1. A Salvação da Alma............................................................................................... 4
O que é pecado?
Universalidade do pecado;
Conseqüências do pecado;
Todos necessitam de um Salvador, Porque todos pecaram;
Homem nenhum pode salvar-se a si mesmo;
Deus mesmo já providenciou a nossa salvação;
O plano da salvação;
Os passos para obter a salvação;
A importância do Sangue no plano da salvação;
Pontos básicos concernentes ao sangue no plano da salvação.
2. Como conhecer a Jesus.......................................................................................... 15
3. Como crescer em Cristo Jesus............................................................................... 18
4. A experiência da salvação é pessoal...................................................................... 32
5. A Conversão............................................................................................................ 33
6. O Arrependimento.................................................................................................. 34
7. Fé.............................................................................................................................. 35
8. A Reconciliação....................................................................................................... 36
9. Paz com Deus........................................................................................................... 37
10. O Novo nascimento.................................................................................................. 38
11. A Vida eterna........................................................................................................... 39
12. A Adoção – Filho de Deus....................................................................................... 40
13. Identificação com Cristo......................................................................................... 41
14. Em Cristo................................................................................................................. 42
15. O Perdão ou remissão dos pecados........................................................................ 43
16. A Justificação........................................................................................................... 44
17. A Santificação........................................................................................................... 45
18. Terminologia e definições....................................................................................... 46
A Salvação da alma
O que é salvação? É o extraordinário milagre de Deus!
A Salvação é mais que arrependimento; é mais que uma confissão de fé, é mais que ser membro de uma igreja.
Trataremos primeiramente do pecado, pois a salvação infere perdição a qual é ocasionada pelo pecado. Os homens sem Deus consideram o pecado como coisa inexistente ou de pequena importância, mas a palavra de Deus descreve como realmente Ele é.
1 – O que é pecado?
a) É transgredir a Lei de Deus: “ Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” ( 1 João 3:4); “ Compadece-te de mim , ó Deus, segundo a tua benignidade; e , segundo a multidão das tuas misericórdias , apaga as minhas transgressões.”( Sm 51:1); “Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos.” ( Lc 15:29). Sendo o pecado uma transgressão, é uma rebelião contra Deus. É o mesmo que uma “declaração de independência” de Deus. Em suma, é fazer a vontade própria.
b) É toda a injustiça. “Toda a injustiça é pecado, e há pecado não para morte.” ( 1 Jo 5:17). Isto é, tudo aquilo que não é reto segundo o padrão de divino.
c) É uma dívida para com Deus. “e perdoa as nossas dívidas , assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” ( Mt 6: 12). Cada pecado cometido é uma dívida contraída com Deus.Tal dívida, o homem não pode jamais pagar. O pecado uma vez cometido contra Deus,o homem, não pode desfazer o mesmo; a única esperança está do lado divino. É o perdão que obtemos de Deus, mediante a morte vicária de nosso Senhor Jesus Cristo.
d) É não cumprir com os deveres cristãos. “TG 4:17 - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”O pecado não é somente praticar o mal, mas também deixar de fazer o bem.
e) É não dar crédito a Cristo; não ter fé em Cristo. “JO 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Não dar crédito a Cristo, é um insulto ao Deus que o enviou.
f) É praticar coisas duvidosas. “RM 14:13 - Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.”
g) É errar o alvo verdadeiro. “RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Um dos principais significados da palavra pecado ( no original grego “ Hamartia” ) é errar o lavo. Alvo verdadeiro é Deus e sua glória , mas , quando pecamos, erramos o alvo certo e ficamos separados de Deus.Só o perdão pelo sangue de Jesus pode estabelecer a comunhão com Deus, adorá-lo e glorificá-lo , mas quando peca erra esse alvo.
2 – Universalidade do pecado.
Os textos sagrados que se seguem provam que todos pecaram. Ninguém é excluído a não ser o Senhor Jesus , porque não procedeu de geração humana . É Deus quem diz na sua palavra que todos pecaram . Inúmeras pessoas não podem ser salvas, porque não reconhecem que são pecadoras, muito menos perdidas.Se o homem não reconhecer que é pecador, Jesus não poderá salvá-lo, pois Jesus veio salvar os pecadores.
“RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
“RM 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
“1JO 1:8,10 - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”
“IS 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.”
“SL 51:5 - Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”
“SL 58:3 - Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.”
Estes textos mostram que o homem não é pecador porque peca.Ele peca porque é pecador.
3 – Conseqüências do pecado.
a) Traz aflição e inquietação ao pecador: “IS 48:22 - Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR.”
“ LM 3:39 - De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.”
“JR 2:19 - A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.”
b) Afasta o homem de Deus: “IS 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
c) Escraviza o homem: “JO 8:34 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.”
d) Conduz a morte eterna: “RM 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
e) Exclui o homem do céu: “1CO 6:9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,”
4 – Todos necessitam de um salvador , porque todos pecaram.
a) Você é pecador , reconheça isso: “1RS 8:46 - Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, quer longe ou perto esteja,”
b) Sendo pecador , você está sobre condenação: “RM 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
c) Como você escapará da condenação? “HB 2:3 - Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;”
d) Obras não podem salvar. “TT 3:5 -Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,” “EF 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” EF 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; “IS 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.”
e) Só Jesus pode salvar: “AT 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” “JO 12:47 - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.” “1TM 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” “HB 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”
5 – Homem nenhum pode salvar-se a si mesmo.
a . Deus mesmo é a nossa salvação. “IS 12:2 - Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.” “JO 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” “AT 4:12 - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
b . Tudo que o homem fizer para se salvar é debalde. “IS 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.”
c . Só Jesus é o caminho para Deus. “JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
6 – Deus mesmo já providenciou a nossa salvação.
- Deus deu seu Filho bendito como sacrifício pelo pecado. “JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” “JO 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” “1JO 2:1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
- Jesus já morreu para salvar o pecador. “RM 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” “1CO 15:3 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,”
- Ele ao morrer, levou sobre si os nossos pecados. “1PE 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”
- Esta salvação é gratuita. E por graça , vem de Deus. “EF 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” “TT 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,”
7 – O plano da salvação.
É de suma importância que o ganhador de almas compreenda bem o plano ou caminho da salvação, para poder explicá-lo claramente à alma que busca a Deus. O plano é simples , pois Deus afastou todas as dificuldades .Ele fez tudo em lugar do pecador. “MT 22:4 - Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.” “RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” , nos declara que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus. Deus , porem , na sua misericórdia não deseja que ninguém pereça ( “1TM 2:4 - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” “2PE 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”, e proveu salvação para todos os que quiserem .Jesus morreu em lugar do pecador, levando sobre si o pecado do mundo. “...mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. “1PE 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” “2CO 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”
Quem quiser pode agora ser salvo mediante o Senhor Jesus Cristo: “JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” “AT 10:43 - A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” “AP 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” “LC 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” “LC 2:10 - E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
LC 2:11 - Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” “RM 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” “MT 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” “EZ 18:4 - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.”
8 – Os passos para obter a salvação.
A . Reconhecer que é pecador – “RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” – O primeiro passo para a salvação é o homem reconhecer que é pecador. Esse passo é efetuado pelo Espírito Santo , quando o pecador ouve a mensagem da salvação ( “JO 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
JO 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”) Esse reconhecimento do pecado é acompanhado pelo profundo estado de tristeza por ter vivido no pecado até agora ( “AT 2:37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? “2CO 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” )
B . Confiar em Jesus como seu salvador – “JO 1:2 - Ele estava no princípio com Deus.” “AT 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” Aqui trata-se fé. Esse é o segundo passo : Crer. No sentido bíblico é confiar de modo absoluto , apoiando-se ou descansando-se plenamente sobre aquilo em que crê . Este segundo passo para a salvação inclui em si o arrependimento ( “2CO 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” “MC 1:15 - E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”. O pecador ao sentir a tristeza pelo pecado, e ajudado pelo Espírito Santo, decide mudar de vida, deixar o pecado e voltar-se para Deus.Arrepender-se é andar no sentido contrário ao daquele em que andava.
c . Confessar que Cristo é o seu salvador- “ ... e com a boca se faz confissão para a salvação.”; “ ... e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,”. Confessar é declarar publicamente que a pessoa aceitou o Salvador.Não pode haver um cristão secreto, isto , é só de coração.Quem aceita Jesus como seu Salvador manifesta isso, cada salvo sabe muito bem disso por experiência.
9 – A importância do sangue no plano da salvação.
