domingo, 3 de janeiro de 2016

´[Apostilas] - Neemias



INTRODUÇÃO

O livro de Neemias foi escrito na Palestina, entre os anos 446 e 336 a.C., depois da Segunda viagem de Neemias para Jerusalém, no 32o  ano de artaxerxes.

O livro pode ser dividido em quatro seções:

Capítulo 1 a 7 – História de Neemias na Babilônia e os seus primeiros doze anos de governo na Judéia.
Capítulo 8 a 10 – Registro dos eventos acontecidos durante a restauração do muro.
Capítulo 11 a 12:26 – Seis importantes listas dos que voltaram do exílio para Jerusalém.
Capítulo 12:26 a 13:31- Registro da dedicação do muro e as medidas da reforma feita por Neemias no seu período de governo.

Propósito do livro: Mostrar o processo da reconstrução do Muro conectado com a reconstrução de Israel depois do cativeiro na Babilônia, dar informação a  respeito dos muitos problemas que Israel teve no seu renascimento como uma nação livre e revelar como essas dificuldades foram vencidas com a ajuda de Deus.

A reforma de Jerusalém somente poderia ser feita com pessoas com um caráter como o de Neemias. Era um homem que esperava em Deus e somente dessa forma a obra poderia ser realizada. Comparar seu nome – Neemias (Deus é meu deleite), com Salomão (homem sereno, ou homem de paz) e Moisés, que foi chamado de o homem mais manso da terra.

Algumas características de Neemias.

1-    Homem de oração – versículo 4 – orou, jejuou e chorou por alguns dias. Do mês de Quisleu (nov/dez) até o mês de Nisã (mar/abril).

2-    Ousado e objetivo – Versículo 6 2:5 – “...para que eu a reedifique ...” Sabia que Artaxerxes era o homem chave para sua tarefa e quais coisas deveria pedir ao rei.

3-    Desprendido – mesmo sendo copeiro do rei – cargo que incluía a possibilidade de morrer a qualquer momento – estando longe de casa e escravo numa terra estrangeira, sua preocupação constante não era a sua própria pessoa – “... eu nunca estivera triste diante do rei...”(2:1).

4-    Temente, reverente – 2:2 Saudou o rei com dignidade e honra, e não ousou se derramar antes de orar ao Senhor para saber exatamente o que deveria falar.

5-    Submisso – Sabia que sua prisão estava nos planos de Deus por isso tinha ampla liberdade de marcar data para voltar de Jerusalém. (2:6) Paulo disse da prisão, que a palavra não estava algemada. Ele também se submetia a uma situação desagradável, crendo que Deus estava por cima de todos os problemas. (2:5-7).


6-    Interessado e comprometido – Apesar de ter muito em que pensar no que dizia respeito à sua própria vida, seu coração estava preso em Jerusalém. Interessava-se em saber o estado do povo e comprometeu-se em fazer algo para libertar aquele povo da situação em que se encontrava. (1:2).

7-    Não esperava em muitos. Não dependia de muitas pessoas para realizar o querer de Deus. Como Gedeão que não contou com muitos homens para a tarefa dada por Deus, Neemias também não esperava que uma multidão o ajudasse no seu trabalho. (2:12).

Na oração de Neemias vemos algumas chaves que fizeram que seu pedido fosse respondido:

1-    Ele conhecia a natureza de Deus- Sabia que o Senhor é o Deus que sustenta a sua própria palavra. Deus guardador das alianças. (1:5)

2-    Coração sacerdotal-Ele comprometeu-se si mesmo nos pecados de seus pais. Viu que essa foi a razão do cativeiro e o arrependimento seria o requisito para ser novamente ajuntado das nações e colocado de novo na Judéia.


3-    Conhecia as promessas de Deus – Ele orou segundo as promessas que o povo havia recebido de Deus. Quando o Senhor promete alguma coisa Ele se interpõe como juramento, e Neemias sabia disso. Conhecia a Deus e as promessas para o povo de Judá.

4-    Conhecia os tempos e as épocas- “...dá-me graça, hoje diante desse homem...”(1:11) Ele sabia que chegara o tempo da libertação de Israel e sabia que aquele rei era o instrumento que Deus iria usar naquele momento.

O povo de Deus foi para o cativeiro por ter quebrado as leis do Senhor, (Jeremias 44) levando suas famílias a servir a outros deuses. Agora, o bondoso Senhor estava restaurando Seu povo, Neemias foi o homem escolhido para essa tarefa gigantesca e cheia dos milagres do Senhor.

Que esses breves comentários sirvam de desafio e ensino a cada um de nós na tarefa da edificação da igreja ao estado predeterminado pelo Pai Eterno. Que cada um de nós, juntamente com cada uma de nossas famílias esteja completamente envolvido nessa gloriosa obra, preparada para nós antes da fundação dos tempos e que, cumprida, encherá o coração do Senhor Jesus de gozo e contentamento. E que enfim, Deus possa receber das mãos do filho a obra terminada e perfeita, completada pelo seu Santo espírito operando em nossas vidas. Seja Deus gracioso para conosco e revele o seu poder sobre nós.

UM PEQUENO COMENTÁRIO DO LIVRO DE NEEMIAS


Consideração inicial


Temos de enfrentar lutas diárias contra as circunstâncias, contra a nossa velha natureza e contra satanás.

 

Neemias soube discernir isso e, por isso, foi um homem vitorioso. Ele soube discernir suas lutas e dificuldades. Soube apresentá-los ao Senhor   : Foi um homem vitorioso .


O nome de Neemias significa: ”DEUS É MEU DELEITE”.

O relato do livro compreende o período que vai de 445 a 400 a.C.

CAPÍTULO 1

O COMPROMISSO E A INTERCESÃO

Versículo 1:Neemias estava preso em Susã , longe de Jerusalém ( cerca de 1000 Km) no entanto não considerava preso do reino de Artaxerxes e sim servo do Senhor Deus ;sua atitude de confiar em Deus e na sua misericórdia revela isso . Paulo tinha esta mesma atitude –“Eu prisioneiro do Senhor...” Ef 4:1


Versículo 2 : Interesse de Neemias por seu povo que havia ficado em Jerusalém . Isto mostra que um homem ou uma mulher de Deus é alguém profundamente envolvido e comprometido com o povo de Deus.

Versículo 3 :A notícia trazida por Hanâni foi : “os que se acham na província “. Os judeus já haviam assumido a condição de província de Babilônia. Quando o povo esta cativo se transforma em sucursal da Babilônia. Ap. 17:5
Estão  em grande desprezo e miséria”:  O povo estava cativo também em Jerusalém .O povo peculiar de Deus ,a nação santa ,a rica herança e vinha do Senhor estava destruída pelos chacais pelos lobos.
O muro esta caído e as portas estão queimadas’”.- O povo estava sem proteção –Jó1:10;Is 60:18;Salvacão e louvor destruídos.

