.
VERSÍCULO 11: Três dias. O
mesmo tempo de Josué (Js 3:2) , os espias (Js 2:16,22), Ester (Et 4:18), Esdras
(Ed 8:32),Jonas (Jn 1:17),Paulo (At 9:9) e Jesus (Mt12:40).
Três dias de morte onde o
grão de trigo desaparece na terra e aparentemente não existe mais. A obra entra
em compasso de espera. Mas nesse tempo está germinando por baixo da terra. O
inferno está devolvendo a autoridade que possuía e Jesus está recebendo as
chaves da morte.
A vontade humana está sendo
subjugada e a vida de Cristo está prestes a vir a tona com força plena.
Três dias: Tempo e atitude
de identificação com a morte de Jesus, e descanso completo no seu trabalho e na
sua força. Rm 6:1-14; Hb 4:3,8-10;Jo 6:29.Nosso SHABAT Jesus .Ele é o descanso
de Deus: Deus se satisfez com a obra do Filho.
VERSÍCULO 12: Homens que
acompanhavam Neemias, à noite: participantes na obra, na disposição e fé de seu
líder, ainda que não compreendessem tudo. Neemias não abriu seu coração a todos
(ver 16). Aqui existe um princípio de lealdade Ver em 2 Sm 3:31-36 a lealdade de Davi para com
Abner
VERSÍCULOS 13 - 16:
Verificação do estado do muro. Contemplou à noite cada porta, todo o muro. O
fato de contemplar à noite ajudava a ver somente o queria ver sem ser ofuscado
pela luz do dia. Contemplar à noite também fala das vigílias noturnas nas quais
se recebe revelações da parte do senhor a respeito da igreja, sua obra.
VERSÍCULO 17: Neemias faz a
convocação do povo à reedificação do muro para deixar de vergonha diante dos povos.
VERSÍCULO18: A resposta do
povo foi fortalecer as mãos e partir para edificação.
VERSÍCULOS 19 e 20: Primeiro
ataque: Zombaria, desprezo, calúnia. A resposta de Neemias foi invocar a
participação de Deus no empreendimento.
Os opositores da obra não
têm:
-Parte- Não são do corpo
:Jo 6:53-58; 1 Jo 2:19; Sl 1:5.
-Direito-Não tem filiação: não
são filhos- O filho tem direito legal –Jo 1:12,13;3:5,6;At 8:21;Ef1:5.
-Memorial-Nome escrito no
livro de Deus: Ex 32:32,33; Ed2:62; Dn12:1; Lc10:20:Fl 4:3.
CAPÍTULO 3
CHAVES DA EDIFICAÇÃO
As palavras chaves deste
capítulo são “ao seu lado” e “junto a este”. Também é visto de forma marcante a
boa coordenação de Neemias e a cooperação do povo. Defronte a sua casa-outra
expressão importante nesse capítulo. A restauração da igreja passa pela
restauração de cada casa que a compõe.
VERSÍCULO 1: Eliasibe-(Deus
restaura), o sumo sacerdote , com os sacerdotes seus irmãos, começa o trabalho.
Começam pela porta das ovelhas.
Lugar por onde entravam os rebanhos que vinham para o sacrifício. Construíram
consagraram e continuaram a construir.
VERSÍCULO 2: Junto dele:
Homens se dispuseram a trabalhar juntos
para que a obra fosse feita . Homens de Jericó - pessoas que não moravam em
Jerusalém, mas queriam vê-la restaurada
. Não estavam alheios como se a obra fosse dos outros e não sua.
O fato de haver diversas
classes sociais envolvidas no trabalho mostra que o senhor chama
indistintamente a todo que é do seu povo
para o trabalho.
VERSÍCULO 3: Os filhos de
Hassená restauraram a porta dos peixes. Lugar por entravam os pescadores com os
peixes do Jordão e do Mar da Galiléia. Aponta para uma restauração do pescar
pessoas através do Evangelismo.
VERSÏCULO 5: Segundo
ataque – Resistência e negligência no
ministério- Mt 25:42,43; Nm 32:6,7: Jr48:10 .
Os tecoítas trabalhavam no
muro, mas os seus principais não sujeitaram o pescoço ao trabalho.
VERSÏCULO 6: Repararam a porta
velha. Fala de restauração das verdades antigas do Senhor, que foram esquecidas
ou quebradas. Batentes, trancas e ferrolhos. O louvor começa a ser restaurado.
A segurança da cidade começa a ser novamente vista.
VERSÍCULO 8: Ourives,
perfumistas. A diversidade de pessoas envolvidas mostra como o Espírito Santo
de Deus capacita e usa a todo aquele que se dispuser em novamente em suas mãos.
VERSÍCULO 10: AO SEU
LADO: Fidelidade no cumprimento de
suas responsabilidades pessoais. Defronte de sua casa. Cada um se comprometendo com a segurança de sua casa,
com a proteção de sua família . Provérbio inglês: “ se cada um limpar defronte de sua casa, a rua será limpa”.
VERSÍCULO 12: Salum e suas
filhas. Todos estavam envolvidos e
animados com o seu trabalho. Os pais transmitiam aos filhos a
necessidades de se dedicarem ao serviço do Senhor, e para isso, trabalhavam juntos,
dando o exemplo e mostrando como fazer.
VERSÍCULO 13: Restauração
da porta do vale. Esse era conhecido como Vale de Hinom. Lugar onde alguns pais
sacrificaram seus filhos a Moloque ( 2 Cr 28;33:6).
Restaurar a porta do vale é
abrir uma porta para aqueles que estão no “Vale da sombra da morte”, com suas
vidas e suas famílias arrasadas. Quem restaurou a porta do vale de Hinom foi
Hanum (Misericordioso-Aquele que parou para levantar o abatido) e o povo de
Zanoa (Aquele que foi rejeitado, desprezado).
VERSÍCULO 14: A porta do monturo.
Lugar por onde o povo sujeira da cidade. A igreja precisa aprender a levar para
fora toda sujeira do pecado. Assim como Jesus levou para fora todas as nossas
transgressões. Ele foi o nosso bode expiatório. A cruz no gólgota é a nossa
porta do monturo. Essa porta foi restaurada por Recabe, filho de um governador.
Isso mostra que não existe trabalho nenhum indigno demais para nenhuma pessoa
na igreja.
VERSÍCULO 15: Porta da
fonte. Lugar que recebia as águas do aqueduto e do túnel feito por Ezequias.
Essa fonte servia o poço de siloé (enviado). Quem reedificou foi Salum (retribuição, recompensa ).Deus quer fazer
com que a igreja tenha em si uma fonte que jorra para a vida eterna. Fonte para
as nações sedentas (Ez 47-o rio que era saúde para as nações). E isto ela só
irá conseguir se estiver cheia de Jesus, aquele que é Enviado, pois ela mesma é
enviada de Deus aos gentios.