Muita gente não entende porque as escrituras mencionam tanto os sacrifícios cruentos.Uns chegam a dizer que o evangelho é a “ religião do matadouro” ... Mas o derramamento de sangue tão enfatizado na Bíblia era necessário para expiar os pecados.Os sacrifícios do antigo Testamento eram imperfeitos não poderiam expiar de vez por o pecado, mas o Cordeiro de Deus – O Senhor Jesus Cristo – com seu sacrifício no calvário , resolveu para sempre o problema do pecado.
10 – Pontos básicos concernentes ao sangue no plano da salvação.
- “HB 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” “1PE 1:8-9 - Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” Somos remidos do poder do pecado pelo sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus ( “JO 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” ).
- No Antigo Testamento , Deus deu o sangue dos animais para fazer expiação pelas almas ( “LV 17:11 - Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” ) . Esse sangue sacrifical de animais testifica o sangue de Cristo. Esse sacrifício se repetiu até que veio o perfeito sacrifício ( “IS 53:10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.”)
- O Senhor Jesus Cristo deu o seu sangue para remissão dos pecados ( “MT 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”). Esse preciosos sangue não só provê o perdão dos pecados cometidos, como também a purificação do pecado congênito da nossa natureza humana ( “1JO 1:7-10 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”).
- É pelo sangue de Jesus que somos justificados diante de Deus. Só deste modo a justiça de Deus é satisfeita ( “RM 5:9-10 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”).
“ Há muitas religiões e seitas falsas que negam a eficácia do sangue de Jesus na redenção da humanidade.”
Como conhecer a Jesus
Para receber a salvação em Jesus Cristo devemos conhecer as seguintes verdade bíblicas:
1 – Todos pecaram contra Deus. Não há ninguém que não tenha desobedecido os mandamentos do Senhor. Ninguém com exceção de Jesus , que viveu sem pecados diante de Deus .Portanto ninguém alcançará o céu pelas sas boas obras, pois não cumpre os requisitos divinos.
“RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
“TG 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”
“GL 3:10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”
“1TM 1:15-16 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”
2 – Deus amou os pecadores como amor tão profundo , que enviou seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar na cruz para nos dar salvação .Esta é a a demonstração do amor supremo de Deus para como os homens.
“RM 5:6-8 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
“JO 3:16-17 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
- “ 1 Jo 3: 16 a. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós,”
1CO 15:3-4 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”
3 – Jesus ressuscitou e nos oferece a salvação gratuitamente , é somente crer nEle para ter a vida eterna. Jesus vive e oferece o céu como presente a todos os que o receberam pela fé . A vida eterna é o presente que Jesus comprou em sua morte na cruz e que oferece sem custo ( sem dar nada em troca), a todos os que crêem nEle para a salvação.
“JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
“RM 4:4-5 - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”
“JO 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
“JO 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;”
4 – Ao céu não se pode chegar boas obras ou por tratar se cumprir a lei de Deus. Todos pecamos e ninguém , ainda que tenha feito boas obras, não pode ganhar a vida eterna. Contudo , Deus nos oferece a salvação como presente já que Cristo morreu para pagar as nossa dívidas e comprou a nossa redenção .Quando cremos no coração e aceitamos Jesus como nosso Senhor e salvador temos a vida eterna.
“RM 10:9-10 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
“EF 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
5 – A todos os que crêem , Deus fez as seguintes promessas:
“JO 5:24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”
“2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
“RM 8:35-39 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
“EF 1:13-14 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”
Como crescer em Cristo Jesus
As escrituras nos mostram que no momento em que confiamos em Jesus Cristo recebemos a vida eterna ( “JO 5:24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” “AT 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
“JO 6:47 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” ). Mas este pasmo ainda que tenha significado eterno , deve ser seguido pelo crescimento na fé cristã da mesma maneira que se espera que um bebê cresça, aprenda e se desenvolva até chegar a ser um adulto , Deus deseja que a nova criatura cresça até chegar a maturidade cristã . Devemos amadurecer na nova vida cristã . Várias atividades contribuem para o nosso crescimento em Cristo Jesus e entre essas encontramos as seguintes:
1 – Lendo a bíblia – A Bíblia é um livro como nenhum outro, porque é inspirado por Deus ( “2TM 3:16-17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”) . Deus guiou homens escolhidos para escrever sua palavra sem erros por meios da direção do Espírito Santo ( “2PE 1:19 -21- E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” ) . Portanto podemos confiar na Bíblia como nosso guia tanto para assuntos da eternidade , como para o tempo presente. Bíblia nos ensina como amar , conhecer , e obedecer a Deus. Também nos instrui acerca da nossa relação como o nosso próximo .Sempre poderemos confiar em sua veracidade , sabedoria, relevância, porque Deus mesmo é sua fonte e Ele em seu amor sempre nos guia pelo caminho excelente.
“JS 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
“SL 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
“SL 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
“JR 15:16 - Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.”
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento..”
“1TS 2:13 - Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.”
“2TM 3:16- 17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
“HB 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. “
“TG 1:21-25 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”
“1PE 1:22-25 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” 2PE 1:20-21 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
“EF 5:26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,”.
2 – Orando – A oração apresenta outro aspecto cristão que nos ajuda a crescer em Cristo. Orar consiste em falar com Deus, confessar-lhe os nossos pecados, dar-lhe graças pelo que faz por nós, deixar Ele saber nossas preocupações e necessidades e também interceder por outras pessoas . É impossível chegar a conhecer a Deus, realizar nossas metas e amadurecer nossa fé sem oração. Podemos orar em qualquer lugar, a qualquer hora e falar tudo o que ocorre em nossa vida a qualquer momento.
“JO 14:13-14 - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”
“FP 4:6-7 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
HB 4:14-16 - Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
“MT 6:9-13 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”
“EF 3:20-21 - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
“ EF 6:8 - Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.”
“1TS 5:17 - Orai sem cessar.”
3 – Uma Nova identidade –a palavra de Deus e a oração são especialmente importantes para aqueles que tomaram o passo de confiar em Jesus Cristo como Salvador, já que todos eles receberam uma nova identidade . E isto é somente aos que crerem . Nasceram de novo , pertencem a família de Deus e desfrutam agora da presença do Espírito Santo. Esta nova identidade , como filho de Deus , começa a refletir em novo comportamento, que mostra -nos as ações internas e externas para com o próximo , com o mundo e com a sociedade , revelando assim, o que Deus fez por nós.
“1JO 3:1-3 - VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
“2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
“RM 6:5-14 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
“1PE 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
“EF 5:8-9 - Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);”
4. A igreja – nossa relação com Deus e a nova identidade resulta em fazermos parte do Corpo de Cristo , que a Bíblia chama de “igreja” . Ainda que muitas igrejas se reúnem em muitos edifícios , ou templos , ela na realidade é o conjunto de todos os que creram em Jesus Cristo como seu Salvador e são habitados pelo Espírito Santo . Os que formam a igreja são responsáveis pela reunião para a adoração e louvor a Deus , como também pra a edificação e ajuda mútua. Deus Pai planejou à igreja com Cristo Jesus sendo o Cabeça , e o Espírito Santo criando a unidade entre os seus membros , dando-lhes o poder para viver a vida cristã , e repartindo dons para sua edificação . A meta da igreja consiste em chegar como Cristo: compartilhar as boas novas de salvação gratuita que deus nos oferece , fazer discípulos , preserva-se fiel na obediência até sua volta. No seu regresso ele ressuscitará os mortos , que morreram em Cristo , transformará os que ficarem vivos e levará ambos para estar com ele na eternidade.
“1TS 4:15 -18- Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
“EF 2:19-22 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
“1CO 12:12 -13- Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”
“HB 10:23-25 - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
5. Batalha espiritual – A batalha espiritual é outra faceta inevitável para o cristão que pertence a igreja genuína de Cristo.
Satanás e os demônios , assim como também a carne e o mundo, se opõem a cristão trabalhando forte para derrotá-lo na sua vida espiritual, e impedir o crescimento em Jesus Cristo. Contudo, o segredo da vitória se encontra em nossa união com Cristo Jesus, que nos faz participantes da sua vitória , e estarmos arraigados e fundamentados na Palavra de Deus, que nos ama com as verdades que destrói as mentiras de Satanás , sendo fortalecidos com a pessoa do Espírito Santo .Quando reconhecermos o que somos em Cristo Jesus , o poder que temos nEle e os recursos dinâmicos da palavra de Deus , podemos alcançar a vitória em nossas vidas diária.Também devemos recordar que Satanás foi vencido por meio da morte de Cristo na cruz e sua ressurreição .Qualquer poder que Satanás tenha sobre nós é porque permitimos que ele tenha por causa da incredulidade , desobediência , ou ignorância para com a palavra de Deus.
“EF 1:15-23 - Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”
“EF 6:10-18 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”
“1PE 5:8-10 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.”