Versículo 4 : Choro por Jerusalém. Outra característica do homem de Deus: ele se compadece da situação do povo, assim como Jesus chorou por Jerusalém. Tristeza pelo povo, intercessão. Orar pela paz de Jerusalém. Sl 122:6

Versículo 5 : Neemias traz à lembranças de Deus sua característica de guardar as alianças e promessas; Chama-o pelo nome de YHWH- “DEUS GUARDADOR DE ALIANÇAS E  PROMESSAS” O povo havia esquecido da natureza de Deus, cumpridor de suas alianças. O trabalho de Neemias restaurar isto na vida de Israel

Versículo 6 : Oração dia e noite  pelo povo de Deus. Ministério sacerdotal: Neemias assume o pecado do povo, confessa-o r pede perdão a Deus para a nação. Se um líder não tem a consciência de sacerdote não tem condições de ser líder.

Versículos 8 e 9 : Neemias se apropria da promessa de Deus , apela para o cumprimento, pois havia confessado o pecado do povo e sabe o Deus disse que perdoaria seu povo  se este povo se arrependesse. Havia em Neemias uma mentalidade de sacerdote. Isto foi a mola mestra de todo o seu ministério: poderia se sacrificar pelo povo, numa figura do trabalho de Cristo .
Descobre que é chegado o momento da libertação do povo. Conhecia o tempo e a época que estava vivendo (1 Cr12   :32) e por isso produziu confiança e ousadia na oração .Conferir com Dn 9:2-19.

Versículo 11: Ora para que Deus toque no coração do rei Artaxerxes. Neemias é o copeiro do rei. Aquele  que, entre outras coisas, prova a bebida do rei para que este não morra por um eventual envenenamento. Isto quer dizer que Neemias trabalhava à sombra da morte todos os dias. Cristo se entregou a morte por nós sendo que éramos seus inimigos, como Artaxerxes era de Neemias.


CAPÍTULO 2

ORAÇÃO RESPONDIDA


Versículo 1 : Mês de Nisã . Neemias orou e chorou durante quatro meses. Não foi uma breve oração, mas um largo tempo no qual Deus lhe deu as instruções e lhe preparou o coração para a grande obra que estava para ser realizada. S e não estamos dispostos a clamar a Deus por seu povo que está sendo levado cativo, chorando por ele diante de Deus, dificilmente participaremos da libertação deste povo. Neemias nunca antes estivera triste. A desolação da cidade de Deus traz tristezas ao coração dos justos. Ez 21:6;22:30
Uma característica de Neemias: Nunca antes estivera triste diante do rei. Sua tristeza era interior, que não mudava sua atitude com os outros ou a qualidade de seu serviço. Tristeza por causa de Jerusalém e não por causa de sua situação pessoal.

Versículo 2: Oração respondida . Neemias tremeu. O temor deve sempre pautar a vida de um líder; temor da autoridade constituída por Deus.

Versículo 4 : Prudência para dar a resposta . Deus havia aberto a porta, mas vem a pergunta: como entrar?

Versículo 5 : Reverência diante da autoridade. Compenetração e responsabilidade. ”....para que eu a reedifique...”
Ele dava importância à cidade de Deus, o seu estado, e por isso ela seria reconstruída.

VERSÍCULO 6: Neemias tinha consciência de que estava no cativeiro por vontade de Deus ,por um plano de purificar e disciplinar o povo ,por causa dessa consciência ele marca um prazo para voltar ,sem aproveitar uma ocasião para escapar. Como José que recebeu as chaves de uma prisão, ele poderia administrar o tempo em que passaria fora.

VERSÍCULO 8: Deus respondeu a oração. Conferir com 1:11.

VERSÍCULO 9:Proteção dada por Deus através do rei, para a execução da obra . Deus provê segurança para aquele que anda no temor do Senhor, Sl 91.

VERSÍCULO 10: Nasce a oposição que não existia enquanto Neemias estava fazendo o serviço de copeiro. A oposição é o resultado natural quando se começa a fazer a obra de Deus.

Aqui surgem dois dos três personagens que vão operar contra Neemias e o povo de Deus.

Sambalate, o horonita-Seu nome significa “O deus lua  Sim deu vida”. Ele era de uma região de Moabe- Horonaim- Entre outras coisas esse nome significa “cova de serpente”. Ela representa nessa história presença do diabo (adversário).
Tobias -“Jeová é Deus” –Amonita (Amom filho de Ló com sua filha)- É sobrinho de Abraão, portanto tem parentesco com os judeus. Ele representa a carne, pois esta está bem perto de nós. Tem um certo “parentesco”.
O outro personagem é Gesém – (gashmu) - (chuva) é um arábio, alguns escritores o situam como um sheik Árabe  . Pertencia a um povo chamado de hagarenos sendo descendência de Hagar e Ismael.
Esse povo tinha como característica ser nômade, isto é, não tinha um lugar fixo, habitavam em tendas e saqueavam as cidades sem muros. Ele representa as circunstâncias da vida e o mundo.

VERSÍCULO 11: Três dias. O mesmo tempo de Josué (Js 3:2) , os espias (Js 2:16,22), Ester (Et 4:18), Esdras (Ed 8:32),Jonas (Jn 1:17),Paulo (At 9:9) e Jesus (Mt12:40).
Três dias de morte onde o grão de trigo desaparece na terra e aparentemente não existe mais. A obra entra em compasso de espera. Mas nesse tempo está germinando por baixo da terra. O inferno está devolvendo a autoridade que possuía e Jesus está recebendo as chaves da morte.
A vontade humana está sendo subjugada e a vida de Cristo está prestes a vir a tona com força plena.
Três dias: Tempo e atitude de identificação com a morte de Jesus, e descanso completo no seu trabalho e na sua força. Rm 6:1-14; Hb 4:3,8-10;Jo 6:29.Nosso SHABAT Jesus .Ele é o descanso de Deus: Deus se satisfez com a obra do Filho.

VERSÍCULO 12: Homens que acompanhavam Neemias, à noite: participantes na obra, na disposição e fé de seu líder, ainda que não compreendessem tudo. Neemias não abriu seu coração a todos (ver 16). Aqui existe um princípio de lealdade Ver em 2 Sm 3:31-36 a lealdade de Davi para com Abner

VERSÍCULOS 13 - 16: Verificação do estado do muro. Contemplou à noite cada porta, todo o muro. O fato de contemplar à noite ajudava a ver somente o queria ver sem ser ofuscado pela luz do dia. Contemplar à noite também fala das vigílias noturnas nas quais se recebe revelações da parte do senhor a respeito da igreja, sua obra.

VERSÍCULO 17: Neemias faz a convocação do povo à reedificação do muro para deixar de vergonha diante dos povos.
VERSÍCULO18: A resposta do povo foi fortalecer as mãos e partir para edificação.

VERSÍCULOS 19 e 20: Primeiro ataqueZombaria, desprezo, calúnia. A resposta de Neemias foi invocar a participação de Deus no empreendimento.

Os opositores da obra não têm:
-Parte- Não são do corpo :Jo 6:53-58; 1 Jo 2:19; Sl 1:5.
-Direito-Não tem filiação: não são filhos- O filho tem direito legal –Jo 1:12,13;3:5,6;At 8:21;Ef1:5.
-Memorial-Nome escrito no livro de Deus: Ex 32:32,33; Ed2:62; Dn12:1; Lc10:20:Fl 4:3.


CAPÍTULO 3

CHAVES DA EDIFICAÇÃO

As palavras chaves deste capítulo são “ao seu lado” e “junto a este”. Também é visto de forma marcante a boa coordenação de Neemias e a cooperação do povo. Defronte a sua casa-outra expressão importante nesse capítulo. A restauração da igreja passa pela restauração de cada casa que a compõe.