VERSÍCULOS 20 - 23: Defronte
a casa de Eliasibe. Proteção providenciada para os sacerdotes.
VERSÍCULO 28 : Porta dos
cavalos- Possivelmente a porta por entravam os cavalos dos reis para os
estábulos. Os sacerdotes cuidando da proteção de sua casa e de Jerusalém.
Defronte a sua casa.
Há neste capítulo
princípios de liderança eficaz que devem ser observados:
1) COORDENAÇÃO-Cada
um sabia o que exatamente deveria fazer. Para isto foi claramente instruído e
autorizado.
2) COOPERAÇÃO-Os
trabalhadores não se preocupava com a sua posição pessoal e sim com o bem estar
do seu irmão, ajudando-o e protegendo-o.
3) APRECIAÇÃO-Neemias
conhecia cada líder pelo nome e aprovava seu trabalho sem transformá-lo num
número de estatística.
4) ACABAMENTO-O
trabalho começava e terminava.
5) COMUNICAÇÃO-O
contato entre os trabalhadores era eficiente e isto acontecia também com a
liderança. Havia ordens claras e objetivas.
CAPÍTULO 4
OPOSIÇÃO NA OBRA
VERSÍCULOS 1-3 : Terceiro
ataque- inimigo irado – O povo é
escarnecido.
Ira – resultado de
frustração, humilhação e medo de rejeição.
Oposição externa, portanto
incontrolável. Só se controla o que está no alcance de nossas forças. O que
está fora deve ser colocado diante de Deus, e Ele tomará o domínio da situação.
Objetivo da oposição: parar a reconstrução e impedir que o
sacrifício fosse restaurado na vida do povo de Deus.
Lembramos que a casa de
Deus é lugar de sacrifícios. (1 Pe 2:5).
Método de ataque : Diminuir a auto-estima “Vocês são fracos”-
“Quem é você ? ” – Falta de auto-aceitação. O poder de Deus se aperfeiçoa nas
nossas fraquezas.
VERSÍCULO 4 : Resposta de
Neemias :Oração e trabalho. O serviço não parou. “A força do cristianismo é
vencer as oposições enquanto cumpre as tarefas pré-determinadas.”
VERSÍCULO 6 : O muro chegou
a metade. Muro = Salvação (Is 6;60:18) O povo tinha ânimo porque o líder
tinha entusiasmo no que fazia.
VERSÍCULO 8 : Quarto
ataque- Unidade do inimigo (Gn
11:6;At 4:27). Miriã e Arão (Nm 12). Coré e os duzentos e cinqüenta príncipes
(Nm 16); Ananias e Safira: unidos para destruir. Resposta: unidade em oração
(At.4:24-31).
VERSÍCULO 10: Quinto
ataque :Homens de Judá “não podemos”. DESÂNIMO=
arma sutil e poderosa que satanás lança no meio do povo de Deus. Resposta: Confiança
em Deus e trabalho. (Judá- Deus seja louvado). Os príncipes de Judá foram colocados à frente da procissão da
construção . Lugar de adoradores na obra de Deus : à frente do povo.
VERSÍCULO 11: A oposição
entra no arraial, lança suas raízes para parar e destruir a obra . Tobias tinha parentesco com
Eliazibe, o sacerdote- alianças erradas destroem o trabalho de Deus em nossas vidas (Js 9 ).- Josué e os
Gibeonitas: aliança errada.
VERSÍCULO 12 : Sexto
ataque –Medo: De todos os lugares
subirão contra nós! O medo até a uma certa altura pode produzir em nós atitudes
de prudência; mas, depois deste ponto
ele tende a parar naquilo que devemos fazer, porque queremos nos preservar , e
ai, a obra não é feita. ( 1 Jo 4:18;Rm 8:15)
VERSÍCULOS 13-16 : Resposta
ao ataque : colocar as famílias em lugares baixos e em lugares ainda abertos.
Cada chefe trabalhando, vigiando e sendo supervisionado . Neemias e seu grupo
supervisionavam o trabalho de cada pessoa. Pelejar pelos irmãos ,filhos
,filhas, mulheres, e pelas casas. Eles não estavam lutando por pessoas
desconhecidas e sim por aqueles que estavam bem próximos de suas vidas, cujas
as perdas seriam sentidas.
VERSÍCULOS 14-20 : Cada
pessoa no seu lugar e pronto para lutar. Ao lado de Neemias estava o que tocava
a trombeta “onde a trombeta soar”- SHOFAR = instrumento usado pelos sacerdotes
para comunicar ao povo uma direção geral (Nm. 10). Voz profética de Deus para o
seu povo. A trombeta tocará e o povo se reunirá para a luta. A última trombeta
tocará e reunirá o povo para a vinda do senhor.
-Josué 6 – A trombeta
soando e os muros caindo.
-Apocalipse 18- A grande
voz soando e a Babilônia ruindo.
-1 reis 1-O chifre (
SHOFAR) sendo usado para ungir o rei.
Metade dos moços trabalhava
no muro e metade empunhava a lança. Consciência de função e da importância do
seu papel.V.16
VERSÍCULO 19: A trombeta
iria unir o povo num só objetivo.
VERSÍCULOS 21-23: A metade
empunhavam lanças . Deitavam- se
prontos. Vigilância constante. Não largavam as roupas durante os 52 dias
da reconstrução.( Exceto para se lavar, segundo algumas traduções).
A obra de Deus gera em nós
várias coisas:
1) Restauração e intercessão.
2) Ministério ao senhor e
ministério ao povo.
3) Cuidado com os de dentro
e Evangelismo.
4) Indo no caminho e
falando a palavra.
CAPITULO 5
CLAMOR CONTRA A OPRESSÃO E A INSENSIBILIDADE
VERSÍCULOS 1-5: Sétimo
ataque: Murmuração: O povo estava
necessitado e houve murmuração. A situação era estranha. Opressão por parte dos
próprios judeus.
Situação normal: Pobres e
ricos num mesmo grupo.
Situação anormal: Tensão
entre classes sociais. As casas, vinhas e terras hipotecadas.
Vontade de Deus:
Generosidade para com os necessitados. ( Ex 22:25,26;23:1-9)
Os nobres e magistrados
haviam se endurecido no cativeiro, aprendido a oprimir, perdendo a
sensibilidade para com os seus.
Com pressão financeira a
obra é prejudicada, pois a falta de tranqüilidade impede o bom andamento do
serviço.
O povo clamava. Estava
escravo das dívidas. Os filhos tinham sido vendidos. Quantos filhos são
vendidos em troca de dinheiro em nossos dias! Quando há inversão de valores a
escravidão é inevitável. Passa-se a ser escravo das coisas que se almeja de
forma desmedida.
VERSÏCULOS 6 e 7: Neemias
se aborrece e medita sobre o assunto antes de tomar qualquer atitude. O
verdadeiro líder se levanta contra a injustiça praticada no meio do povo.