“TG 4:6-7 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
“CL 1:13 - O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;”
“2CO 10:3-6 - Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”
6 . Mordomia – O cristão não foi salvo pelas suas obras, mais foi redimido para fazer as boas obras que Deus preparou para nós. Deus deseja que demonstremos nosso amor para o que Ele nos pede. Isso inclui a mordomia sábia , que quer dizer , usar o tempo, talento , e os recursos materiais que Deus nos tem dado, de maneira que glorifiquemos a Ele e estendamos a obra d Deus aqui na terra. É parte de nossa responsabilidade ofertar o nosso dinheiro a inteira para ajudar na manutenção dos templos, ajudar os missionários , compartilhar como os pobres , isto é , também inclui ofertar o nosso tempo, o nosso talento a Seus para que Ele nos utilize como desejar.
A vida eterna é o presente que recebemos somente pela fé em Cristo Jesus. Mas Deus premiará os cristãos fieis , que foram ricos em obediência e boas obras.
“GL 6:9 - E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”
“EF 2:8-10 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
“2CO 9:6-8 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;”
“1CO 3:11-15 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”
“AT 20:35 - Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”
7 . Espírito Santo – Tudo o que se disse anteriormente nos seria impossível de se realizar sem a ajuda dEle. O Espírito Santo é Deus igual ao Pai e ao Filho , e por isso merece o nosso respeito , a mesma adoração e igual obediência. O Espírito Santo é o que nos batiza no corpo de Cristo e nos sela até o dia da redenção. Ele habita em nós , nos ajuda na oração afim de auxiliar-nos nas tribulações , nos ensina a verdade , nos dá dons espirituais , e nos enche de poder afim de podermos obedecer e agradar a Deus .Ele é também o que nos regenera e nos renova quando confiamos em Jesus Cristo como Salvador. O Espírito Santo veio para testemunhar , glorificar acerca de Jesus , convencer o mundo e servir de consolador para os cristãos.
“RM 8:5-6 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”
“RM 8:26-27 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
“GL 5:22-25 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”
“EF 1:13-14 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”
“EF 1:18-20 - Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.”
“AT 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
“JO 16:7-8 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
“JO 16:13 - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.”
“JO 15:26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”
“JO 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;”
“JO 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”
A experiência da salvação é pessoal
A salvação do pecador depende de:
1 – A operação divina, na obra redentora de Cristo , já efetuada;
2 – O acolhimento ou aproveitamento dessa obra por parte do pecador.
A salvação abrange passado , presente e futuro .Quanto ao passado , o homem pode ser salvo das penalidades de seu pecado ( “RM 5:9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”) . Quanto ao presente , salvo do poder do pecado ( “RM 5:10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” “1CO 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” . No futuro , liberto da própria presença do pecado ( “RM 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” “HB 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”).
A salvação abrange é dom de Deus ( Efésios 2:8). Dada a quem? Sob que condições? E, de que manter se obter?
O acolhimento `as obra redentora, a qual se chama de conversão , compreende duas novas atitudes por parte do homem, a saber:
- O arrependimento do pecado, e;
- Sua fé ou confiança no salvador.
A Conversão
Converter-se significa , simplesmente voltar-se de uma direção para o sentido contrário , dar meia volta. E o que espiritualmente o homem pecador precisa fazer , a fim de haver a salvação de Deus.Esta caminhando com as costas para Deus; há de parar , voltar-se e passar a caminhar em direção à Deus. Note-se que o ponto de referência é o Senhor Deus.
“MT 18:3 - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.” AT 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,” “1TS 1:9-10 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.”
A conversão compreende-se em dois fatores: o arrependimento e a fé.
O Arrependimento
Arrependimento significa mudança de pensamentos que leva a um novo modo de agir . É a revolta consciente e definitiva, do homem contra o seu próprio pecado, que o leva a renegar este pecado . Inclui três aspectos:
1- Aspecto intelectual – o reconhecimento , pelo homem , do erro na sua vida até então , sua culpa diante de Deus, sua incapacidade para em suas próprias forças agradar a Deus.
2 – Aspecto emocional – pesar ao seu pecado como uma ofensa contra um Deus santo e justo.
3 – O aspecto da vontade – mudanças de propósitos , resolução íntima contra o pecado e disposição para buscar de Deus o perdão , purificação e poder ( “MT 12:41 - Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.” “MT 3:2 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” “MT 3:8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” “AT 2:36-41 - Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” AT 3:19-21 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” “AT 17:30-31 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” “AT 20:21 - Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” “RM 8:4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” 2CO 7:9-11 - Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio.”
Fé
É o aspecto positivo da conversão. Nota-se que já no arrependimento existe o fator fé , uma vez que o homem se arrepende o que faz porque reconhece a procedência do testemunho de Deus a seu respeito ( “LC 7:30 - Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.” ) . A fé em nosso Senhor Jesus Cristo ( “AT 20:21 - Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” ), além de reconhecer a verdade a respeito do Salvador , deposita nele confiança , a ponto de receber dele a salvação e de submeter –se integralmente e definitivamente ao seu domínio. A isso é que o Novo testamento chama de “ obediência da fé” , pois fé que não envolve obediência não é fé ( " RM 1:5 - Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,” “RM 16:26 - Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;” ).
A conversão resulta na reconciliação do homem com Deus por meio de Cristo.
A Reconciliação
Pela sua rebelião o homem vive de relações cortadas com Deus. Quando porém , acolhe o testemunho de Deus a respeito do pecado – arrependimento – e da obra redentora efetuada por Cristo – fé – está deste modo atendendo à salvação feita em nome de Cristo , para que se reconcilie com Deus ( “2CO 5:17-20 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” ). Passa a existir plena harmonia entre ambos, deu-se a reconciliação do pecador com Deus.
Reconciliando com Deus , o pecador passa, evidentemente , a gozar a paz com Deus.
Paz com Deus
Desfeita a inimizade do homem com seu Criador e reconciliado assim o pecador com Deus , passa a existir paz entre ambos. Então, agora de inteiro açoda , pois, o homem , que estava errado e sem razão , passou a concordar integralmente com Deus, dando a ele razão em tudo. Resulta dessa reconciliação a paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo ( “RM 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” ).
Ao converte-se o homem pecador , passa Espírito Santo de Deus a operar nele o novo nascimento.
O Novo Nascimento
É tão profunda a transformação que o Espírito Santo de Deus opera na pessoa que se converte que nosso salvador chama de novo nascimento.
( “JO 3:1-15 - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” ). É o princípio da nova vida espiritual que Deus dá a quem , até sua conversão , estava morto nos seus delitos e pecados , ou seja, espiritualmente morto para Deus , e que agora , começa a viver , ou passa da morte para a vida ( “1JO 3:14 - Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.” ).
Portanto , a conversão é um ato voluntário do homem ; e o novo nascimento é obra exclusiva de Deus, que não deixa de operá-la no momento em que o homem se converte.
Nascido assim na família de Deus , o pecador salvo goza:
- adoção como filho de Deus;
- a nova vida espiritual de Deus que é a vida eterna.
A vida eterna
A nova vida que o homem recebe ao nascer de novo é chamada eterna, o que indica não só a sua duração , como também a sua profundidade . essa vida é a participação da vida do próprio Deus ( “JO 5:25 -29- Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.”) Deus na pessoa de Cristo ( “JO 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. “ “TT 3:7 - Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” “TT 1:2 - Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;” “JO 5:24 - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” “JO 6:47 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”
Adoção – Filhos de Deus
Pelo nascimento físico o homem é membro da família de Adão e , como tal , excluído , pelo pecado , da família de Deus, recebendo , pela adoção , direitos que Cristo tinha por direitos eternos ( “RM 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” “GL 4:1-7 - DIGO, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”). Apenas excepcionalmente , a Bíblia fala de Deus como pai de todos os homens , e isto no sentido de criador e preservador , de modo geral a Bíblia reserva o nome de Pai para designar a nova relação , que Ele assumiu para com aqueles que adotou como filhos. São aqueles que nascido do Espírito são por Ele guiados ( “RM 8:14-17 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”)
Agora que o pecado está identificado com Cristo , o Cordeiro de Deus que deu a vida a fim de resgatá-lo , podemos dizer que ele está em Cristo , e estando assim, possui da parte de Deus:
- Pleno perdão ou remissão dos pecados;
- A justificação legal da parte do justo juiz;
- A santificação que vem possibilitar eles a realização da nova vida.
Identificação com Cristo
Como o Israelita que se identifica com a vítima que apresentava em sacrifícios , o homem convertido identifica-se com seu Salvador em sua morte. Seu sepultamento e sua ressurreição.
