quinta-feira, 13 de outubro de 2016

[Tema] - Sete Características de Um Homem de Deus


Na linguagem popular dos cristãos ou porque não dizer no “evangeliquês”, tornou-se comum usar a expressão “homem de Deus ou Mulher de Deus”, frases como: não mexa comigo pois sou mulher de Deus, ou porque sou homem de Deus, mas a coisas não são tão simples assim, pois o homem de Deus é composto de algumas qualidades ou características que são descritas na bíblia sagrada.
Usaremos a vida de Noé para enxergarmos algumas características de um verdadeiro homem de Deus.
1ª Característica: Homem justo e integro
 (Gênesis 6.9)
"Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus." (NVI)
 “Entre os seus contemporâneos, ou povo da sua época”
 Integro: perfeito, exato, reto
Justo: conforme à justiça, à equidade, imparcial, exato
Mesmo em meio a um povo rebelde e sem temor a Deus, aonde o pecado crescia desenfreadamente, o próprio Deus olhando para essa situação declarou que seu Espírito não contenderia mais com o homem, e que se arrependia de tê-lo criado. (esse "arrependia", foi uma colocação que o tradutor achou para expressar a tão grande tristeza que Deus sentiu).
Foi em um ambiente como este que Deus, olha para a terra e acha na graça na vida de Noé, pois dá testemunho dele, chamando-o de homem justo e integro.
“Portanto essa conversa que, dentro do lugar onde trabalho, estudo ou mesmo moro não tem como ser fiel a Deus é mentira do inimigo, pois é em ambiente difícil que a justiça e a integridade do homem de Deus têm que sobressair”
 2ª-Característica: Andava com Deus
(Gênesis 6.9 )"Ele andava com Deus."
 Andar: está ligado a companhia, viver, seguir, proceder, portar-se...
Isto fala de relacionamento, vida, conduta; a justiça e integridade de Noé não estava relacionado apenas para com os homens, ele tinha uma vida com Deus, ele andava com Deus.
Enoque também é um exemplo de alguém que andou com Deus, a narrativa da genealogia muda quando chega em Enoque, e diz: "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado" (Gênesis 5.24), quem anda com Deus (Cristo), muda história e marca a história, não somente passa pela historia, e tudo isso porque: Ele é antes da historia, atua na historia, está acima da historia, é o alvo da historia, ele dividiu a historia, é quem perdoa os pecados do homem cometido na historia e é o único que tem poder para mudar a nossa historia. Ande com Deus.
“Aquele que se diz ser homem ou mulher de Deus tem que andar com Deus, e é Deus quem dá testemunho dele, os homens apenas tem que reconhecerem este testemunho”.

3ª-Característica: Ouve a voz de Deus e coloca em prática o seu projeto -(Gênesis 6. 11-22)