VERSÍCULOS 7-10: Os nobres
e os magistrados são chamados diante de toda a congregação e ali são repreendidos.
Eles eram os que deviam ensinar como viver. Neemias dera o exemplo comprando os
escravos judeus e emprestando dinheiro aos que precisavam. Cada servo de Deus
deve ajudar a seu irmão a sair da escravidão, seja ela qual for.
VERSÍCULO 8: Neemias e seus
irmãos estavam resgatando os escravos segundo as próprias posses. Isto é, eles
estavam usando o que tinham para libertar os cativos.
VERSÍCULO 9: Neemias fala
que um tipo de atitude correta para com os próprios irmãos traria um bom
testemunho
aos povos.
VERSÍCULO 10: Pede que os
mais abastados deixem de mão os possíveis ganhos com os empréstimos aos pobres.
(Ex 22:25; Dt 23:19,20; Sl 15:4,5)
VERSÍCULOS 11-13 :Chamada a
uma tomada de posição e comprometimento formal com as necessidades de seus
irmãos, diante dos sacerdotes. Neemias leva os maiorais a prometer solenemente
ajudar aos irmãos mais pobres. Neemias faz uma imprecação – penalidades para o
infiel à aliança.
VERSÍCULO 14 : Como Paulo ,
Neemias não usa de algo que era seu por direito , tendo em vista que o povo não
poderia suportar o peso. Isto mostra
temor ao Senhor e respeito ao povo de Deus.
VERSÍCULO 17-19: Neemias
estava interessado no bem do povo e na sua vida, por isso investia sua própria
vida e seus bens para benefício do povo da nação. Tinha o coração hospitaleiro
como deve ser o líder.
CAPÍTULO 6
O MILAGRE SE FEZ
VERSÍCULOS 1 : Os muros
estavam construídos e não havia brechas .Nossa vida espiritual se desfaz quando
as brechas não são fechadas. Pelas brechas flui a energia que recebemos pela
palavra de Deus e oração. Brechas são áreas da vida que estão abertas para as
coisas alheias à vida de Deus , por onde Satanás passa a Ter o controle ( Jo
14:30).
As portas ainda não tinham
sido todas colocadas. Como Deus faz: primeiro estabelece a salvação, então flui o louvor como conseqüência ( Sl 51:12;Ml
4:1,2).
VERSÍCULO 2 : Oitavo
ataque: Subversão com convites ao
descanso: O inimigo sempre usa coisas e situações agradáveis para iludir o
povo de Deus ( Gn3:6;1 Jo 2:16). Planícies de Ono-Esse nome tem o sentido de força,
poder, sucesso pessoal. O convite aqui era completamente carnal. Era apelo ao
cuidado das coisas dessa vida, e cuidar de si mesmo.
VERSÍCULOS 3 e 4: A
consciência do trabalho, sua parte nesse trabalho, a importância da obra, o
envolvimento de Neemias, tudo isso estava claro no seu coração e isso impediu
de parar para atender a convites tão insistente. Seus olhos estavam postos no
alvo de sua vida e nada demoveria disso ( Fl3:12;Hb 2:1).
VERSÍCULOS 5 e 6 : Nono
ataque: Calúnia e fofoca: Armas terrivelmente
eficazes. São verdadeiras bombas que, lançadas com perícia, podem abrir grandes
brechas no meio do povo. E o inimigo sabe muito bem fazer isso. ”Estão falando
por aí”, maneira de confundir, pois não se determinando a fonte é mais difícil
de consertar. Uma carta aberta: todos leriam os de espírito forte e os de
espírito fraco. A semente estava lançada nos corações, o trabalho do inimigo
agora era cultivar e avivar o fogo da cizânia, da dissensão. Neemias entrega
sua vida ao Senhor e continua no seu trabalho. OBS: Uma carta era algo custoso
e trabalhoso naquela época. Isso mostra o que o inimigo investe quando pretende
nos derrubar.
VERSÍCULOS 7-10 :Décimo
ataque: Convite à oração. Suposta
espiritualidade: Se Neemias sabia de seu trabalho, sua chamada, não era
mais preciso consultar sobre isso. Outra arma do inimigo é o engano espiritual,
a dúvida. Discernimento e persistência no trabalho são a resposta a esse tipo
de ataque
Convite à fuga: Usando o
medo da morte o inimigo tenta levar Neemias a cuidar de sua própria vida,
resguardando-a .
Quem perder a vida por amor
de mim esse a ganhará. As leis do reino de Deus são diferentes.
VERSÍCULO 11: Resposta-Perseverança
na visão, trabalhando, com temor profundo e conhecimento de sua própria pessoa.
Isto fez com que Neemias não atendesse o convite à fuga.
VERSÍCULO 12: O seu
conhecimento da palavra, da natureza de Deus e da própria natureza impediu-no
de fazer o que o falso profeta lhe indicava.
VERSÍCULO 14: Um grupo de
profetas falou várias vezes, o mesmo assunto. A confirmação de uma palavra não é a simples repetição, mas
a concordância com a palavra escrita de Deus. O fato de muitas pessoas estarem
falando a mesma coisa não significa que Deus está nisso. Neemias entendia que a
palavra não lhe autorizava entrar no templo r portanto pode perceber que não
era Deus que estava falando.
VERSÍCULO 15: Acabou-se o
muro. Num grande milagre, diante de todas as impossibilidades, o muro fora
erguido em 52 dias.
Esse muro tinha
aproximadamente 7400 metros de extensão. Ainda que ele todo não estivesse
derribado, ainda assim o projeto era grandioso, pelo estado das pedras (
calcinadas- queimadas, que esfarelavam – 4:2 ), pelo tipo de pessoas que
estavam normalmente como pedreiros. Suas pedras eram pesadas, algumas com até
300 quilos.
Uma das características do
Senhor é que Ele sempre termina o que começa. O problema de nós cristãos é que
não levamos adiante empreendimentos que nos propomos realizar quando estamos
naqueles momentos de profunda emoção. Alguém disse que o que importa não é como
começamos algo e sim como terminamos. Não é do querer de Deus que comecemos
muitas coisas e sim que comecemos coisas pequenas e que terminemos ( Ef 6:13).
VERSÍCULO 16: Efeito
produzido nos inimigos: abatimento, frustração. Percepção da presença de Deus
no meio do povo de Deus.
VERSÍCULOS 17 e 18: Décimo-
primeiro ataque: Alianças erradas:
Cartas iam e vinham. Uma arma portentosa usada pelos inimigos de Neemias . Eliasibe
sumo sacerdote, Secanias, guarda da porta oriental e Mesulão, talvez um dos
porteiros: homens chaves que tinham alianças com Tobias. Esse homem sabia onde
devia Ter raízes, onda deveria colocar seus tentáculos na vida de Israel. Seu interesse era destruir o povo de Deus,
usando casamentos (5:18;13:4,28) por isso fez alianças com aqueles homens que
não tiveram bom senso de evitar isso.