“RM 6:1-14 - QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
Considera-se morto para o pecado, pois o seu Salvador morreu para o pecado . Assim , morto com Cristo – verdade simboliza pelo batismo – o cristão não está sob o domínio do pecado e não vive mais para servir seus próprios desejos egoístas.
Da mesma forma quando Cristo ressuscitou dentre os mortos , os crentes ressuscitaram com ele; entrando em uma nova vida no poder de Deus. Não sou mais eu, mas Cristo vive em mim (GL 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” ).
Em Cristo
É de tal modo íntimo essa identificação do crente com Cristo, pela fé , que dele se afirma que se revestiu de Cristo ( “GL 3:27 - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”) e é membro do corpo de Cristo ( “2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” “1CO 12:27 - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” “GL 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” “EF 1:11 - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;”
O Perdão ou Remissão dos Pecados
Como israelita , sob o Antigo Testamento , identificando-se com a vítima que era oferecida em seu lugar, tinha seu pecado perdoado ( “HB 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.”), assim o pecador de hoje , identificado com Cristo o seu sacrifício remidor , vê perdoados por Deus, os seus pecados.
Essa é a maravilha do evangelho , pois o homem que se vê diante do Cristo Jesus, homem em toda a perfeição de seu caráter é forçada a reconhecer seu próprio pecado; e quem vê a cruz é forçado a reconhecer a enormidade de seu pecado que tornou necessária a morte do Filho de Deus. ( “SL 130:3-4 - Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” LC 5:24 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” “ E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” “LC 24:46-47 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” AT 2:38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” “AT 10:43 - A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” AT 26:15-18 - E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” )
A Justificação
Justificar significa “ declarar justo , atribuir justiça à alguém”.
Uma vez que o ponto de vista de Deus não haja justo , nem sequer um ( Romanos 3:10) , como pode um Deus justo justificar o justo? ( Romanos 8:33).
Que Deus é o supremo juiz do mundo , era a doutrina judaica normal , como era a crença de que um dia pronunciará final juízo sobre os homens . Paulo , entretanto , ensina que , graça a obra de Cristo , o veredito final pode ser reconhecido por antecipação ; que os homens reconciliados com Deus podem ter desde já , certeza do pronunciamento final de justos.
Mas sobre que base? Pelo fato de ter Cristo morrido por nós...Justificados pelo sangue ( “RM 5:8-9 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”). A base do sacrifício de Cristo , de sua vida entregue , Deus pode atribuir justiça a quem não possui em si próprio . Mas por qual princípio? Gratuitamente , por sua graça ( “RM 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”). A benção pe oferecida a todos, porém , recebida somente por aqueles que depositam sua confiança em Cristo ( “RM 3:22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.” “RM 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,” “RM 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,” “GL 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.”
A Santificação
O termo santificado na Bíblia que dizer , literalmente , separado para determinado fim, e , especialmente , para o serviço de Deus. Identificado com Cristo pela fé , perdoado , justificado e separado par ao serviço de Deus, o homem renascido pelo Espírito de Deus é possuído por novo interesse na via, o serviço do meu Senhor para qual foi destacado. Na prática a santificação , já realizada no propósito divino , torna-se em processo de desenvolvimento espiritual , a medida que, em sua experiência , o Espírito Santo vai dominando sua carne e transformando sua vida em verdadeiro culto ao Pai. ( “RM 12:11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;” “1PE 1:15-16 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” MQ 6:8-9 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? A voz do SENHOR clama à cidade e o que é sábio” JO 15:4-10 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.”
Terminologia e definições
Apostasia – abandono da fé verdadeira ( “1TM 4:1-4 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.”
Anticristo – o último imperador mundial que se identifica como a primeira besta do Apocalipse. Será o servo de Satanás ( “1JO 2:18 - Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.” “ Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.”
Armagedon – lugar em Israel , onde acontecerá a famosa batalha apocalíptica dos últimos dias. Esta batalha terá os exércitos do mundo sob o comando do Anticristo , contra Israel. E Jesus virá em sua glória com os santos e com a espada que sair de sua boca , vencerá ( “AP 16:16 - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.”
Arrebatamento – O acontecimento pelo qual os crentes serão levados instantaneamente às nuvens da terra pelo Senhor como a tribulação ( “1TS 4:17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Gentios – que não é judeu , mas pagão . Os que não são descendentes de Abraão segundo a carne ( “EF 3:8 - A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,” “EF 4:17 - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.”)
Igreja – Os crentes de todo os lugares e de todos os tempos , sejam judeus ou gentios. O corpo de Cristo , a noiva a desposada do Cordeiro ( “AP 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.”)
Milênio – época futura do reinado de Cristo e sua noiva sobre a terra. Ocupará um tempo de 1.000 anos de duração ( “AP 20:2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” ).
Tribulação – período futuro de sete anos em que se manifestarão os juízos e a ira de Deus sobre a terra.
Tribunal de Cristo – O juízo da igreja para determinar os galardões de cada
crente.
BIBLIOGRAFIA
Manual de Estudos Proféticos – Kepler Niorh
Bíblia Alfalit do Brasil
Bíblia de Estudo Vida Nova
Bíblia de Estudo Pentecostal
Bíblia Sagrada – Edição Missionária
O Plano da Salvação
A Bíblia diz em RM 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
No livro de Romanos 5:12 a 21, Paulo conta como o pecado entrou no mundo através dos atos de um homem , Adão.
O pecado de Adão contra Deus ( desobediência ) abriu o caminho que teria sido seguido por todo homem nascido depois dele. E qual a conseqüência do pecado?
RM 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
O pecado não tem lugar no Reino de Deus. E se todos pecaram e carecem da glória de Deus, segue-se logicamente que ninguém é digno de entrar no Reino de Deus. Se Deus deixasse as coisas nesse estado, ninguém seria salvo.
Mas Deus não deixou as coisas assim, Deus ama cada um de nós.
2 PE 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Para Deus nos salvar apesar da nossa inclinação para o pecado, ele teria que criar um plano pelo qual alguém ( infinitamente mais puro que nós ) pudesse tomar nosso castigo, e então vestirmos com sua justiça. Só então poderíamos ser recebidos por Deus.
JO 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Como salvos e filhos de Deus, Deus o ama. Você sabe que todos são pecadores até o momento que aceitou o sacrifício de Jesus como expiação por seus pecados pessoais.
Naquele momento, Cristo entrou em seu coração e ali fez morada. Esta é a promessa da Palavra de Deus em 1JO 4:13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
1JO 4:14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
1JO 4:15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
No momento que você aceitou Cristo como salvador da sua vida, e aceitou seu sacrifício como expiação pelo seus pecados, seu velho “eu” foi crucificado,e a possibilidade de viver uma nova vida lhe é aberta.
Isso é possível ? leia 2CO 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Você já foi “novo”antes ? sim no momento que nasceu. Sua vida era um coisa em branco, esperando que as primeiras impressões boas e más, fossem escritas nelas. Mas você não viveu a vida tão bem como você poderia ter vivido. Nenhum de nós consegue isso. Freqüentemente ouvimos pessoas dizerem: “ Se tão somente eu pudesse viver minha vida outra vez... muita coisa eu faria diferente”!
Pare e pense nisso, você está começando a viver sua vida de novo, hoje! Você é uma nova criatura em Cristo e as coisas velhas já passaram.
Mas uma vez, pelo fato de haver aceitado Jesus como a expiação por seus pecados, você tem uma lousa imaculada, para nela começar a escrever a sua vida.
Mas o que acontece com seus velhos pecados? Deus realmente os perdoou?
Esta é a demonstração do amor de Deus. Ele diz que não só nossos pecados estão perdoados, mas, que, o redimido é justificado, o pecador é absolvido por Deus, e desta forma, aos olhos de Deus é como se nunca tivéssemos pecado.
O inimigo vai tentar usar nossas lembranças dos pecados passados para colocar uma cunha entre nós e Deus. Ele procura convencer-nos de que somos maus demais para merecer o amor de Deus. Mas lembre-se disso: uma vez que você aceitou a Jesus Cristo em seu coração , está vestido de roupas novas e brancas. E toda vez que Deus olha para você, ele só vê aquelas roupas novas e brancas compradas para você por seu Filho Unigênito.
Os sentimentos de culpa quantos aos pecados passados nunca vêm de Deus. Eles são sempre mandados pelo inimigo. Não os aflige nunca. Expulse-os de sua mente no instante em que aparecem. Lembre-se da promessa de Deus. HB 10:17 - E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
E agora, sendo uma nova criatura no reino de Deus, JO 3:3 - Jesus nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Revestidos de novas roupas resplandecentes, não somos, entretanto, um produto final. Do mesmo modo que da primeira vez que nascemos, precisamos desenvolver, crescer e amadurecer antes que possamos nos tornar membros produtivos da sociedade a que pertencemos.