VERSÍCULO 1: Eliasibe-(Deus restaura), o sumo sacerdote , com os sacerdotes seus irmãos, começa o trabalho.
Começam pela porta das ovelhas. Lugar por onde entravam os rebanhos que vinham para o sacrifício. Construíram consagraram e continuaram a construir.

VERSÍCULO 2: Junto dele: Homens se dispuseram  a trabalhar juntos para que a obra fosse feita . Homens de Jericó - pessoas que não moravam em Jerusalém, mas queriam vê-la restaurada  . Não estavam alheios como se a obra fosse dos outros e não sua.
O fato de haver diversas classes sociais envolvidas no trabalho mostra que o senhor chama indistintamente  a todo que é do seu povo para o trabalho.

VERSÍCULO 3: Os filhos de Hassená restauraram a porta dos peixes. Lugar por entravam os pescadores com os peixes do Jordão e do Mar da Galiléia. Aponta para uma restauração do pescar pessoas através do Evangelismo.

VERSÏCULO 5: Segundo ataque – Resistência e negligência no ministério- Mt 25:42,43; Nm 32:6,7: Jr48:10 .
Os tecoítas trabalhavam no muro, mas os seus principais não sujeitaram o pescoço ao trabalho.

VERSÏCULO 6: Repararam a porta velha. Fala de restauração das verdades antigas do Senhor, que foram esquecidas ou quebradas. Batentes, trancas e ferrolhos. O louvor começa a ser restaurado. A segurança da cidade começa a ser novamente vista.

VERSÍCULO 8: Ourives, perfumistas. A diversidade de pessoas envolvidas mostra como o Espírito Santo de Deus capacita e usa a todo aquele que se dispuser em novamente em suas mãos.

VERSÍCULO 10: AO SEU LADO:  Fidelidade no cumprimento de suas responsabilidades pessoais. Defronte de sua casa. Cada um  se comprometendo com a segurança de sua casa, com a proteção de sua família . Provérbio inglês: “ se cada um limpar defronte de sua casa, a rua será limpa”.

VERSÍCULO 12: Salum e suas filhas. Todos estavam envolvidos e  animados com o seu trabalho. Os pais transmitiam aos filhos a necessidades de se dedicarem ao serviço do Senhor, e para isso, trabalhavam juntos, dando o exemplo e mostrando como fazer.

VERSÍCULO 13: Restauração da porta do vale. Esse era conhecido como Vale de Hinom. Lugar onde alguns pais sacrificaram seus filhos a Moloque ( 2 Cr 28;33:6).
Restaurar a porta do vale é abrir uma porta para aqueles que estão no “Vale da sombra da morte”, com suas vidas e suas famílias arrasadas. Quem restaurou a porta do vale de Hinom foi Hanum (Misericordioso-Aquele que parou para levantar o abatido) e o povo de Zanoa (Aquele que foi rejeitado, desprezado).

VERSÍCULO 14: A porta do monturo. Lugar por onde o povo sujeira da cidade. A igreja precisa aprender a levar para fora toda sujeira do pecado. Assim como Jesus levou para fora todas as nossas transgressões. Ele foi o nosso bode expiatório. A cruz no gólgota é a nossa porta do monturo. Essa porta foi restaurada por Recabe, filho de um governador. Isso mostra que não existe trabalho nenhum indigno demais para nenhuma pessoa na igreja.

VERSÍCULO 15: Porta da fonte. Lugar que recebia as águas do aqueduto e do túnel feito por Ezequias. Essa fonte servia o poço de siloé (enviado). Quem reedificou foi Salum  (retribuição, recompensa ).Deus quer fazer com que a igreja tenha em si uma fonte que jorra para a vida eterna. Fonte para as nações sedentas (Ez 47-o rio que era saúde para as nações). E isto ela só irá conseguir se estiver cheia de Jesus, aquele que é Enviado, pois ela mesma é enviada de Deus aos gentios.

VERSÍCULOS 20 - 23: Defronte a casa de Eliasibe. Proteção providenciada para os sacerdotes.

VERSÍCULO 28 : Porta dos cavalos- Possivelmente a porta por entravam os cavalos dos reis para os estábulos. Os sacerdotes cuidando da proteção de sua casa e de Jerusalém. Defronte a sua casa.
Há neste capítulo princípios de liderança eficaz que devem ser observados:

1) COORDENAÇÃO-Cada um sabia o que exatamente deveria fazer. Para isto foi claramente instruído e autorizado.
2) COOPERAÇÃO-Os trabalhadores não se preocupava com a sua posição pessoal e sim com o bem estar do seu irmão, ajudando-o e protegendo-o.
3) APRECIAÇÃO-Neemias conhecia cada líder pelo nome e aprovava seu trabalho sem transformá-lo num número de estatística.
4) ACABAMENTO-O trabalho começava e terminava.
5) COMUNICAÇÃO-O contato entre os trabalhadores era eficiente e isto acontecia também com a liderança. Havia ordens claras e objetivas.


CAPÍTULO 4

OPOSIÇÃO NA OBRA

VERSÍCULOS 1-3 : Terceiro ataque- inimigo irado – O povo é escarnecido.
Ira – resultado de frustração, humilhação e medo de rejeição.
Oposição externa, portanto incontrolável. Só se controla o que está no alcance de nossas forças. O que está fora deve ser colocado diante de Deus, e Ele tomará o domínio da situação.
Objetivo da oposição: parar a reconstrução e impedir que o sacrifício fosse restaurado na vida do povo de Deus.
Lembramos que a casa de Deus é lugar de sacrifícios. (1 Pe 2:5).
Método de ataque :  Diminuir a auto-estima “Vocês são fracos”- “Quem é você ? ” – Falta de auto-aceitação. O poder de Deus se aperfeiçoa nas nossas   fraquezas.

VERSÍCULO 4 : Resposta de Neemias :Oração e trabalho. O serviço não parou. “A força do cristianismo é vencer as oposições enquanto cumpre as tarefas pré-determinadas.”

VERSÍCULO 6 : O muro chegou a metade. Muro = Salvação (Is 6;60:18) O povo tinha ânimo porque  o líder  tinha  entusiasmo no que fazia.

VERSÍCULO 8 : Quarto ataque- Unidade do inimigo (Gn 11:6;At 4:27). Miriã e Arão (Nm 12). Coré e os duzentos e cinqüenta príncipes (Nm 16); Ananias e Safira: unidos para destruir. Resposta: unidade em oração (At.4:24-31).

VERSÍCULO 10: Quinto ataque :Homens de Judá “não podemos”. DESÂNIMO= arma sutil e poderosa que satanás lança no meio do povo de Deus. Resposta: Confiança em Deus e trabalho. (Judá- Deus seja louvado). Os príncipes de  Judá foram colocados à frente da procissão da construção . Lugar de adoradores na obra de Deus : à frente do povo.

VERSÍCULO 11: A oposição entra no arraial, lança suas raízes para parar e destruir  a obra . Tobias tinha parentesco com Eliazibe, o sacerdote- alianças erradas destroem o trabalho de Deus  em nossas vidas (Js 9 ).- Josué e os Gibeonitas: aliança errada.