VERSÍCULO 19: Fofocas,
mexericos, falsas impressões, aparências transmitidas de qualquer maneira, e
também , tentativas de “vender” uma imagem boa de Tobias, tudo isso foram armas
que Neemias enfrentou e venceu. Coisas que, se são levadas a sério, podem
destruir igrejas inteiras. Precisamos levar a sério sim, mas colocando essas
coisas diante de Deus, continuando o nosso trabalho sem que o julgamento do
mundo nos afete ( 1 Co 4:1-5).
CAPÍTULO 7
RESTAURAÇÃO DO SERVIÇO (MINISTÉRIOS) NA CASA DE DEUS
VERSÍCULO 1 : Depois de
haver terminado a reconstrução do muro, Neemias começa a restabelecer os
ministérios nos seus lugares.
Primeiro a salvação, depois
serviço. A salvação é a condição para que sirvamos a Deus em plenitude.
Não há serviço perfeito sem
perfeita salvação.
Serviços restaurados:
Porteiros: encarregados de
introduzir o povo diante de Deus, na sua cidade.
Cantores: adoradores e
estimulavam o povo a adorar.
Levitas: responsáveis por
todo o trabalho na casa, o altar, os sacrifícios
VERSÍCULO 2 : Fiel e
temente- Critério de escolha para o serviço é baseado e fundamentado nas
qualidades do caráter e do espírito do homem. Não há, neste e nos outros textos
onde há escolha de homens para o serviço de Deus, nenhum princípio baseado em
qualidades puramente intelectuais. Os homens que Deus usa são, antes de tudo,
espirituais (At 6 ; Ex18; Tt1).
VERSÍCULOS 3 e 4 : As casas
não haviam sido edificadas, a cidade era espaçosa. A cidade precisava de casas
edificadas para consolidação do trabalho. Os espaços precisavam ser
preenchidos. O muro protegia as casas, e essas protegiam os muros.
VERSÍCULO 5: Os muros no
lugar. Chega o momento de fazer a triagem. As pessoas precisavam saber sua
origem, sua filiação para fazer parte da cidade. O registro começa a ser feito, baseado na
genealogia que representa para nós o novo nascimento em Cristo.
VERSÍCULOS 7,61,70: É
exigida a purificação do sacerdote. Cada um dos sacerdotes tinha de Ter clara a
sua genealogia, sua procedência. No registro havia a separação dos puros e
impuros. À medida que o trabalho vai se solidificando, a luz vai se tornando
mais clara e a pureza no ministério vai sendo mais exigida. Em tempos de
transição muita coisa é deixada em estado de pouca limpeza, até que Deus dê
mais luz.
Os homens que não se
submeteram a palavra de Deus, fugiram para o Egito fazendo aliança ali ao invés
de à Babilônia para serem tratados e purificados por Deus, perderam o seu lugar
no ministério (Jr 44).
VERSÍCULO 70 : Cabeças de
família – aqui se começa a ver a importância dessa figura que durante o
cativeiro foi esquecida: os cabeças de famílias. Durante a construção, os
cabeças de família trabalhavam na edificação dos muros como outro qualquer, mas
aqui ele começa a tomar o seu lugar e importância espiritual na vida de Israel,
cooperando e construindo para a consolidação da obra.
No cativeiro as ordens de
comando são invertidas: os reis da terra tomam o lugar dos pais ; as mulheres
não se submetem, tomam para si os mesmos “direitos”, sem serem capazes dos
mesmos deveres ; os filhos tornam-se independentes mais cedo, e não prestam
conta de suas ações. Tudo isso é produto de cativeiro.
Em Israel os cabeças de
família tomam os seus lugares e isso vai até o capítulo 13 num trabalho difícil
, o qual, Neemias pede, seja lembrado diante de Deus.
CAPÍTULO 8
RESTAURAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO POVO
Devemos lembrar que o
motivo pelo qual o povo foi levado para o cativeiro foi o Ter abandonado a lei
do Senhor.
Agora Neemias começa o
verdadeiro trabalho do interesse de Deus. A
reconstrução do muro era necessária para conter e proteger o povo que
Deus iria trazer do cativeiro, e para que a cidade fosse testemunha do cumprimento da promessa de
Deus, lembrada por Neemias no capítulo primeiro.
As metas de um verdadeiro
avivamento:
1-Volta ao governo de Deus.
2-Purificação constante
pela palavra de Deus.
3-Restabelecimento do
princípio de vida em família, onde cada um ajuda seu irmão.
VERSÍCULO 1 : O povo se
reúne na porta das águas . Aqui havia um só coração desejoso de agradar à Deus
. Neste momento é iniciado um grande avivamento em Israel . O povo que havia
esquecido da lei de Deus, volta-se para escutar a palavra através de Esdras e
outros homens.
Há um fato interessante
aqui que convém ser mencionado: O lugar onde estavam reunidos era uma praça que
ficava diante da porta das águas , que servia de entrada para as águas que
vinham da fonte de Giom antes de Ezequias canalizá-las ( 2 Cr 32:30; Is 22:
9-11). Essa situação , ou seja o fato de se ler a escritura nesse lugar nos faz
lembrar que quando Nebuzeradã veio à
Jerusalém , em nome de Nabucodonosor acabar com a rebeldia do povo em relação
aos Caldeus, uma das coisas que fez foi destruir o mar de bronze no templo.
Ora, o mar de bronze era a figura da purificação pela palavra, quando entramos
diante do Senhor ( Jo 13:1-11; Ef 5:26). O sacerdote parava diante da bacia de
bronze para lavar seus pés e suas mãos antes de entrar para oferecer o incenso
( Ex 30).
Quando o povo deixou de se
olhar na palavra de Deus para purificação de suas vidas, Deus fez com que
Nebuzeradã levasse o bronze da bacia para o cativeiro mostrando que o povo
estava sem um espelho para sua limpeza (Tg.1:22-24).
Neemias estava fazendo o
povo voltar para o lugar da purificação, o outro lugar não seria melhor que a Porta das Águas.
Versículos 2 e 3
Esdras ajunta todos os que
podiam entender, e o povo estava atento desde a alva até ao meio – dia.
Versículo 4
Homens que estavam diante
do povo nessa hora:
Esdras (auxílio), Matitias
(Dom de Deus), Sema (aquele que ouve), Anaías (Deus tem respondido), Urias
(chama de Deus), Hilquias (porção de Deus) e Maaséias (obra de Jeová); Pedaías
(Jeová tem preservado), Misael (quem é como Deus?), Maiquias (rei para Jeová),
Hasum (rico), hasbadana (juiz considerado, honrado), Zacarias (Jeová foi
lembrado) e Muzulão (amistoso).