O propósito deste estudo é torna-te um cristão estruturado, maduro e produtivo. Compenetrados do que Jesus fez, ao levar os pecados sobre si mesmo, só podemos escolher ser obreiros eficientes dentro do plano de Deus.
Leitura diária da Palavra de Deus
Jesus nos recomenda que estudemos a Palavra de Deus. Em João 5:39, ele nos diz: “ Examinai as Escrituras”.
Paulo, escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, diz em 2TM 2:15 - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade, como podemos inteligentemente distinguir a sã doutrina da falsa, se não conhecermos a Palavra de Deus?. Foi a Palavra de Deus, operando em seu coração pelo poder do Espírito Santo, que levou você a dar o passo glorioso, que lhe garante uma eternidade de bem-aventurança com nosso Senhor.
A Palavra de Deus é mais poderosa do que possamos imaginar, Pedro diz: 1PE 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Paulo em 2 Timóteo 3: 15, confirma essa verdade, ao dizer: “... as sagradas letras que podem torna-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.
A Palavra de Deus é uma força poderosa capaz de tirar pecadores da beira da morte e trazê-lo para a vida eterna, simplesmente por ouvir a Palavra! Como é possível que um livro , escrito por um grupo de homens durante um período de séculos, tenham tanto poder ? Porque cada palavra da Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, a homens que a escreveram.
Como sabemos disso ? 2TM 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e com que propósito ? Paulo o coloca neste termo: “ é útil para o ensino, para repreensão, para corrigir, para instruir em justiça”; como podemos instruir outros nos caminhos de Deus, conforme se acham expressos em suas palavras.
Sua fé em Deus, e todos os benefícios á sua disposição como filho dele, depende de você conhecer os seus direitos, privilégio e dons gratuitos de Deus. Se alguém abrisse uma conta para você no banco, mas nunca o informasse disso, o dinheiro de nada lhe valeria porque enquanto você não soubesse que o dinheiro estava lá, não iria retirá-lo.
As promessas de Deus são assim também , a Bíblia está cheia de promessas maravilhosas de Deus, que pode banir Satanás da nossa presença, ter nossas orações respondidas e viver como reis aqui na terra. Mas temos de conhecer estas promessas para podermos ir a presença de Deus e esperar que Ele nos dê essas coisas. E como podemos descobri-las ? Somente pela leitura da Palavra de Deus.
O alvo para o conhecimento de qualquer coisa é o comunicação. Quando somos jovens estamos procurando alguém para casar, gastamos bastante tempo em comunicação com aquela pessoa, antes de decidirmos se queremos passar nossa vida com ela. Mas enquanto não tivermos oportunidades de nos comunicar, não sabemos.
Milhões de pessoas vivem por aí hoje, dizendo que Deus é isso ou Deus é aquilo, e elas não sabem nada a respeito de Deus! De quem é a culpa? Certamente não é de Deus. Qualquer pessoa que deseja saber qualquer coisa a respeito de Deus pode descobrir com facilidade. Mas primeiro terá que tirar a Bíblia da estante, tirar a poeira, e então lê-la.
Tudo que uma pessoa quiser saber sobre Deus está na Bíblia. Deus gastou tempo, um longo numero de anos, para compilar a bíblia. Mas Ele não vai injetar estas informações em nós. Se quisermos conhecer a Deus e viver em completa harmonia com Ele, precisamos ler o livro de instruções que Ele nos mandou, juntamente com a nossa salvação.
Na Secção anterior, mencionamos que no momento da salvação, “nascemos de novo”. Isto quer dizer que depois de termos vivido certo tipo de vida por alguns anos, de repente somos recriados, uma criação completamente ignorante dos fatos bíblicos básicos da nossa nova existência.
Na primeira vez que nascemos, era necessário tempo para que desenvolvêssemos e chegássemos ao ponto de podermos ser independente, assumindo logo algum trabalho.
Mas hoje, em nossa tarefa de procurar ganharmos todos que pudermos antes da volta do Senhor cada momento é essencial. Simplesmente não há tempo para ficarmos esperando que o conhecimento entre em nos por Osmose. Se desejamos ser obreiros eficientes para nosso Senhor, precisamos imergir na palavra de Deus e absorver todo conhecimento que pudermos sobre nosso maravilhoso salvador, o mais depressa que pudermos.
Paulo referiu aos crentes de Coríntios como criança em Cristo (ICor. 3:1,2). Eles haviam recusado o seu crescimento através do estudo da palavra.
Pedro deu este conselho: “Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (l Pd. 2:2).
Se, quando você morreu pela primeira vez, alguém não lhe tivesse dado leite, você teria enfraquecido e morrido. Nada floresce nem cresce sem nutrição. E hoje, que você é de novo um recém-nascido, para que permaneça vivo precisa de alimento, de modo a se tornar uma pessoa madura, com forças espirituais.
A Bíblia sagrada é esse alimento Ela foi feita tanto para dar leite ao recém-nascido, como para fornecer carne ao crescido.
Deus em sua infinita sabedoria preparou um livro capaz de assombrar e deleitar o novo convertido e de absorver e incentivar o mais profundo teólogo. Realmente ela é, acima de tudo neste mundo “todas as coisas para todos os homens”.
Comece agora mesmo a formar o hábito de alimentar sua vida espiritual da mesma forma que alimenta sua vida física.Gaste algum tempo toda manhã com a Bíblia antes de sair para enfrentar o mundo.Você vai gastar a maior parte do dia comunicando-se com o mundo (e você sabe quem é o príncipe dele), portanto, por que não começar com alguns minutos de comunhão com Deus a fim de fortalecer para a luta.
E, então gaste algum tempo à noite para realmente pesquisar a palavra de Deus. Leia-a sistematicamente e medite sobre aquilo que está lendo.
Você ficará surpreendido de ver como o Espírito Santo irá iluminá-lo na compreensão das passagens da Bíblia que antes não passavam de meras palavras.
Seu conhecimento das escrituras é uma arma poderosa no combate ás forças do mundo. Quando nosso Senhor foi tentado por Satanás, antes de iniciar seu ministério ativo, Ele usou a Bíblia para vencer as tentações do inimigo.O próprio Davi de quem Deus disse: “E um homem segundo o meu coração” (Atos 13:22) reconhecem a importância de memorizar as Escrituras, quando disse: “guarda no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl.119:11).
Paulo chamou a palavra de Deus à espada do Espírito. Se vamos enfrentar a batalha a espada realmente é indispensável. Deus nos deu essa espada em sua palavra. Mas ela não terá valor nenhum para nós, se não usarmos, e nos tornarmos proficientes no seu uso, e não a tivermos à mão para quando tivermos de enfrentar o inimigo.
A palavra de Deus só estará pronta para ser usada por nós, se continuamente a observarmos ,e ela se torne parte integrante da nossa vida e de nosso pensamento.
Ela em nada nos ajuda quando esperarmos para abri-la numa emergência. Para que usemos as Escrituras na vida Cristã, elas devem estar arraigadas em nós ao ponto de se tornarem uma segunda natureza. E isso só acontecerá por uma constante associação com a Bíblia.
Em suma, a palavra de Deus é uma espada, uma defesa; é um raio de luz para iluminar o caminho cristão. O salmista expressou isso de maneira concisa ao dizer: “lâmpada para os meus pés é a sua palavra e luz para o meu caminho” (Sl.119:105).
Uma vida regular de oração
Falamos brevemente na última secção sobre comunicação. A comunicação é a chave para todos os relacionamentos pessoais. Sem a comunicação não há esperança de qualquer espécie de associação. Deus se comunica eficazmente conosco através da sua Palavra. Nós, de outro lado devemos nos comunicar com Deus pela oração. Somente através da oração pode haver um canal aberto para uma comunicação nos dois sentidos, entre nós e o Pai celestial ( por meio do Espírito Santo ).
Desde o momento em que você aceitou Cristo como seu salvador,sua vida mudou, você experimentou uma alegria e paz que os cuidados do mundo não podem desfazer. Esta “ bem aventurada esperança” foi dada a você como um dom gratuito de Deus. Sem dúvida, você se sente impulsionado e agradecer-lhe essa nova serenidade .
É muito natural que se sinta desse modo agora. Temos a confirmação disso em 1TS 5:17 - que diz: Orai sem cessar.
1TS 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Em Efésios 6:18 , somos exortados a “orar em todo tempo no Espírito”.