VERSÍCULO 12 : Sexto ataqueMedo: De todos os lugares subirão contra nós! O medo até a uma certa altura pode produzir em nós atitudes de  prudência; mas, depois deste ponto ele tende a parar naquilo que devemos fazer, porque queremos nos preservar , e ai, a obra não é feita. ( 1 Jo 4:18;Rm 8:15)

VERSÍCULOS 13-16 : Resposta ao ataque : colocar as famílias em lugares baixos e em lugares ainda abertos. Cada chefe trabalhando, vigiando e sendo supervisionado . Neemias e seu grupo supervisionavam o trabalho de cada pessoa. Pelejar pelos irmãos ,filhos ,filhas, mulheres, e pelas casas. Eles não estavam lutando por pessoas desconhecidas e sim por aqueles que estavam bem próximos de suas vidas, cujas as perdas seriam sentidas.

VERSÍCULOS 14-20 : Cada pessoa no seu lugar e pronto para lutar. Ao lado de Neemias estava o que tocava a trombeta “onde a trombeta soar”- SHOFAR = instrumento usado pelos sacerdotes para comunicar ao povo uma direção geral (Nm. 10). Voz profética de Deus para o seu povo. A trombeta tocará e o povo se reunirá para a luta. A última trombeta tocará e reunirá o povo para a vinda do senhor.
-Josué 6 – A trombeta soando e os muros caindo.
-Apocalipse 18- A grande voz soando e a Babilônia ruindo.
-1 reis 1-O chifre ( SHOFAR) sendo usado para ungir o rei.
Metade dos moços trabalhava no muro e metade empunhava a lança. Consciência de função e da importância do seu papel.V.16

VERSÍCULO 19: A trombeta iria unir o povo num só objetivo.
VERSÍCULOS 21-23: A metade empunhavam lanças . Deitavam- se  prontos. Vigilância constante. Não largavam as roupas durante os 52 dias da reconstrução.( Exceto para se lavar, segundo algumas traduções).
A obra de Deus gera em nós várias coisas:

1) Restauração e intercessão.
2) Ministério ao senhor e ministério ao povo.
3) Cuidado com os de dentro e Evangelismo.
4) Indo no caminho e falando a palavra.

CAPITULO 5

CLAMOR CONTRA A OPRESSÃO E A INSENSIBILIDADE

VERSÍCULOS 1-5: Sétimo ataque: Murmuração: O povo estava necessitado e houve murmuração. A situação era estranha. Opressão por parte dos próprios judeus.
Situação normal: Pobres e ricos num mesmo grupo.
Situação anormal: Tensão entre classes sociais. As casas, vinhas e terras hipotecadas.
Vontade de Deus: Generosidade para com os necessitados. ( Ex 22:25,26;23:1-9)
Os nobres e magistrados haviam se endurecido no cativeiro, aprendido a oprimir, perdendo a sensibilidade para com os seus.
Com pressão financeira a obra é prejudicada, pois a falta de tranqüilidade impede o bom andamento do serviço.
O povo clamava. Estava escravo das dívidas. Os filhos tinham sido vendidos. Quantos filhos são vendidos em troca de dinheiro em nossos dias! Quando há inversão de valores a escravidão é inevitável. Passa-se a ser escravo das coisas que se almeja de forma desmedida.
VERSÏCULOS 6 e 7: Neemias se aborrece e medita sobre o assunto antes de tomar qualquer atitude. O verdadeiro líder se levanta contra a injustiça praticada no meio do povo.
VERSÍCULOS 7-10: Os nobres e os magistrados são chamados diante de toda a congregação e ali são repreendidos. Eles eram os que deviam ensinar como viver. Neemias dera o exemplo comprando os escravos judeus e emprestando dinheiro aos que precisavam. Cada servo de Deus deve ajudar a seu irmão a sair da escravidão, seja ela qual for.
VERSÍCULO 8: Neemias e seus irmãos estavam resgatando os escravos segundo as próprias posses. Isto é, eles estavam usando o que tinham para libertar os cativos.
VERSÍCULO 9: Neemias fala que um tipo de atitude correta para com os próprios irmãos traria um bom testemunho
aos povos.
VERSÍCULO 10: Pede que os mais abastados deixem de mão os possíveis ganhos com os empréstimos aos pobres. (Ex 22:25; Dt 23:19,20; Sl 15:4,5)
VERSÍCULOS 11-13 :Chamada a uma tomada de posição e comprometimento formal com as necessidades de seus irmãos, diante dos sacerdotes. Neemias leva os maiorais a prometer solenemente ajudar aos irmãos mais pobres. Neemias faz uma imprecação – penalidades para o infiel à aliança.
VERSÍCULO 14 : Como Paulo , Neemias não usa de algo que era seu por direito , tendo em vista que o povo não poderia suportar  o peso. Isto mostra temor ao Senhor e respeito ao povo de Deus.
VERSÍCULO 17-19: Neemias estava interessado no bem do povo e na sua vida, por isso investia sua própria vida e seus bens para benefício do povo da nação. Tinha o coração hospitaleiro como deve ser o líder.