Versículo 6
O povo se Rende ao Senhor
em adoração, com o rosto em terra declarando, com essa atitude que estava
arrependido.
Princípio do avivamento:
arrependimento, confissão de pecado e confissão.
O cativeiro é a
conseqüência da ausência da lei de Deus na vida do homem. (Jo 8:34; 1Pd.1:22 )
A ida para a babilônia era a materialização de um cativeiro espiritual no qual
o povo estava. Ver a história de Manassés (2 cr 33). O povo agora faz o caminho
de volta (Rm 5:14-21).
Versículo 7
O muro estava restaurado –
salvação restaurada, a lei estava sendo lida para o povo e esse afinal estava
no seu lugar: diante do Senhor.
O que caracteriza uma boa
pregação:
1- Leitura das Sagradas Escrituras.
1- Falar no mesmo sentido do que está escrito.
2- Fazer com que as pessoas entendam perfeitamente.
Versículo 9
Reação natural: choro e
alegria. As emoções vindas da descoberta de seu próprio estado fazem com que o
povo chore (At 2:37). O povo chorava porque percebia o seu estado espiritual, e
havia compreendido a razão do cativeiro: “...todo o povo chorava...”
Neemias e Esdras mostram ao
povo que Deus estava trazendo libertação para eles e para os que não estavam
ali. Era tempo regozijo.
VERSÍCULOS 10,11 e 12 : O
povo regozijou-se grandemente porque entendeu a lei que estava sendo explicada.
Estava sendo lavado. Agora não era para ficar parado gozando os benefícios da
palavra que havia sido revelada, e sim enviar porções gordas aos que não
tinham. Vemos aqui o princípio de missões, Evangelismo e assistência.
VERSÍCULO 13 : Os cabeças
de famílias os sacerdotes e os levitas vieram a Esdras para ouvir a lei.
Percebe-se aqui um espírito voluntário, um povo que queria consertar vida e
também pode-se ver que o princípio de restauração da igreja é iniciada naqueles
que são chaves.
VERSÍCULOS 14 a 17 :
Celebra-se a festa dos tabernáculos: A festa que fala da presença de Deus no
meio de seu povo, cumprimento do nome Emanuel: Deus conosco. Depois do
arrependimento e volta à palavra de Deus, a presença do Senhor acontece no meio
da congregação ( At 3:19-21).
VERSÍCULO 18 : A lei foi
lida, dia após dia, durante sete dias. No oitavo dia o povo se reuniu em
assembléia solene. Pela lei, era o dia de oferecer sacrifícios. ( Lv23)
17 evidências do avivamento
espiritual:
1-Choro ao ouvir as
escrituras (convicção) -v.9.
3- Abertura de coração aos outros- Vs. 10 e 12.
4- Grande alegria e fortalecimento.
5- Santificação- Vs. 9,10,11.
6- Paz e quietude interior- V 11.
7- Salvação das mágoas e tristezas- Vs. 10 e 11.
8- O desfrutar das coisas boas – V 12.
9- Alegria com a verdade e o entendimento das escrituras.
10-Fome de conhecer mais- V 13.
11-Conformidade com todas as exigências da lei- Vs.
14-17.
12-Busca diária da verdade- V 18.
13-Confissão e restituição- 9: 1-3.
14-Jejum e oração.
15-Separação do mal- 9: 2.
16-Verdadeira adoração e louvor- 9: 3-38.
17-Estabelecimento de votos diante de Deus- 10: 1-30.
18-Coração santo para suportar a obra de Deus
financeiramente- 10 :32-39.
CAPÍTULO 9
ARREPENDIMENTO
VERSÍCULO 1: Jejum, pano de
saco e terra sobre a cabeça, auto-negação, nulidade, reconhecimento de si
próprio como pecador.
Esses sinais externos
mostravam como eles se sentiam interiormente: desprezíveis, impuros, indignos
de estar diante do Senhor ou de quem quer que seja. Profunda humilhação
pessoal.
VERSÍCULO 2: O
arrependimento produziu uma busca de separação, santificação. O povo assumiu a
sua situação e de seus pais, confessando seu pecado. A confissão de Neemias no
capítulo no capítulo primeiro encontrou eco.
Já não era a confissão de
um homem e sim de uma nação que estava se voltando para Deus. O filho pródigo passou por essa
experiência, figurando a todo homem, afastado de Deus, gastando os dons do pai,
até que cai em si. ( Lc 15:11ss).
VERSÍCULO 3: Depois da
confissão vem a adoração.
Hebraico-ABODAH. Grego-LATRUO.
Significa: trabalho, labor, fadiga, ministério ou serviço a Deus.
Hebraico-SHACHAH. Grego-PROSKUNEO.
Descreve o ato específico de curvar-se em vassalagem, humilhação diante de
alguém . O povo rendeu-se ao senhor.
VERSÍCULOS 5,6:
Reconhecimento da natureza justa e bondosa de Deus: “...Fizeste os céus e a terra... preservas a todos com vida...”.
VERSÍCULOS 8-37: Oração ao
Deus da aliança -“... cumpriste as tuas
palavras, pois és justo”. O povo estava voltando ao seu estado original,
voltava a ser o povo da aliança. Um povo
exclusivo de Deus, desposado com Ele e o seu compromisso era somente com o
Senhor. (Ag 2:23- anel de selar; Zc 13:9- povo de Deus; Os 2:14-23).
A oração gira em torno dos
atributos de feitos do Senhor. Segredo da oração: baseado no que Deus É. ( Ex
3:14,Jo 8 :58; Hb11:6). Também fala da natureza do povo. A oração sincera leva
ao conhecimento de Deus e de mim mesmo, como se estivesse diante de um espelho.
Uma atitude correta na oração faz-me ver como realmente sou.
VERSÍCULOS 26,34: Razão do
cativeiro- “.....Foram desobedientes.....lançaram as tuas leis atrás das
costas...não tem guardado a tua lei ,nem dão ouvidos aos teus mandamentos....”.
“Repete-se a história de Adão, que é a mesma de toda a humanidade:” deram as
costas a tua lei”.
VERSÍCULOS 27,28,30: O povo
perseverou no erro, e Deus na misericórdia. Ele sempre será Deus
misericordioso. ALELUIA!
VERSÍCULOS 36,37: Situação
estranha: “....Servos na própria terra...” Um povo escravo mesmo pertencendo a
Deus? “...pusestes sobre nós reis que dominam sobre nossos corpos e nossos
gados...”Agora eles estavam reconhecendo a causa da escravidão e sua
conseqüência: a quebra da aliança traz prisão e as bênçãos são perdidas.
VERSÍCULO 38: Renovação da
aliança com Deus selada pelos Príncipes, os sacerdotes e os levitas.