É realmente possível orarmos sem cessar ? sim, é, mais é algo que desenvolvemos com o tempo. Você já viu crentes mais amadurecidos a quem admira ? Essa admiração não está ligada à paz íntima que eles refletem ? Este é o sinal de um crente que verdadeiramente aprendeu a orar sem cessar.
Oração e comunicação com Deus. – É quando chegamos ao ponto em que estamos de tal forma sintonizados com Deus, de tal modo em harmonia com nosso Senhor que podemos sentir constantemente sua presença ao nosso lado, então estamos realmente em oração incessante.
Mas isso não vem imediatamente, e não vem sem esforço da nossa parte. Em nossos relacionamentos com o Senhor , é necessário que conscientemente nos achamos em comunhão com Deus. Quanto mais fazemos isso, mais sentimos a presença de Deus ao nosso lado, como parte da nossa vida diária. E quando sentimos sua presença, mais fácil é comunicar-nos com ele. Não demora que sintamos a presença do mestre de modo tangível e contínuo em nossa vida, ao ponto de não querermos ir a nenhuma parte sem ele. Uma vez que tenha alcançado esse ponto, realmente está orando sem cessar.
Uma pergunta feita com freqüência é esta: “ Como devemos orar”? Até os apóstolos, que andaram com Jesus, fizeram esta pergunta , infelizmente muita gente erradamente toma a sua resposta como uma oração demorada, que se deve repetir com freqüência.
Na verdade, Jesus não ensinou aos discípulos uma oração, mas ensinou-lhe a orar. A oração do Pai nosso é o exemplo de um formato que devemos seguir, sempre que vamos ao Senhor em oração.
A oração do “Pai nosso” pode dividida em partes. Cada uma delas apresenta uma faceta do nosso relacionamento com Deus. Cada parte salienta um aspecto do relacionamento que devemos reconhecer, cada vez que vamos a Deus em oração.
Estas são os pontos principais:
Adoração: - O relacionamento de que só Deus merece nossa adoração.
O relacionamento do poder de Deus e da sua capacidade de controlar todas as coisas.
A nossa oração deve ser feita com confiança – baseada nas promessas da Bíblia – de que vai responder a ela.
Finalmente, o nosso relacionamento de que só através de Deus, do seu poder, sua misericórdia e seus métodos podemos ter esperanças de nos tornarmos vasos idôneos para que a água da vida corra através de nós.
Era isso que Jesus estava ensinando aos discípulos. Ele estava mostrando que orar é mais do que chegar e colocar uma lista de pedidos no altar.
Nós não chegaríamos a um balcão, atirando uma lista de compras sobre a balconista. Porque, então, demonstramos tanta indelicadeza ao Deus de toda criação?
Comece sempre suas orações com louvor e adoração ao Deus misericordioso que lhe deu a salvação gratuitamente , “porque pela graça ( uma dádiva imerecida de Deus ) sois salvos, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” ( Efésios 2:8,9 )
Depois, agradeça a Deus as bênçãos mais recentes que ele derramou sobre você, e reconheça que sem sua misericórdia você não valeria nada.
Depois, com o nosso reconhecimento de que ele é fonte de toda nossa força e abundância, estamos em condições de informá-lo de nossas necessidades presentes. E compenetre-se nisso: “ O Senhor não retarda a sua promessa” 2 Pd 3:9. Ele tem prazer em dar aos seus filhos, tanto ou mais que um pai terreno. Entretanto, é para o nosso bem que ele às vezes nos deixa esperar um pouco pela resposta à algumas das nossas orações. Mas Deus ouviria nossa oração sem falta, e cumpriria os desejos de nosso coração se eles não forem para prejuízo nossos.
Não há problema nenhum em apresentarmos nossas petições a Deus e nunca houve problemas quanto ao desejo de Deus em darmos todas as coisas boas. Em 1JO 5:14 - E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1JO 5:15 - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
Qualquer que sejam as suas necessidades, quaisquer que sejam os problemas, Cristo é a resposta. Ele nunca permitirá que passemos necessidade alguma, sem um propósito, porquanto está em seus planos ( para o nosso bem ) atender as necessidades. Às vezes, quando somos crentes novos, cometemos o erro de amarrarmos as mãos de Deus, por não sermos específicos em nossos pedidos. Isso pode retardar as promessas de Deus.
Quando amadurecermos mais no Senhor, compreendemos que nossos pedidos são mais facilmente atendidos por Deus, quando só apresentamos a necessidade e deixamos que Deus atenda como parecer melhor. Quando Deus não é amarrado pelos nossos fracos esforços de resolvermos o assunto, a resposta a oração vem mais depressa e é mais eficaz.
É importante, também, que sigamos as orientações das escrituras quanto ao modo de orarmos. Jesus disse em JO 14:13, que devemos sempre apresentar nossos pedidos ao Pai em nome de Cristo - ”E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”
Aqui, pois, vão algumas sugestões sobre como desenvolver uma vida de oração eficiente, que satisfaz. Fomos realmente abençoados, pois temos os privilégios de apresentar ao senhor de toda a criação as nossas necessidades diárias.
Quanto mais cedo aprendamos como apresentar essas necessidades a ele, e depois confiarmos em suas promessas e esperamos as respostas, tanto mais cedo tornamos gigantes na fé, e aprendemos pela experiência que Deus não deixa de cumprir sua Palavra.
A assistência aos cultos
Vamos começar definindo o que uma igreja. As escrituras falam da igreja como corpo de Cristo, do qual ele é o cabeça. Isto tanto tem conotações místicas como práticas. Por amor à simplificada imagine “ a igreja” , um grupo formado por todas as pessoas na terra que aceitaram Jesus Cristo como salvador.
Não é isso que a maior parte das pessoas imaginam , quando se menciona a Palavra “igreja”, igreja para a maior parte trás a imagem de um prédio ou de uma denominação. Entretanto nem todas as igrejas estão de acordo com o plano de Deus.
No momento vamos esquecer às denominações e vamos procurar verificar se uma determinada igreja prega ou não a palavra de Deus em Espírito e em verdade. Tenho visto igreja boas e bíblicas em quase todas as denominações, e também igrejas afastadas da Bíblia em quase todas as denominações.
Alguns sinais positivos que você deve procurar ao escolher uma igreja:
1) A salvação pelo sangue de Jesus é pregada. Qualquer igreja que ensina a salvação eterna por outro meio que não o sangue de Cristo está contrariando o ensino da Palavra de Deus. ( 1 Pe 1:18,19 ; Mateus 26:28 ; Colossenses:20 ; Atos 20:28; Hebreus 9:22 ).
2) O batismo com Espírito Santo e os dons espiritual devem ser ensinados ( atos 2:4 ; Atos 10:45 ; atos 9:6 1 Co 14:4,5,14-48; Isaías 28:11,12 ).
3) Uma vida cristã vitoriosa deve ser pregada ( 1 Co 15:57,58 ; Efésios 6:10-13 ; Tiago 1:22 ; 1 João 5:4,5 ; Apocalipse 2:7 )
4) Cura divina de acordo com a Palavra de Deus é mencionada é ensinada ( Marcos 6:13 ; Tiago 5:14,15 ; Êxodo 15:26 ; 23:25 ; Isaías 53:5 ; 1 Pe 2:24 )
5) A volta eminente de nosso Senhor à terra, para assumir a posição de Reis dos reis e Senhor dos senhores é pregada ( 1 Tessalonicenses 4:16,17 ; 1 Co 15:51,52 ; Mateus 24:30 ; Fl 3:20,21; João 14:1-3 ) .
Havendo encontrado uma igreja que crê na Bíblia e prega a Bíblia, porque é regularidade ?
Uma das principiais razões para assistirmos regularmente a uma igreja é que as escrituras assim ordenam: HB 10:25 – “ Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,”
Quando nos unimos a um corpo de crentes, podemos esperar que o plano de Deus opere dentro da igreja . A Bíblia diz que Deus estabeleceu dentro das igrejas, locais, certos ministérios específicos para o aperfeiçoamento dos crentes, para a edificação do corpo (dos Salvos), e para a obra do ministério (local e geral).
Esses ministérios são os dos apóstolos profetas, evangelistas, pastores e mestres (Efésios 4:11,12). Em l Coríntios 12:28; se diz que outros membros servem a congregações através dos seus dons de milagres , curas, ajuda, governos e diversidades de línguas. Em l Coríntios 12:14, o corpo não é um membro, mas muitos cada um dos quais é necessário para a vida e produtividade do corpo.
É essencial que o novo crente espere no Senhor. Ele, a seu tempo, capacitara cada crente com um dom específico , que terá utilidade para o corpo em geral. Mesmo Paulo, que fora instruído nas Escrituras antes de ser salvo na estrada de Damasco, retirou-se para o deserto e ficou meditando e estudando as Escrituras por três anos antes de iniciar o seu ministério ativo (Gálatas 1:8).