CAPÍTULO  6

O MILAGRE SE FEZ

VERSÍCULOS 1 : Os muros estavam construídos e não havia brechas .Nossa vida espiritual se desfaz quando as brechas não são fechadas. Pelas brechas flui a energia que recebemos pela palavra de Deus e oração. Brechas são áreas da vida que estão abertas para as coisas alheias à vida de Deus , por onde Satanás passa a Ter o controle ( Jo 14:30).
As portas ainda não tinham sido todas colocadas. Como Deus faz: primeiro estabelece a salvação, então  flui o louvor como conseqüência ( Sl 51:12;Ml 4:1,2).
VERSÍCULO 2 : Oitavo ataque: Subversão com convites ao descanso: O inimigo sempre usa coisas e situações agradáveis para iludir o povo de Deus ( Gn3:6;1 Jo 2:16). Planícies de Ono-Esse nome tem o sentido de força, poder, sucesso pessoal. O convite aqui era completamente carnal. Era apelo ao cuidado das coisas dessa vida, e cuidar de si mesmo.
VERSÍCULOS 3 e 4: A consciência do trabalho, sua parte nesse trabalho, a importância da obra, o envolvimento de Neemias, tudo isso estava claro no seu coração e isso impediu de parar para atender a convites tão insistente. Seus olhos estavam postos no alvo de sua vida e nada demoveria disso ( Fl3:12;Hb 2:1).
VERSÍCULOS 5 e 6 : Nono ataqueCalúnia e fofoca: Armas terrivelmente eficazes. São verdadeiras bombas que, lançadas com perícia, podem abrir grandes brechas no meio do povo. E o inimigo sabe muito bem fazer isso. ”Estão falando por aí”, maneira de confundir, pois não se determinando a fonte é mais difícil de consertar. Uma carta aberta: todos leriam os de espírito forte e os de espírito fraco. A semente estava lançada nos corações, o trabalho do inimigo agora era cultivar e avivar o fogo da cizânia, da dissensão. Neemias entrega sua vida ao Senhor e continua no seu trabalho. OBS: Uma carta era algo custoso e trabalhoso naquela época. Isso mostra o que o inimigo investe quando pretende nos derrubar.
VERSÍCULOS 7-10 :Décimo ataque: Convite à oração. Suposta espiritualidade: Se Neemias sabia de seu trabalho, sua chamada, não era mais preciso consultar sobre isso. Outra arma do inimigo é o engano espiritual, a dúvida. Discernimento e persistência no trabalho são a resposta a esse tipo de ataque
Convite à fuga: Usando o medo da morte o inimigo tenta levar Neemias a cuidar de sua própria vida, resguardando-a .
Quem perder a vida por amor de mim esse a ganhará. As leis do reino de Deus são diferentes.
VERSÍCULO 11: Resposta-Perseverança na visão, trabalhando, com temor profundo e conhecimento de sua própria pessoa. Isto fez com que Neemias não atendesse o convite à fuga.
VERSÍCULO 12: O seu conhecimento da palavra, da natureza de Deus e da própria natureza impediu-no de fazer o que o falso profeta lhe indicava.
VERSÍCULO 14: Um grupo de profetas falou várias vezes, o mesmo assunto. A confirmação  de uma palavra não é a simples repetição, mas a concordância com a palavra escrita de Deus. O fato de muitas pessoas estarem falando a mesma coisa não significa que Deus está nisso. Neemias entendia que a palavra não lhe autorizava entrar no templo r portanto pode perceber que não era Deus que estava falando.
VERSÍCULO 15: Acabou-se o muro. Num grande milagre, diante de todas as impossibilidades, o muro fora erguido em 52 dias.
Esse muro tinha aproximadamente 7400 metros de extensão. Ainda que ele todo não estivesse derribado, ainda assim o projeto era grandioso, pelo estado das pedras ( calcinadas- queimadas, que esfarelavam – 4:2 ), pelo tipo de pessoas que estavam normalmente como pedreiros. Suas pedras eram pesadas, algumas com até 300 quilos.
Uma das características do Senhor é que Ele sempre termina o que começa. O problema de nós cristãos é que não levamos adiante empreendimentos que nos propomos realizar quando estamos naqueles momentos de profunda emoção. Alguém disse que o que importa não é como começamos algo e sim como terminamos. Não é do querer de Deus que comecemos muitas coisas e sim que comecemos coisas pequenas e que terminemos  ( Ef 6:13).
VERSÍCULO 16: Efeito produzido nos inimigos: abatimento, frustração. Percepção da presença de Deus no meio do povo de Deus.
VERSÍCULOS 17 e 18: Décimo- primeiro ataque: Alianças erradas: Cartas iam e vinham. Uma arma portentosa usada pelos inimigos de Neemias . Eliasibe sumo sacerdote, Secanias, guarda da porta oriental e Mesulão, talvez um dos porteiros: homens chaves que tinham alianças com Tobias. Esse homem sabia onde devia Ter raízes, onda deveria colocar seus tentáculos na vida de Israel.  Seu interesse era destruir o povo de Deus, usando casamentos (5:18;13:4,28) por isso fez alianças com aqueles homens que não tiveram bom senso de evitar isso.
VERSÍCULO 19: Fofocas, mexericos, falsas impressões, aparências transmitidas de qualquer maneira, e também , tentativas de “vender” uma imagem boa de Tobias, tudo isso foram armas que Neemias enfrentou e venceu. Coisas que, se são levadas a sério, podem destruir igrejas inteiras. Precisamos levar a sério sim, mas colocando essas coisas diante de Deus, continuando o nosso trabalho sem que o julgamento do mundo nos afete ( 1 Co 4:1-5).

CAPÍTULO  7


RESTAURAÇÃO DO SERVIÇO (MINISTÉRIOS) NA CASA DE DEUS


VERSÍCULO 1 : Depois de haver terminado a reconstrução do muro, Neemias começa a restabelecer os ministérios nos seus lugares.
Primeiro a salvação, depois serviço. A salvação é a condição para que sirvamos a Deus em plenitude.
Não há serviço perfeito sem perfeita salvação.
Serviços restaurados:
Porteiros: encarregados de introduzir o povo diante de Deus, na sua cidade.
Cantores: adoradores e estimulavam o povo a adorar.
Levitas: responsáveis por todo o trabalho na casa, o altar, os sacrifícios
VERSÍCULO 2 : Fiel e temente- Critério de escolha para o serviço é baseado e fundamentado nas qualidades do caráter e do espírito do homem. Não há, neste e nos outros textos onde há escolha de homens para o serviço de Deus, nenhum princípio baseado em qualidades puramente intelectuais. Os homens que Deus usa são, antes de tudo, espirituais (At 6 ; Ex18; Tt1).
VERSÍCULOS 3 e 4 : As casas não haviam sido edificadas, a cidade era espaçosa. A cidade precisava de casas edificadas para consolidação do trabalho. Os espaços precisavam ser preenchidos. O muro protegia as casas, e essas protegiam os muros.
VERSÍCULO 5: Os muros no lugar. Chega o momento de fazer a triagem. As pessoas precisavam saber sua origem, sua filiação para fazer parte da cidade. O  registro começa a ser feito, baseado na genealogia que representa para nós o novo nascimento em Cristo.
VERSÍCULOS 7,61,70: É exigida a purificação do sacerdote. Cada um dos sacerdotes tinha de Ter clara a sua genealogia, sua procedência. No registro havia a separação dos puros e impuros. À medida que o trabalho vai se solidificando, a luz vai se tornando mais clara e a pureza no ministério vai sendo mais exigida. Em tempos de transição muita coisa é deixada em estado de pouca limpeza, até que Deus dê mais luz.
Os homens que não se submeteram a palavra de Deus, fugiram para o Egito fazendo aliança ali ao invés de à Babilônia para serem tratados e purificados por Deus, perderam o seu lugar no ministério (Jr 44).
VERSÍCULO 70 : Cabeças de família – aqui se começa a ver a importância dessa figura que durante o cativeiro foi esquecida: os cabeças de famílias. Durante a construção, os cabeças de família trabalhavam na edificação dos muros como outro qualquer, mas aqui ele começa a tomar o seu lugar e importância espiritual na vida de Israel, cooperando e construindo para a consolidação da obra.
No cativeiro as ordens de comando são invertidas: os reis da terra tomam o lugar dos pais ; as mulheres não se submetem, tomam para si os mesmos “direitos”, sem serem capazes dos mesmos deveres ; os filhos tornam-se independentes mais cedo, e não prestam conta de suas ações. Tudo isso é produto de cativeiro.
Em Israel os cabeças de família tomam os seus lugares e isso vai até o capítulo 13 num trabalho difícil , o qual, Neemias pede, seja lembrado diante de Deus.


CAPÍTULO  8


RESTAURAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO POVO

Devemos lembrar que o motivo pelo qual o povo foi levado para o cativeiro foi o Ter abandonado a lei do Senhor.
Agora Neemias começa o verdadeiro trabalho do interesse de Deus. A  reconstrução do muro era necessária para conter e proteger o povo que Deus iria trazer do cativeiro, e para que a cidade fosse  testemunha do cumprimento da promessa de Deus, lembrada por Neemias no capítulo primeiro.

As metas de um verdadeiro avivamento:
1-Volta ao governo de Deus.
2-Purificação constante pela palavra de Deus.
3-Restabelecimento do princípio de vida em família, onde cada um ajuda seu irmão.