CAPÍTULO 10
“ALIANÇA FIEL”-A DECLARAÇÃO DE DEPENDÊNCIA EM DEUS
PRELUDIO
|
OS ASSINANTES
|
A ALIANÇA
|
CLIMAX
|
|||
|
Representantes
|
Termos
|
|
|||
Fome da palavra
|
Sacerdotes
|
Levitas
|
Chefes
|
1-Guardar a palavra*
2-Acabar com casamento
misto
3-Santificar o sábado
|
Cuidado com a casa de
Deus:
1-Imposto do templo.
2-Oferta da lenha**
3-Primícias***
4-Primogitos
5-Ofertas ao levitas.
6-Ofertas dos levitas
|
“Não desampararemos a
casa de nosso Deus”
|
Versículos
|
1-8
|
9-13
|
14-27
|
28-31
|
32-39
|
39b
|
|
Povo da aliança
|
Provisões da aliança
|
* Causa do cativeiro
**Rara, portanto, cara
***Filhos,gados,etc.
(Conferir com 1Sm 8)
Este capítulo é o inicio de
uma nova fase na vida do povo. Depois de uma longa separação de seu esposo
divino a rebelde Israel renova a aliança.
Na versão septuaginta (
Velho testamento em grego) a palavra ALIANÇA não é SUNTHEKE (um pacto e uma aliança entre iguais) e sim DIATHEKE, termo usado para indicar uma
obrigação unilateral. Significa que o povo estava cônscio que o Senhor
continuava fiel apesar da infidelidade deles e era seu dever voltar para Aquele
que estava esperando, como na parábola do filho pródigo.
A aliança é produto da
convicção de pecado, produzida pela leitura da palavra e arrependimento
sincero.
VERSÍCULOS 1 a 27: Relação
dos que assinaram a aliança- Neemias começa dando exemplo.
Não é bastante um simples
sentimento interior e sim um passo claro e definido: “...se com tua boca
confessares...” ( Rm 10:9).
Um grande problema nosso é
a timidez que nos impede de ser ousados e intrépidos diante de Deus e na sua
obra, tomando atitudes como essa tomada por esse povo que resolve seguir ao
Senhor e o faz solenemente. ( 2 Tm 1:7;Is 24:15)
VERSÍCULO 28: O restante
aderiu. Quando há bons exemplos na casa de Deus, há também seguidores, da mesma
forma que há imitadores do que é ruim, e isto em muito maior escala.
Deste versículo até o 39,
encontramos o termo da aliança. Foram posicionamentos claros que implicariam em
sofrimentos pessoais de
correntes de renúncias e
mudanças de hábitos adquirido no cativeiro.
O povo trouxe hábitos que
desagradavam a Deus. Suas vidas estavam profundamente comprometidas com o
sistema da Babilônia. Suas riquezas tinham sido atadas ao sistema babilônico. O
exemplo disso esta na reclamação registrada no capítulo 5. O povo era
prisioneiro e achava que todos eram prisioneiros, e na sua concepção não haveria
outro tipo de vida. Estavam acostumados a entregar seus filhos à escravidão dos
costumes babilônicos e até aos casamentos com pessoas da terra. ( Ex
23:32,33;34:12-16;Dt 7:3; Js 23:12,13; Jz 3:6-8; Is 11-4) .
O seu dia-a-dia era igual
ao de seus opressores. Os sacerdotes cuidavam de si mesmos para não morrerem de
fome.
Chega o momento de
recomeçar em bases corretas uma vida, voltar aos começos, ao lugar onde caíram.
O tempo aceitável do senhor.
Os cabeças de famílias, os
levitas e os sacerdotes voltaram-se para Deus e trazem consigo o povo que
queria servir novamente ao Senhor.
O povo se dispõem a
sustentar o templo; voluntariamente determinam impostos. Oferecem a Deus suas
riquezas, filhos e tudo mais que possui. As famílias são estabelecidas para servirem
cada uma no seu tempo para trazer lenha para o altar, para que o fogo nunca se
apagasse (Lv 6:9, 13).
Os sacerdotes e os levitas
se dispõem, também a servir a Deus com integridade, colocando seus pertences ao
serviço do Senhor.
Enfim, este capítulo é a
declaração de que o Senhor Jeová, O Deus
guardador das alianças, é o Senhor sobre Israel. Acontece aqui a ordem do
apóstolo Paulo em Rm 12: “...Apresentai
os vossos corpos em sacrifício vivo...” ,o povo se apresenta, não para um
sacrifício que se consumia num momento, mas para uma vida inteiramente
consagrada ao senhor, segundo as palavras de Cyril Barber: “Seria um processo e
não somente uma crise, um ato de consagração seguido de atividade contínua para
o Senhor”.
Uma atitude de santificação
profundamente positiva, pois envolvia não somente o aspecto de separação dos
povos da terra como o serviço ao senhor Jeová.
CAPÍTULO 11
A CONSOLIDAÇÃO
Depois da reconstrução dos
muros (1-6) e da instrução espiritual (8-10), vem a consolidação.
A desorganização, a
desordem, a bagunça são coisas que estão longe do caráter do Senhor . Todas as
coisas que Ele faz tem um propósito premeditado e cumpre cabalmente o seu
destino.
O Salmo 50:23 diz que é
bem-aventurado o homem que bem ordena seus caminhos, e a esse o Senhor mostrará
sua salvação.
A ordem e o entendimento
são qualidades do próprio Deus. O caos estava dominando Jerusalém; não era
somente os muros e as portas que estavam queimadas mas toda a ordem de
autoridade e serviço estavam desaparecidas. Não havia consciência de nação. O
povo considerava uma simples província de um reino inimigo.
Os príncipes eram simples
escravos; os sacerdotes estavam longe do seu ofício; os cantores não mais
salmodiavam. O trabalho de Neemias agora consistia em trazer cada um para o seu
lugar, para sua possessão e para seu mister.
A construção dos muros
(salvação) seria de pouca validade se não houvesse o trabalho feito depois
disso que foi colocar as pessoas nos
seus lugares.
VERSÍCULOS 1-2: Provisão de
habitantes para Jerusalém. A cidade precisava de moradores para que os ataques
de seus inimigos encontrassem oposição. Jesus disse se o diabo sai de uma casa
, volta, e se a encontra vazia trará consigo mais sete espíritos, e aquela casa
estará pior que antes. Era necessário povoar a cidade e começa a escolha das
pessoas para morarem nela afim de proteger e trazer Jerusalém ‘a posição de
respeito que possuía antes (Jr 3:14). UM de cada cidade, dois de cada família.
VERSÍCULOS 3-14: Os chefes
de província, os de Benjamim e os de Judá. Notamos nesse versos a qualidade dos
homens separados para habitar a cidade. Homens valentes de grande bravura e
coragem, acostumados à liderança, e que poderiam , num momento de luta, servir
à cidade. Ao todo, foram escolhidos 3.044 homens para habitar ali.