Deus tem um ministério específico para você, e Ele o revelará quando você houver amadurecido.Nesse ínterim, entretanto, ele quer que você se desenvolva na vida cristã.
Qual a vantagem de ter comunhão numa igreja em que se crê na Bíblia?
Existem muitas. Além das que são evidentes, como aconselhamento, apoio e consolo de outros crentes, há também benefícios específicos relacionados com a organização da igreja.
Por exemplo, a Escola dominical, os estudos bíblicos e as reuniões semanais de oração são parte integrante das igrejas bíblicas.Através desse ensino organizado, iremos progredir mais rapidamente na compreensão da Bíblia do que poderíamos fazê-lo sozinho.
Também a manifestação do Espírito Santo, a “unção”, é mais provável que se dê com um grupo de crentes do que com indivíduos. Qualquer um que tenha participado numa reunião de avivamento sabe que isso é verdade.
Ainda mais, há o anseio que o novo crente desenvolve de ter comunhão constante com seus irmãos em Cristo. Assim como é natural que auqeles que têm laços familiares se sintam mais a vontade juntos. O crente se acha mais a vontade com sua “família” espiritual. Sente uma ligação muito especial com seus irmãos em Cristo.
Também precisamos dizer uma palavra sobre dinheiro, esse assunto desagradável mas necessário.
È o dízimo de fato necessário, ou não e. Sabemos que não é possível manter qualquer coisa sem dinheiro. Não podemos esperar que a igreja providência para nós um lugar de culto.
Um pastor e tudo mais sem os necessários recursos para manter todo o seu trabalho.
ML 3:8 - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
ML 3:9 - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
ML 3:10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Paulo escreveu, antes de visitar a igreja de Coríntios: “no primeiro dia da semana cada um de vós ponha a parte, em casa, conforme a sua prosperidade e vá juntando, para que não se façam coletas quando eu for”(lCo.16:2).
Jesus disse: “Daí, e dar-se-vos-a; boa medida recalcada , sacudida e transbordante, generosamente vos darão; por que com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” . Lc 6:38
As escrituras nos ensinam que precisamos sustentar nos ensinam que pertencemos com os nossos dízimos. Deus providência o necessário para a realização dos seus planos na terra, mas ele precisa usar os seus servos para isso. Freqüente a igreja que o alimento espiritualmente, e então faça sua parte suprindo as necessidades da igreja financeiramente.
O BATISMO EM ÁGUA
Qual é a significação do batismo em água? Ao confessarmos Cristo como nosso Senhor e Salvador com a nossa boca, não fizemos tudo que a Bíblia recomenda como garantia da salvação?
Há alguma razão para irmos além, como prova do fato da nossa conversão? Na verdade, há diversas razões.
A primeira delas é o exemplo de nosso Senhor enquanto esteve aqui na terra. As escrituras dizem: “Antes foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança, mas sem pecado”. Hebreus 4:15
Isto quer dizer que sua experiência humana foi perfeita- inteiramente sem defeito sem pecado. Devemos pois, tomar qualquer ação de Jesus na terra como sendo completamente dentro da vontade de Deus, o Pai. E o que foi que Jesus fez quanto ao batismo? Ele não só aceitou o batismo para si mesmo, mas insistiu nele.
Jesus foi a João Batista a fim de ser batizado no Jordão. Mas João lhe disse: “Eu é que preciso ser batizado por ti; Mas Jesus respondeu e disse: Deixa por enquanto, por que assim nos convém cumprir toda Justiça” Mt. 3:13-15
Assim João batizou o Senhor, que não precisava de purificação. Por conseguinte, é impossível negar a necessidade do batismo para todos.
Além disso ele é requerido nas escrituras. Pedro, pregando aos gentios, ordenou-lhes que fossem batizados:”Porventura pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que fosse batizados em nome do Senhor Jesus Cristo” (Atos 10:47,48)
Jesus, ao dar a grande comissão aos discípulos, inclui o ato do Batismo nesta que foi a mais importante das suas mensagens: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mt 28:19)
Assim temos um exemplo bíblico para o batismo e temos uma ordem bíblica para sermos batizados mas que é o batismo, e por que é tão importante?
A importância do batismo e semelhante a confissão pública da nossa conversão.
Nossa proclamação pública de submissão a Deus , e o ato de imersão em água como sinal do nosso arrependimento e disposição de ter nossos pecados lavados são paralelos. O batismo é um passo positivo e público, em que dizemos: “Sim pai, submeto minha vida a ti; e esta e a linha divisória entre a minha vida velha e a nova.”
O ato do batismo em água é uma experiência profundamente emocionante e espiritual . Você sempre lembrará dele com alegria.
A FONTE DE PODER – O ESPIRITO SANTO
Cristo sabia que os discípulos ficariam como ovelhas sem pastor quando Ele os deixasse. Por isso aconselhou a não fazer nada, até a ocasião em que ele lhes mandasse o “Consolador”. E o que aconteceria então? “... Mas vós recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra” Atos 1:8.
Os discípulos fizeram o que Jesus mandou. Permaneceram no cenáculo, orando enquanto esperavam pelo prometido dom do Espírito Santo.Quando chegou o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos unânimes num lugar.
O Espírito Santo caiu sobre o grupo como Jesus prometera, e ele então irromperam como um rio poderoso, mudando o curso da história num período muito curto.
No intervalo entre a morte e a ressurreição de Jesus, os discípulos estavam desanimados e derrotados ineficientes, como uma frota de navios sem leme.Mas quando Jesus os deixou pela segunda vez (ao acender aos céus), seu comportamento era tão diferente como o dia da noite. Em ambos os casos eles estavam sem a liderança pessoal do Senhor. Mas agora, bramiam como leões, ninguém conseguia detê-los e foram vitoriosos.Qual a diferença?
A diferença é que agora eles estavam cheios do Espírito Santo e com fogo(Mt 3:11) . Quem quer que leia a história da igreja primitiva não pode negar que algo tinha ascendido um fogo no meio deles!
E o que é que isso tem a ver conosco? Isso tem uma tremendo significado em nossa vida. Tão logo os discípulos ineficientes e fracos foram cheios do Espírito Santo, eles se tornaram espelhos de Jesus.Realizavam milagres, curavam e pregavam com extraordinário poder. E sabendo da importância da transformação que eles tinham experimentado, exortavam todos os convertidos a receber também o Batismo no Espírito Santo. (Atos 8:14-17). E não há na Bíblia sugerindo que esse poder do Espírito Santo tenha sido declarado inacessível em nossos dias. Sabemos que há literalmente milhões de crentes dedicados , eficientes e cheios do fruto, que atribuem todo o credito de sua eficiência à experiência do recebimento do batismo no Espírito Santo com a manifestação de línguas estranhas.
Mas a decisão fica com cada um. Deus nunca impõem sua vontade a ninguém. Se você escolhe não receber o poder do Espírito Santo em sua vida, essa decisão não vai afetar de modo nenhum a sua salvação, ou o amor de Deus por você , como filhos. Você não pode ser mais “Salvo” por buscar o batismo no Espírito Santo.
Mas há certas vantagens pessoais , bem como vantagens no programa de Deus. Todos os que recebem o batismo no Espírito Santo confirmam que a paz, alegria , serenidade e certeza um consolo imediatamente , trazem um consolo indescritível a sua vida dali por diante.
Mas esses mesmos milhões de cristãos cheios do Espírito Santo se apressarão em explicar que essa alegria e segurança não são a mudança mais importante. A diferença mais impressionante na vida dos crentes que receberam o batismo do Espírito Santo é a sua repentina transformação de crentes possessivos e inerentes em crentes produtivos , testemunha corajosas de Cristo. E são esses os obreiros que Deus precisa hoje.
Não se deixa enganar em sua preocupação com quantas das “línguas”. Ainda que o falar em línguas seja uma arma importante para a edificação pessoal ( 1 Co 14:2,3), não representa tudo de modo algum.
Todas as profecias bíblicas confirmam que estamos no fim dos tempos , e Deus esta congregando todos os que são chamados para serem salvos. Mas ele precisa de trabalhadores para a colheita. Precisa de obreiros dedicados e consagrados , bem firmado nas escrituras e armado com o fogo do Espírito santo, para saírem aos campos e chamarem aqueles que ele quer chamar. Nenhum cristãos pode ser tão eficiente como seria com ele.
Não deixe de se revestir dessa arma indispensável. As artimanhas de Satanás são muitas . Enfrentá-lo sem o Espírito Santo é sair para a batalha desarmado. A promessa está a disposição: AT 2:39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Avance e lance mão dessas armas. A promessa é para hoje e é para você.