VERSÍCULO 1 : O povo se reúne na porta das águas . Aqui havia um só coração desejoso de agradar à Deus . Neste momento é iniciado um grande avivamento em Israel . O povo que havia esquecido da lei de Deus, volta-se para escutar a palavra através de Esdras e outros homens.
Há um fato interessante aqui que convém ser mencionado: O lugar onde estavam reunidos era uma praça que ficava diante da porta das águas , que servia de entrada para as águas que vinham da fonte de Giom antes de Ezequias canalizá-las ( 2 Cr 32:30; Is 22: 9-11). Essa situação , ou seja o fato de se ler a escritura nesse lugar nos faz lembrar que quando  Nebuzeradã veio à Jerusalém , em nome de Nabucodonosor acabar com a rebeldia do povo em relação aos Caldeus, uma das coisas que fez foi destruir o mar de bronze no templo. Ora, o mar de bronze era a figura da purificação pela palavra, quando entramos diante do Senhor ( Jo 13:1-11; Ef 5:26). O sacerdote parava diante da bacia de bronze para lavar seus pés e suas mãos antes de entrar para oferecer o incenso ( Ex 30).
Quando o povo deixou de se olhar na palavra de Deus para purificação de suas vidas, Deus fez com que Nebuzeradã levasse o bronze da bacia para o cativeiro mostrando que o povo estava sem um espelho para sua limpeza (Tg.1:22-24).
Neemias estava fazendo o povo voltar para o lugar da purificação, o outro lugar não seria melhor  que a Porta das Águas.
Versículos 2 e 3
Esdras ajunta todos os que podiam entender, e o povo estava atento desde a alva até ao meio – dia.
Versículo 4
Homens que estavam diante do povo nessa hora:
Esdras (auxílio), Matitias (Dom de Deus), Sema (aquele que ouve), Anaías (Deus tem respondido), Urias (chama de Deus), Hilquias (porção de Deus) e Maaséias (obra de Jeová); Pedaías (Jeová tem preservado), Misael (quem é como Deus?), Maiquias (rei para Jeová), Hasum (rico), hasbadana (juiz considerado, honrado), Zacarias (Jeová foi lembrado) e Muzulão (amistoso).

Versículo 6
O povo se Rende ao Senhor em adoração, com o rosto em terra declarando, com essa atitude que estava arrependido.
Princípio do avivamento: arrependimento, confissão de pecado e confissão.
O cativeiro é a conseqüência da ausência da lei de Deus na vida do homem. (Jo 8:34; 1Pd.1:22 ) A ida para a babilônia era a materialização de um cativeiro espiritual no qual o povo estava. Ver a história de Manassés (2 cr 33). O povo agora faz o caminho de volta (Rm 5:14-21).

Versículo 7
O muro estava restaurado – salvação restaurada, a lei estava sendo lida para o povo e esse afinal estava no seu lugar: diante do Senhor.
O que caracteriza uma boa pregação:
1-   Leitura das Sagradas Escrituras.
1-    Falar no mesmo sentido do que está escrito.
2-    Fazer com que as pessoas entendam perfeitamente.

Versículo 9
Reação natural: choro e alegria. As emoções vindas da descoberta de seu próprio estado fazem com que o povo chore (At 2:37). O povo chorava porque percebia o seu estado espiritual, e havia compreendido a razão do cativeiro: “...todo o povo chorava...”
Neemias e Esdras mostram ao povo que Deus estava trazendo libertação para eles e para os que não estavam ali. Era tempo regozijo.

VERSÍCULOS 10,11 e 12 : O povo regozijou-se grandemente porque entendeu a lei que estava sendo explicada. Estava sendo lavado. Agora não era para ficar parado gozando os benefícios da palavra que havia sido revelada, e sim enviar porções gordas aos que não tinham. Vemos aqui o princípio de missões, Evangelismo e assistência.

VERSÍCULO 13 : Os cabeças de famílias os sacerdotes e os levitas vieram a Esdras para ouvir a lei. Percebe-se aqui um espírito voluntário, um povo que queria consertar vida e também pode-se ver que o princípio de restauração da igreja é iniciada naqueles que são chaves.

VERSÍCULOS 14 a 17 : Celebra-se a festa dos tabernáculos: A festa que fala da presença de Deus no meio de seu povo, cumprimento do nome Emanuel: Deus conosco. Depois do arrependimento e volta à palavra de Deus, a presença do Senhor acontece no meio da congregação ( At 3:19-21).

VERSÍCULO 18 : A lei foi lida, dia após dia, durante sete dias. No oitavo dia o povo se reuniu em assembléia solene. Pela lei, era o dia de oferecer sacrifícios. ( Lv23)

17 evidências do avivamento espiritual:

1-Choro ao ouvir as escrituras (convicção) -v.9.
3-    Abertura de coração aos outros- Vs. 10 e 12.
4-    Grande alegria e fortalecimento.
5-    Santificação- Vs. 9,10,11.
6-    Paz e quietude interior- V 11.
7-    Salvação das mágoas e tristezas- Vs. 10 e 11.
8-    O desfrutar das coisas boas – V  12.
9-    Alegria com a verdade e o entendimento das escrituras.
10-  Fome de conhecer mais- V 13.
11-  Conformidade com todas as exigências da lei- Vs. 14-17.
12-           Busca diária da verdade- V 18.
13-           Confissão e restituição-  9: 1-3.
14-           Jejum e oração.
15-           Separação do mal- 9: 2.
16-           Verdadeira adoração e louvor- 9: 3-38.
17-           Estabelecimento de votos diante de Deus- 10: 1-30.


18-           Coração santo para suportar a obra de Deus financeiramente- 10 :32-39.


CAPÍTULO 9

ARREPENDIMENTO

VERSÍCULO 1: Jejum, pano de saco e terra sobre a cabeça, auto-negação, nulidade, reconhecimento de si próprio como pecador.
Esses sinais externos mostravam como eles se sentiam interiormente: desprezíveis, impuros, indignos de estar diante do Senhor ou de quem quer que seja. Profunda humilhação pessoal.