VERSÍCULOS 11e12: Alguns
nomes dos que faziam o serviço no templo: Jedaías (Jeová tem sabido), Seraías
(o Senhor prevaleceu), Adaías (Jeová tem adornado), Semaías(Jeová tem ouvido),
Sabetai (aquele que descansa, cheio de descanso, sábado),Jozabade Jeová
proveu).
VERSÍCULOS 15-19: Os
levitas, aqui os que dirigiam os louvores na orações. Aqui começa a descobertas
dos ministérios que estavam ocultos pelo cativeiro. Os cantores que haviam
pendurados as suas harpas retornavam-nas; os porteiros cuidavam da entrada e
saída do povo. Em nossos dias, aqueles elementos que levam o povo diante do
Senhor na adoração (Jo 10:3,7).
VERSÍCULOS 20-23: Os
sacerdotes e levitas tomaram posse de suas heranças que estavam nas mãos dos
outros. Não mais precisavam abandonar o serviço do templo.
Os cantores voltaram para o
cumprimento de sua função segundo o que estava escrito. Voltaram para acordo
(aliança) que já existia. Os cantores devem voltar para os acordos e alianças
já estabelecidos com Deus em suas vidas para poderem cantar como Ele quer.
VERSÍCULO 24: Petaías-
homem à disposição do rei, nos negócios do povo. Quantos ministérios são
descobertos quando voltamos para Deus!
Segundo as notas
homiléticas da Bíblia Vida Nova, esta é a estratégia da restauração:
1) Ocupar posições chaves (11:1-2)
2) Delegar responsabilidades (11:21-23)
3) Dedicar ao Senhor o coração e o bolso (12:27-30,43)
CAPÌTULO 12
ESTE CAPÌTULO É A CONTINUAÇÃO DA COLOCAÇÃO DE CADA
MINISTÉRIO EM SEU LUGAR, E A DEDICAÇÃO DO MURO.
VERSÍCULOS 1-9: Relação de
nomes dos levitas sacerdotes: homens que iriam levar o povo diante do Senhor e
que estavam fora do lugar ocasionando que o povo também estivesse fora de
lugar. Quando o líder está fora de sua posição, seus liderados se perdem.
VERSÍCULOS 10-21: Uma
pequena genealogia para identificar os sacerdotes. O líder deve saber de onde
vem, isto é, conhecer seu novo nascimento, Ter frutos disso e viver salvo. A
genealogia é identificação da filiação.
VERSÍCULOS 27 e 28: Os
levitas são chamados de suas casas para dedicar os muros com cânticos, alegria,
louvores, címbalos, alaúdes e harpas.
Os filhos de cantores-
percebe-se o envolvimento familiar na obra a que se está dedicado. Mais uma vez
pode-se perceber que o trabalho de Neemias centralizou-se, como estratégia e
como objetivo, nas famílias.
VERSÍCULO 29: Os cantores
haviam edificado aldeias ao redor de Jerusalém a música estava cercando a
cidade. Esta é a vontade de Deus.
VERSÍCULO 30: Antes da
dedicação deve haver purificação. Sacerdotes e levitas se purificam para
purificarem o povo, as portas e o muro. A obra de Deus se caracteriza por
pureza. As coisas de Deus são limpas, ninguém pode se envolver com elas sem
pureza de sua vida, sua consciência, sua alma. Não pode haver louvor sem
limpeza interior e até exterior.
VERSÍCULO 31-42: Os príncipes de Judá encabeçavam as procissões
logo atrás dos cantores- ofereciam a Deus seu trabalho, dedicavam a cidade ao
Senhor. Tinham consciência que Deus havia feito um tremendo milagre, por isso
estavam alegres.
VERSÍCULO 37: A casa de
Davi estava edificada no muro. Entre outras coisas significativas que, em caso
de ataque, sua casa estaria como lugar de defesa do povo; seria a primeira a
ser atacada.
Lugar do líder: diante do povo, protegendo-o,
defendendo-o e expondo sua vida em lugar do povo. O ministério, pastoral e
sacerdotal caminham juntos de tal forma que são confundidos, como aconteceu na
vida do próprio Davi e mais ainda na vida de Jesus.
VERSÍCULO 40: Ambos os
carros pararam na casa do Senhor. Aqui está o auge: CHEGAR À CASA DO SENHOR (Sl
122).
O homem de Deus tem por
alvo Deus e sua casa. O alvo de seu trabalho é fazer que Deus esteja na sua
casa e a casa esteja servindo ao Senhor.
Não há ministério a Deus
sem ministério à casa de Deus.
Na roupa dos sacerdotes
existiam dois grupos de pedras com os nomes de Israel: Duas pedras, com seis
nomes cada uma, sobre os ombros, e doze pedras sobre o coração (peito) falando
sobre responsabilidade e envolvimento (até emocional) do sacerdote com o povo-
Alianças com Deus e o povo (Ex 28:12-29).
VERSÍCULOS 41e 42: Os
sacerdotes com trombetas- Aqui uma estreita ligação do sacerdócio com o
ministério profético. O líder deve ser um homem que está identificado com a
palavra profética, ainda que seu ministério não seja especificamente de
profeta. Deve Ter clara a visão do
Senhor na sua vida para poder conduzir o povo de Deus ao alvo de Deus.
Zacarias, um dos
sacerdotes, nesta hora juntamente com o profeta Malaquias e Ageu teve um papel
importante para esse tempo.
VERSÍCULO 43: Sacrifícios-
chegaram no ponto ideal. A casa de sacrifícios cumpre a sua função e por isso
se alegram.
Todo o povo participa,
tanto mulheres, como meninos e todos os homens. Seu júbilo é um testemunho ao
povo de fora.
VERSÍCULOS 44-47: Aqui Judá
traz sua oferta ao Senhor e, esta oferta é o sustento dos levitas e sacerdotes,
e faz isto porque está alegre, levitas e sacerdotes ministravam ali,
purificavam o povo, como também o cantores , porteiros e tesoureiros assumiram
seu lugar.
Todo Israel dava porção aos
seus ministros porque esses serviam ao Senhor. Como num círculo, levitas
serviam e recebiam um sustento; porque recebiam o seu sustento podiam servir
melhor e assim o povo podia ofertar mais (Ex 29:26-28).
A cada dia o povo
ministrava ao Senhor as porções dos levitas, porteiros e cantores, e os
levitas, por sua vez, consagravam sua parte aos sacerdotes.
CAPÍTULO 13
PURIFICAÇÃO DO SACERDÓCIO
O tema central do capítulo
13 é a limpeza de toda estrangeirice. Durante o tempo em que Neemias esteve em
Susã, Eliasibe faz o povo voltar para velhos hábitos. Estabelece um sistema
perfeito (KOSMOS), onde todos se sentem satisfeitos, até o inimigo Tobias. O
comércio é incrementado com as nações vizinhas e Israel recebe sujeira ao invés
de dar pureza. “ O sujo não limpa o puro, mas o limpo é sujo pelo impuro”.