A VONTADE DE DEUS PARA SUA VIDA
Cristo afirmou que a essência da vida é fazer a vontade de Deus. Ele disse em: JO 4:34 - Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Mas a Bíblia vai além destes exemplos de Jesus em relação a fazer a vontade de Deus. Nosso Senhor fez uma declaração surpreendente em : MT 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Neste texto ele procura sacudir da liturgia, crentes que acham possível desfrutar a glória celestial sem submeterem à vontade de Deus.
É evidente que devemos adotarmos uma atitude semelhante à do próprio Jesus. Ele delineou isso com clareza em JO 5:30 - Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
Davi declarou: SL 40:8 - Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Uma vez que você aceitou Cristo como Senhor da sua vida , é imperativo que você estabeleça a preferência dele para sua vida. A chave para conhecer a vontade de Deus, é conhecer o Espírito Santo de Deus.
Aqueles que comungam com Deus, precisam fazê-lo pelo Espírito.
É o espírito do homem que entra em contato com Deus. E nosso espírito de pode se expandir para se por em contato com o Espírito de Deus. 1CO 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
1CO 2:11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
1CO 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
2TM 4:22 - O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.
FM 1:25 - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.
É essencial, se vamos erguer nosso espírito a um nível compatível com o Espírito de Deus, que façamos pela imersão de nós mesmos no livro que Deus providenciou para o nosso sustento.
Jesus disse em: MT 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
E declarou que o alimento espiritual de que precisamos para expandir e crescer ao ponto de podermos ter comunhão com Deus, encontra-se na Palavra de Deus. Só pelo estudo piedoso da Palavra de Deus você poderá sintonizar com a essência de Deus, e aplicar essas mesmas verdades à sua vida. Então, é só você começar a viver uma vida realmente de conformidade com a vontade de Deus.
O Espírito Santo é seu mestre, enviado por Deus. Só mediante a orientação do espírito Santo podemos dirigir completamente as coisas de Deus em sua Palavra. E a sus palavra é tão cheia de alimento para nós que nunca chegamos a absorver mais do que uma pequena parcela dele.
Por exemplo, se nada tivéssemos à nossa disposição nas escrituras além dos capítulos 5 e 6 de Efésios, teríamos o suficiente para viver uma vida cristã. Tudo que Deus deseja que sejamos e façamos está contida nesses dois capítulos. Mesmo que tenhamos um bom número de recomendações nesses capítulos. Nossa orientação para a vida pode ser apresentada de modo ainda mais conciso.
Qualquer coisa que surge podemos perguntar a nós mesmos: “isso agrada a Deus”?
Este é o centro da vida cristã. Quando perguntamos a Jesus quais eram os mandamentos mais importantes, ele respondeu que as responsabilidades importantes da vida cristã são amar a Deus de todo coração, e tratar os outros como você deseja que os outros te tratem. Marcos (12:28,29). Ninguém que tem este pensamento poderá afastar da vontade de Deus.
Quando nossas ações e motivos estiverem em conformidade com a vontade de Deus , a pergunta seguinte é: O que é que Deus deseja especificamente que eu faça com a minha nova vida ? Onde posso ser mais útil para Deus na expansão do seu plano nestes últimos tempos?
Infelizmente, a grande maioria dos crentes novos julgam que a única maneira de servirem a Deus de modo eficiente é pela entrega formal de sua vida é a tarefa de pastor ou evangelista. De fato, alguns são chamados para essas atividades. Mas aqueles que lidera o rebanho não tem maior glória aos olhos de Deus do que o obreiro mais humilde que faz sua parte cooperando com ele.
Nenhum pastor ou evangelista pode fazer a vontade de Deus sozinho. O vizinho que leva o não crente a assistir a reunião de evangelização em que ele é salvo, não é menos importante do que o evangelista que prega.
O pastor que está no púlpito no domingo não poderia preparar o sermão se alguém não avaliassem das tarefas seculares durante a semana com freqüência pensamos que prestígio e posição são os critérios pelos quais Deus avalia a eficiência de seus obreiros. Mas o que a Bíblia diz a este respeito ?
“ Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34)
não se preocupe, portanto, com as minúcias quanto ao lugar em que Deus vai usá-lo no trabalho dele. Esteja certo de que ele o usará num ministério especifico, logo que você tenha amadurecido ao ponto de ele saber que você pode realizar a tarefa. Há uma infinidade de serviços necessários dentro do plano de Deus, e nenhum crente dedicado precisa se preocupar pensando que o perdeu de vista.
A Bíblia ensina que, como filho de Deus, somos chamados a servi-lo. Em 1CO 7:17 – diz: E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
Esta mensagem nos ensina duas coisas: A primeira é que Deus tem um trabalho específico para cada um de nós fazermos; e a segunda é que devemos ficar satisfeitos com a tarefa que Deus nos atribuiu, por que ela é importante no plano geral de Deus.
Há três campos básicos para a obra cristã, conforme Efésios 4:12 são eles:
1 – O aperfeiçoamento dos santos;
2 – A obra do ministério;
3 – A edificação do corpo de Cristo;
A obra do ministério é só uma das três áreas importantes estabelecida por Deus. Ser chamados por Deus para trabalhar de conformidade com a sua vontade e o seu plano, não quer dizer necessariamente trabalhar na posição de pastor ou evangelista. Muitos são levados, por outros ou por suas próprias emoções, a crer que o único trabalho de importante é a carreira do ministério.
O fato, porém, e que o ministério formal é só um dos aspecto do propósito mais amplo de Deus. E não é, de modo algum, o único aspecto importante.
O ministério no púlpito, ou o evangelista em sua campanha, são tão fraco como o general com o seu exercito. Nada funciona bem se houver partes faltando nenhum motor pode ajudar se todas as partes não estiverem lubrificadas e funcionando normalmente.
É assim também com a máquina de Deus. Cada parte é igualmente importante. Deus tem um lugar reservado para você. No tempo próprio, ele o revelará. Procura-se agora, para que quando o tempo vier, você esteja capacitado a fazer o trabalho dele com a eficiência que Deus deseja que você revele.
TEXTOS ADICIONAIS SOBRE OS ASSUNTOS TRATADOS NESTE TRABALHO
1) Reunir
A igreja é a assembléia dos santos chamada por Deus para fora do mundo, por isso ela deve reuni-se continuamente.
A importância das reuniões:
MT 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
HB 10:24 - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
HB 10:25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
LC 24:33 - E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,
LC 24:34 - Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
LC 24:35 - E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.
LC 24:36 - E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
AT 2:1 - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
AT 2:2 - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
AT 2:3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
AT 2:4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
2) A Bíblia
A origem da Bíblia
2TM 3:15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
2PE 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Conteúdo da Bíblia
JO 17:17 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
AT 5:20 - Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
Função da Bíblia
JO 5:39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
2TM 3:15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
1PE 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1PE 2:2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
MT 4:4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
SL 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
2TM 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2TM 3:17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Preciosidade e doçura da Bíblia
SL 119:72 - Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.
SL 19:10 - Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Como ler a Bíblia
EF 6:17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
EF 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
3) Igreja
O que é a igreja ?
MT 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
EF 1:22 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
EF 1:23 - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
1TM 3:15 - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
Elementos que constitui a igreja
1CO 1:12 - Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Aspecto da igreja
MT 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
MT 18:17 - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
4) Conhecendo a Cristo
Os títulos de Cristo
MT 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
MT 1:16 - E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
MT 1:23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
A pessoa de Cristo
RM 9:5 - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
JO 20:31 - Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
JO 1:1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
JO 1:2 - Ele estava no princípio com Deus.
JO 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
JO 1:4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
JO 1:5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
JO 1:6 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
JO 1:7 - Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
JO 1:8 - Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
JO 1:9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
JO 1:10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
JO 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
JO 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
JO 1:13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
1TM 3:16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
HB 1:10 - E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
Obra de Cristo
CL 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Ressurreição de Jesus
RM 4:24 - Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
RM 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
EF 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
EF 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
1PE 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
5) Oração
EF 6:18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Os meios de oração
HB 10:19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
HB 10:22 - Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
JO 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Benefícios da oração
MT 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
HB 4:16 - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
FP 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
FP 4:7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
6) Invocar
Os benefícios de invocar o Senhor
RM 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
RM 10:10 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
RM 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
SL 81:10 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei.
SL 116:13 - Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.
RM 10:12 - Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
SL 145:18 - Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
DT 4:7 - Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
LM 3:55 - Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra.
Deus vos abençoe,
Pr. Paulo Tomé
Sem comentários:
Enviar um comentário
Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!