VERSÍCULO 2: O arrependimento produziu uma busca de separação, santificação. O povo assumiu a sua situação e de seus pais, confessando seu pecado. A confissão de Neemias no capítulo no capítulo primeiro encontrou eco.
Já não era a confissão de um homem e sim de uma nação que estava se voltando para  Deus. O filho pródigo passou por essa experiência, figurando a todo homem, afastado de Deus, gastando os dons do pai, até que cai em si. ( Lc 15:11ss).
VERSÍCULO 3: Depois da confissão vem a adoração.
Hebraico-ABODAH. Grego-LATRUO. Significa: trabalho, labor, fadiga, ministério ou serviço a Deus.
Hebraico-SHACHAH. Grego-PROSKUNEO. Descreve o ato específico de curvar-se em vassalagem, humilhação diante de alguém . O povo rendeu-se ao senhor.
VERSÍCULOS 5,6: Reconhecimento da natureza justa e bondosa de Deus: “...Fizeste os céus e a terra... preservas a todos com vida...”.
VERSÍCULOS 8-37: Oração ao Deus da aliança -“... cumpriste as tuas palavras, pois és justo”. O povo estava voltando ao seu estado original, voltava a ser o povo da aliança. Um  povo exclusivo de Deus, desposado com Ele e o seu compromisso era somente com o Senhor. (Ag 2:23- anel de selar; Zc 13:9- povo de Deus; Os 2:14-23).
A oração gira em torno dos atributos de feitos do Senhor. Segredo da oração: baseado no que Deus É. ( Ex 3:14,Jo 8 :58; Hb11:6). Também fala da natureza do povo. A oração sincera leva ao conhecimento de Deus e de mim mesmo, como se estivesse diante de um espelho. Uma atitude correta na oração faz-me ver como realmente sou.
VERSÍCULOS 26,34: Razão do cativeiro- “.....Foram desobedientes.....lançaram as tuas leis atrás das costas...não tem guardado a tua lei ,nem dão ouvidos aos teus mandamentos....”. “Repete-se a história de Adão, que é a mesma de toda a humanidade:” deram as costas a tua lei”.
VERSÍCULOS 27,28,30: O povo perseverou no erro, e Deus na misericórdia. Ele sempre será Deus misericordioso. ALELUIA!
VERSÍCULOS 36,37: Situação estranha: “....Servos na própria terra...” Um povo escravo mesmo pertencendo a Deus? “...pusestes sobre nós reis que dominam sobre nossos corpos e nossos gados...”Agora eles estavam reconhecendo a causa da escravidão e sua conseqüência: a quebra da aliança traz prisão e as  bênçãos são perdidas.
VERSÍCULO 38: Renovação da aliança com Deus selada pelos Príncipes, os sacerdotes e os levitas.

CAPÍTULO 10

“ALIANÇA FIEL”-A DECLARAÇÃO DE  DEPENDÊNCIA EM DEUS







PRELUDIO
OS ASSINANTES
A ALIANÇA
CLIMAX

Representantes
Termos

Fome da palavra
Sacerdotes
Levitas
Chefes
1-Guardar a palavra*
2-Acabar com casamento misto
3-Santificar o sábado
Cuidado com a casa de Deus:
1-Imposto do templo.
2-Oferta da lenha**
3-Primícias***
4-Primogitos
5-Ofertas ao levitas.
6-Ofertas dos levitas
“Não desampararemos a casa de nosso Deus”
Versículos
1-8
9-13
14-27
28-31
32-39
39b

Povo da aliança

Provisões da aliança

* Causa do cativeiro
**Rara, portanto, cara
***Filhos,gados,etc. (Conferir com 1Sm 8)

Este capítulo é o inicio de uma nova fase na vida do povo. Depois de uma longa separação de seu esposo divino a rebelde Israel renova a aliança.
Na versão septuaginta ( Velho testamento em grego) a palavra ALIANÇA não é SUNTHEKE (um pacto e uma aliança entre iguais) e sim DIATHEKE, termo usado para indicar uma obrigação unilateral. Significa que o povo estava cônscio que o Senhor continuava fiel apesar da infidelidade deles e era seu dever voltar para Aquele que estava esperando, como na parábola do filho pródigo.
A aliança é produto da convicção de pecado, produzida pela leitura da palavra e arrependimento sincero.
VERSÍCULOS 1 a 27: Relação dos que assinaram a aliança- Neemias começa dando exemplo.
Não é bastante um simples sentimento interior e sim um passo claro e definido: “...se com tua boca confessares...” ( Rm 10:9).
Um grande problema nosso é a timidez que nos impede de ser ousados e intrépidos diante de Deus e na sua obra, tomando atitudes como essa tomada por esse povo que resolve seguir ao Senhor e o faz solenemente. ( 2 Tm 1:7;Is 24:15)
VERSÍCULO 28: O restante aderiu. Quando há bons exemplos na casa de Deus, há também seguidores, da mesma forma que há imitadores do que é ruim, e isto em muito maior escala.
Deste versículo até o 39, encontramos o termo da aliança. Foram posicionamentos claros que implicariam em sofrimentos pessoais de
correntes de renúncias e mudanças de hábitos adquirido no cativeiro.
O povo trouxe hábitos que desagradavam a Deus. Suas vidas estavam profundamente comprometidas com o sistema da Babilônia. Suas riquezas tinham sido atadas ao sistema babilônico. O exemplo disso esta na reclamação registrada no capítulo 5. O povo era prisioneiro e achava que todos eram prisioneiros, e na sua concepção não haveria outro tipo de vida. Estavam acostumados a entregar seus filhos à escravidão dos costumes babilônicos e até aos casamentos com pessoas da terra. ( Ex 23:32,33;34:12-16;Dt 7:3; Js 23:12,13; Jz 3:6-8; Is 11-4) .
O seu dia-a-dia era igual ao de seus opressores. Os sacerdotes cuidavam de si mesmos para não morrerem de fome.
Chega o momento de recomeçar em bases corretas uma vida, voltar aos começos, ao lugar onde caíram. O tempo aceitável do senhor.
Os cabeças de famílias, os levitas e os sacerdotes voltaram-se para Deus e trazem consigo o povo que queria servir novamente ao Senhor.
O povo se dispõem a sustentar o templo; voluntariamente determinam impostos. Oferecem a Deus suas riquezas, filhos e tudo mais que possui. As famílias são estabelecidas para servirem cada uma no seu tempo para trazer lenha para o altar, para que o fogo nunca se apagasse (Lv 6:9, 13).
Os sacerdotes e os levitas se dispõem, também a servir a Deus com integridade, colocando seus pertences ao serviço do Senhor.
Enfim, este capítulo é a declaração de que o Senhor Jeová,  O Deus guardador das alianças, é o Senhor sobre Israel. Acontece aqui a ordem do apóstolo Paulo em Rm 12: “...Apresentai os vossos corpos em sacrifício vivo...” ,o povo se apresenta, não para um sacrifício que se consumia num momento, mas para uma vida inteiramente consagrada ao senhor, segundo as palavras de Cyril Barber: “Seria um processo e não somente uma crise, um ato de consagração seguido de atividade contínua para o Senhor”.
Uma atitude de santificação profundamente positiva, pois envolvia não somente o aspecto de separação dos povos da terra como o serviço ao senhor Jeová.

CAPÍTULO 11

A CONSOLIDAÇÃO

Depois da reconstrução dos muros (1-6) e da instrução espiritual (8-10), vem a consolidação.
A desorganização, a desordem, a bagunça são coisas que estão longe do caráter do Senhor . Todas as coisas que Ele faz tem um propósito premeditado e cumpre cabalmente o seu destino.
O Salmo 50:23 diz que é bem-aventurado o homem que bem ordena seus caminhos, e a esse o Senhor mostrará sua salvação.
A ordem e o entendimento são qualidades do próprio Deus. O caos estava dominando Jerusalém; não era somente os muros e as portas que estavam queimadas mas toda a ordem de autoridade e serviço estavam desaparecidas. Não havia consciência de nação. O povo considerava uma simples província de um reino inimigo.
Os príncipes eram simples escravos; os sacerdotes estavam longe do seu ofício; os cantores não mais salmodiavam. O trabalho de Neemias agora consistia em trazer cada um para o seu lugar, para sua possessão e para seu mister.
A construção dos muros (salvação) seria de pouca validade se não houvesse o trabalho feito depois disso que foi colocar as pessoas nos  seus lugares.