Noé ouve a voz de Deus e começa a colocar em pratica tudo o que lhe é ordenado, Jesus ao falar daquele que edificou sua casa sobre a rocha ou sobre a areia em Mateus 7. 24-27, explica que aquele que ouve e pratica é sábio e edificou sobre a rocha, mas aquele que ouve e não as pratica é insensato e edifica sobre areia.
Ouvir a voz de Deus implica em acreditar em seu projeto, mesmo que aos nossos olhos pareça loucura, a nossa parte é crer e se preparar, pois a parte de Deus ele se responsabiliza.
Como no exemplo de 2 Reis 3. 14-20 “Cavar covas no vale”.
Quando os três reis (Jotão, Josafá e o rei de Edon) foram consultar o profeta Elizeu , eles vinham de uma marcha de sete dias sem água, eles iam contra Moabe, porém tanto os exércitos como os animais sofriam por causa da seca, mas ao consultar o profeta, e este só por causa de Josafá os atendeu e disse: "não vereis chuva e nem sinal de chuva, nem ventos, mas fazei covas no vale, porque amanhã o Senhor mandará água, e tereis para vós, vosso gado e vossos animais".
O que determinou o quanto de água cada um possuiria, foi o tamanho da cova que sua fé o impulsionara a cavar.
Projeto de Deus para Noé
Uma arca de madeira de cipreste, dividida em compartimentos e revestida com piche por dentro e por fora.
Comprimento: (135mts)
Largura: (22,5mts)
Altura: (13,5mts) andar superior, médio e inferior
Se não bastasse toda arquitetura do projeto, nunca havia chovido sobre a terra, ou seja, ele caminhava por fé, sem falar que a ordem de Deus era para que, depois de pronto recolher dentro da arca toda sua família e mais um casal de cada espécie de animal, e dos que iriam ser usado para sacrifício sete de cada.
O homem de Deus sabe, que por maior que seja o projeto aquele que lhe fez a promessa é fiel para cumprir, pois o querer e o efetuar pertencem a Deus, e que os detalhes são por conta dele. (Ex: Noé não perdeu tempo pensando como faria para colocar os animais na arca, pelo contrário ele se preocupou em construir a arca, porque ele sabia que a parte de Deus certamente aconteceria)
 4ª-Característica: O seu testemunho é verdadeiro dentro da sua casa
 Como pode uma família abraçar um projeto deste porte, juntamente com o cabeça ou líder da casa se não cresce que este verdadeiramente é um homem de Deus.
O problema hoje, é que existem muitos que querem abraçar mega projetos, mas não tem nem a credibilidade dos seus próprios familiares, pois seu testemunho não é verdadeiro dentro da sua casa, só é conhecido como homem ou mulher de Deus lá fora, porque dentro de casa, briga, fala mal dos outros, assiste coisas que não convém, etc.
Assim como na história de um menino, que certo dia que seus pais estavam com ele na igreja, disse a sua mãe:
-Mãe porque a gente não vem morar na igreja?
Sua mãe sem entender pergunta:
-Mas porque meu filho?
-Ah, mãe, é porque aqui o papai é tão bonzinho, e nos trata tão bem.
 Crença nossa: Talvez quando o Senhor falou a Noé, foi o momento de uma reunião familiar para apresentar o projeto de Deus para os seus. Quem sabe um dos filhos, ou mesmo a esposa se levanta e diz: - Se papai esta dizendo que Deus falou com ele, então é verdade, pois o papai é homem de Deus, vamos dar as mãos e ajudá-lo a realizar este projeto de Deus.
“Homem ou Mulher de Deus! O projeto de Deus começa dentro da sua casa, com a sua família, Noé não conseguiu convencer e nem salvar ninguém daquele povo, mas a sua família estava são e salva”
5ª- Característica: Não dá ouvidos as criticas, apenas faz o que precisa ser feito
Tarefa nada fácil é construir um barco deste tamanho, sabendo que nunca havia nem ao menos chovido, e ao termino Deus ordenou que ele com toda a sua casa entrassem na arca, juntamente com todos aqueles animais.
Quantas não foram as críticas que ele ouviu daqueles que o conheciam, ou mesmo o viram trabalhando com toda a sua família em um barco daquele porte, e geograficamente falando, longe dos rios e mares. "Para que um barco desse tamanho?"
6ª- Característica: Tem fé e confiança
Quando Noé entrou na arca fazendo tudo aquilo conforme Deus havia ordenado, o texto sagrado nos mostra que Deus selou a porta por fora, ("a porta que Ele abre ninguém fecha, mas a que Ele fecha também ninguém abre") e levou sete dias, até que viesse o dilúvio.
Crença nossa: Talvez os povos do lado de fora gritassem: “O Noé, já fazem dois dias que você está aí trancado com sua família e esse monte de bichos, e até agora nada de chuva!”, ou mesmo lá dentro: “Pai, não que eu esteja duvidando, mas hoje já é o quinto dia, o senhor tem certeza que foi Deus mesmo quem falou?”
Mas o homem de Deus tem fé e confiança, e sabe que quem lhe fez a promessa é fiel e não falha, espera em paz, pois sabe que vai vir chuva.
7ª- Característica: Deus se lembra dele
Na linguagem bíblica quando diz lembrou-se, não quer dizer que Deus havia se esquecido, mas sim, que vai mover-se de forma especial em favor daquele de quem Ele se lembra, e se necessário for move céu, terra e mar, para dar vitória.
Após o sétimo dia as águas do dilúvio vieram sobre a terra, as grandes profundezas do abismo jorraram, e as comportas do céu foram abertas, por um período de quarenta dias, as águas subiram até quase sete metros acima das montanhas, o texto diz que as águas prevaleceram por cento e cinquenta dias sobre a terra, então se lembrou Deus de Noé. (Gênesis 7)
“Imagine quanto trabalho gerou cuidar de todos aqueles animais, passar todos os dias que passaram, dentro de um mesmo lugar, quem sabe não passaram por algumas situações como: preocupação por achar que o alimento iria acabar, a convivência se tornando difícil, o cheiro forte dos bichos, e muitos outras situações que não temos nem noção.”
Por pior que seja a situação, não vale apena sair da arca, pois é o projeto de Deus para que a sua vida seja salva, é só por um tempo determinado, no momento exato Deus vai se lembrar de você.
O homem de Deus, Noé, resolveu crer no projeto que o Senhor determinou para sua vida, e quando Deus se lembrou dele simplesmente resolveu dar toda a terra como recompensa, disse a ele: pode sair da arca você e sua família com todos os animais, possuam a terra e habitem nela, pois estou dando-a a vocês. E qual o preço para tamanha recompensa? Somente crer no Deus que fez os céus e a terra.
Conclusão                                                                                                                                            
Temos que ser homem ou mulher de Deus de verdade, pois se formos só de nome, não adianta, não vai mudar nada.
Tenho um exemplo interessante: Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo, e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias dentro do seu laboratório em busca de respostas para suas duvidas. Certo dia seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção tentou que o filho fosse brincarem outro lugar, vendo que seria difícil procurou algo que pudesse distraí-lo. De repente se deparou com a figura de um mundo em uma revista, com uma tesoura recortou em vários pedacinhos fazendo um quebra cabeça. Perguntando ao filho você gosta de quebra-cabeça? Vou lhe dar o mundo para você consertar sozinho. Ele calculou que o filho levaria dias para recompor o mapa, pois nunca tinha visto antes. Algumas horas depois ouviu a voz do menino: Papai, papai! Já fiz tudo, consegui terminar tudo sozinho. A principio o pai não deu credito, pois era impossível a criança recompor um mapa tão depressa, ainda mais um que nunca tinha visto antes, mas mesmo assim veio conferir, e para sua surpresa o mapa estava completo, todos os pedaços haviam sido colocados e colados nos devidos lugares. - Você sabia como era o mundo meu filho? – Pai eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi ai que eu me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consertei o homem virei à folha e vi que tinha consertado o mundo.

Para melhorar alguma coisa neste mundo, temos que ser verdadeiros, homens e mulheres de Deus, aqui não é a nossa pátria, o céu é o nosso limite, mas enquanto a igreja ainda está na terra, temos que ser o sal da terra e a luz do mundo, a diferença, para que quando as pessoas nos olharem, não vejam a nós, mas sim a Cristo, o Senhor mesmo disse, que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Sua igreja, nada pode nos parar se estivermos Nele.

Deus vos abençoe,
Pr. Paulo Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!