O espírito comercial é
extremamente egoísta e o povo começa a se esquecer de suas obrigações com o
templo de Deus. Os levitas se vêem forçados a buscar seu próprio sustento e a
alegria de Israel se desvanece. O egoísmo é profundamente amargo. A chave do
capítulo 13 é o versículo 30: limpeza de toda estrangeirice.
VERSÍCULOS 1-3: Amonitas, e moabitas (descendentes das filhas
de Ló) nunca deverão entrar na casa do Senhor nem Ter parte com o povo de Deus- toda mistura
deve sair. Todo aquele que não foi gerado em Deus não pode tomar parte no
serviço santo. O que é nascido da carne é carne. Além disso, ou por causa
disso, não ampararam aos filhos de Israel. Teria sido essa uma forma de Deus
prover uma entrada para eles no seu serviço?
VERSÍCULOS 4-9: Décimo-
segundo ataque- Comprometimento da
liderança com a carne: Eliasibe ( o
Senhor restaurará) faz aliança com Tobias trazendo-o para o lugar mais santo, o
Templo de Deus.
O lugar da provisão, lugar
de riqueza, não estava mais cheio com as coisas do Senhor e sim com as coisas
da aliança Eliasibe/Tobias.
Os móveis de Tobias
encheram o lugar do tesouro.
Quando a violência é
permitida na obra de Deus? Quando é voltada contra o pecado em nossas próprias
vidas. Jesus expulsando os vendilhões no templo: o comércio tomando conta da
casa de Deus.
Os violentos tomam o reino
de Deus por assalto: Versículos 8:11,17,21,25,28;Mt 11-12.
VERSÍCULOS 10-14: Décimo-
terceiro- ataque- Falta de
assistência aos sacerdotes, negligência nas contribuições: Sistemas de
valores invertidos. Cada um cuidando das coisas que achavam valiosas, sem se
importar com o padrão estabelecido por Deus em relação à sua casa.
Décimo- quarto- ataque- Falta de fé e de dedicação dos levitas:
cada um foi cuidar do que era seu.
VERSÍCULOS –15-22: Décimo-
quinto- ataque- Falta de prioridade e
reverência às coisas santas: Não guardaram o descanso do Senhor.
Venda de indulgências. Ativismo, falta de confiança no Senhor. Comércio com as
nações que não tinham aliança com Deus e, estavam comprando e vendendo junto as
portas de Jerusalém.
Lugar de louvor ocupado
pelo espírito de comércio.
VERSÍCULOS 23-29: Décimo-
sexto- ataque- Impureza na vida dos
sacerdotes e do povo: O trabalho que deveria ser feito: Limpeza nas
famílias.
Conseqüências do relacionamento
com os estrangeiros:
A) Famílias comprometidas com o mundo.
B) Modo de falar diferente do povo santo.
C) Sistema de valores invertidos
D) Conformismo- comodismo aos valores babilônicos.
E) Pompa babilônica.
F) Grandes ideais mundanos.
G) Lassidão espiritual- afrouxamento.
H) Sujeira moral- abrandamento do nível de limpeza.
Enquanto Neemias estava em
Susã, Eliasibe assume o “avivamento” ao contrário, porém o Senhor não deixa
nunca o seu povo sem uma palavra de advertência. No ano de 430 levanta
Malaquias para chamar o povo à santidade e o profeta de Deus fala da vinda de
Jesus para purificar a igreja do Senhor.
Malaquias ala da quebra da aliança do capítulo 10: os
homens se esqueceram da mulher de sua mocidade. Os lares sendo destruídos.
O ministérios não estava
sendo sustentado e os levitas estavam se envolvendo com os negócios desta vida.
Malaquias fala primeiro ao sacerdote.
Como na história do bezerro
de ouro, na ausência do homem constituído como líder por Deus, o sacerdote
levou o povo a pecar contra o Senhor.
A história é cíclica: o
livro de Neemias se repete no decorrer da história: João Huss,Wicliff e Lutero,
Wesley- João Batista e ...Jesus, o restaurador maior e criador de nossa
salvação e consumador da nossa santificação.
Estamos no tempo anterior
ao capítulo 13: nosso Neemias (o Senhor
Jesus) virá para limpar o seu Santo Templo.
VERSÍCULOS 30 e 31: O livro
termina com Neemias colocando homens nos seus lugares e orando a Deus: assim é
a vida do homem de Deus- oração para começar o trabalho e, no término, dedica
esse trabalho a Deus, em oração.
O caminho de Deus para a
restauração: descoberta da palavra, oração e purificação.
ATAQUES CONTRA A
RECONSTRUÇÂO DOS MUROS
N
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TEXTO
|
TIPOS DE ATAQUE
|
TEXTO E RESPOSTA
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01
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2:19
|
Acusação , zombaria, calúnia.
|
2:20- palavra de Fé
,pureza de coração
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02
|
3:5
|
Soberba, insubmissão
|
3:6- persistência no
trabalho
|
03
|
4:1
|
Zombaria
|
4:4-6- confiança em Deus
e trabalho
|
04
|
4:8
|
Confusão
|
4:8,9- Oração e
vigilância
|
05
|
4:10
|
Desânimo
|
4:13,14- Pessoas
preparadas, cada uma no seu lugar
|
06
|
4:12
|
Medo
|
4:14- Cobertura e
supervisão, confiança no Senhor
|
07
|
5:1
|
Murmuração
|
5:7-11- Analise do motivo
e aplicação de todo povo, para acabar com a murmuração
|
08
|
6:2
|
Engano, chamada ao descanso, auto-piedade cuidado da
própria vida
|
6:2-4- Perseverança na
visão e no trabalho
|
09
|
6:6
|
Calúnia
|
6:9- Perseverança no
trabalho
|
10
|
6:10
|
Engano espiritual
|
6:12- Discernimento
espiritual pela palavra
|
11
|
6:17
|
Alianças do povo de Deus com o povo do mundo
|
7:3; 13:20-22- Oração e
purificação sob orientação do Senhor
|
12
|
13:4
|
Comprometimento do sacerdote
|
13:9- Purificação do
ministério e restauração dos sacrifícios
|
13
|
13:10
|
Falta de assistência aos levitas. Negligência nas
contribuições
|
13:10-12- Ensino e
cobrança ao povo e magistrados
|
14
|
13:10
|
Falta de fé dos levitas
|
13:11- Assistência e amor
aos levitas
|
15
|
13:15
|
Falta de prioridades corretas e reverências as
coisas Santas
|
13:17- Estabelecimento de
prioridades, valorizando as coisas certas
|
16
|
13:22
|
Impureza
|
13:22,23- Renuncia aos
laços passados e às alianças erradas
|
Deus vos abençoe,
Pr. Paulo Tomé
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Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!