VERSÍCULOS 1-2: Provisão de habitantes para Jerusalém. A cidade precisava de moradores para que os ataques de seus inimigos encontrassem oposição. Jesus disse se o diabo sai de uma casa , volta, e se a encontra vazia trará consigo mais sete espíritos, e aquela casa estará pior que antes. Era necessário povoar a cidade e começa a escolha das pessoas para morarem nela afim de proteger e trazer Jerusalém ‘a posição de respeito que possuía antes (Jr 3:14). UM de cada cidade, dois de cada família.
VERSÍCULOS 3-14: Os chefes de província, os de Benjamim e os de Judá. Notamos nesse versos a qualidade dos homens separados para habitar a cidade. Homens valentes de grande bravura e coragem, acostumados à liderança, e que poderiam , num momento de luta, servir à cidade. Ao todo, foram escolhidos 3.044 homens para habitar ali.

VERSÍCULOS 11e12: Alguns nomes dos que faziam o serviço no templo: Jedaías (Jeová tem sabido), Seraías (o Senhor prevaleceu), Adaías (Jeová tem adornado), Semaías(Jeová tem ouvido), Sabetai (aquele que descansa, cheio de descanso, sábado),Jozabade Jeová proveu).

VERSÍCULOS 15-19: Os levitas, aqui os que dirigiam os louvores na orações. Aqui começa a descobertas dos ministérios que estavam ocultos pelo cativeiro. Os cantores que haviam pendurados as suas harpas retornavam-nas; os porteiros cuidavam da entrada e saída do povo. Em nossos dias, aqueles elementos que levam o povo diante do Senhor na adoração (Jo 10:3,7).

VERSÍCULOS 20-23: Os sacerdotes e levitas tomaram posse de suas heranças que estavam nas mãos dos outros. Não mais precisavam abandonar o serviço do templo.
Os cantores voltaram para o cumprimento de sua função segundo o que estava escrito. Voltaram para acordo (aliança) que já existia. Os cantores devem voltar para os acordos e alianças já estabelecidos com Deus em suas vidas para poderem cantar como Ele quer.

VERSÍCULO 24: Petaías- homem à disposição do rei, nos negócios do povo. Quantos ministérios são descobertos quando voltamos para Deus!
Segundo as notas homiléticas da Bíblia Vida Nova, esta é a estratégia da restauração:
1)    Ocupar posições chaves (11:1-2)
2)    Delegar responsabilidades (11:21-23)
3)    Dedicar ao Senhor o coração e o bolso (12:27-30,43)


CAPÌTULO 12

ESTE CAPÌTULO É A CONTINUAÇÃO DA COLOCAÇÃO DE CADA MINISTÉRIO EM SEU LUGAR, E A DEDICAÇÃO DO MURO.

VERSÍCULOS 1-9: Relação de nomes dos levitas sacerdotes: homens que iriam levar o povo diante do Senhor e que estavam fora do lugar ocasionando que o povo também estivesse fora de lugar. Quando o líder está fora de sua posição, seus liderados se perdem.

VERSÍCULOS 10-21: Uma pequena genealogia para identificar os sacerdotes. O líder deve saber de onde vem, isto é, conhecer seu novo nascimento, Ter frutos disso e viver salvo. A genealogia é identificação da filiação.

VERSÍCULOS 27 e 28: Os levitas são chamados de suas casas para dedicar os muros com cânticos, alegria, louvores, címbalos, alaúdes  e harpas.
Os filhos de cantores- percebe-se o envolvimento familiar na obra a que se está dedicado. Mais uma vez pode-se perceber que o trabalho de Neemias centralizou-se, como estratégia e como objetivo, nas famílias.
VERSÍCULO 29: Os cantores haviam edificado aldeias ao redor de Jerusalém a música estava cercando a cidade. Esta é a vontade de Deus.

VERSÍCULO 30: Antes da dedicação deve haver purificação. Sacerdotes e levitas se purificam para purificarem o povo, as portas e o muro. A obra de Deus se caracteriza por pureza. As coisas de Deus são limpas, ninguém pode se envolver com elas sem pureza de sua vida, sua consciência, sua alma. Não pode haver louvor sem limpeza interior e até exterior.

VERSÍCULO 31-42:  Os príncipes de Judá encabeçavam as procissões logo atrás dos cantores- ofereciam a Deus seu trabalho, dedicavam a cidade ao Senhor. Tinham consciência que Deus havia feito um tremendo milagre, por isso estavam alegres.

VERSÍCULO 37: A casa de Davi estava edificada no muro. Entre outras coisas significativas que, em caso de ataque, sua casa estaria como lugar de defesa do povo; seria a primeira a ser atacada.
Lugar  do líder: diante do povo, protegendo-o, defendendo-o e expondo sua vida em lugar do povo. O ministério, pastoral e sacerdotal caminham juntos de tal forma que são confundidos, como aconteceu na vida do próprio Davi e mais ainda na vida de Jesus.

VERSÍCULO 40: Ambos os carros pararam na casa do Senhor. Aqui está o auge: CHEGAR À CASA DO SENHOR (Sl 122).
O homem de Deus tem por alvo Deus e sua casa. O alvo de seu trabalho é fazer que Deus esteja na sua casa e a casa esteja servindo ao Senhor.
Não há ministério a Deus sem ministério à casa de Deus.
Na roupa dos sacerdotes existiam dois grupos de pedras com os nomes de Israel: Duas pedras, com seis nomes cada uma, sobre os ombros, e doze pedras sobre o coração (peito) falando sobre responsabilidade e envolvimento (até emocional) do sacerdote com o povo- Alianças com Deus e o povo (Ex 28:12-29).

VERSÍCULOS 41e 42: Os sacerdotes com trombetas- Aqui uma estreita ligação do sacerdócio com o ministério profético. O líder deve ser um homem que está identificado com a palavra profética, ainda que seu ministério não seja especificamente de profeta. Deve Ter clara  a visão do Senhor na sua vida para poder conduzir o povo de Deus ao alvo de Deus.
Zacarias, um dos sacerdotes, nesta hora juntamente com o profeta Malaquias e Ageu teve um papel importante para esse tempo.

VERSÍCULO 43: Sacrifícios- chegaram no ponto ideal. A casa de sacrifícios cumpre a sua função e por isso se alegram.
Todo o povo participa, tanto mulheres, como meninos e todos os homens. Seu júbilo é um testemunho ao povo de fora.

VERSÍCULOS 44-47: Aqui Judá traz sua oferta ao Senhor e, esta oferta é o sustento dos levitas e sacerdotes, e faz isto porque está alegre, levitas e sacerdotes ministravam ali, purificavam o povo, como também o cantores , porteiros e tesoureiros assumiram seu lugar.
Todo Israel dava porção aos seus ministros porque esses serviam ao Senhor. Como num círculo, levitas serviam e recebiam um sustento; porque recebiam o seu sustento podiam servir melhor e assim o povo podia ofertar mais (Ex 29:26-28).
A cada dia o povo ministrava ao Senhor as porções dos levitas, porteiros e cantores, e os levitas, por sua vez, consagravam sua parte aos sacerdotes.

CAPÍTULO 13


PURIFICAÇÃO DO SACERDÓCIO

O tema central do capítulo 13 é a limpeza de toda estrangeirice. Durante o tempo em que Neemias esteve em Susã, Eliasibe faz o povo voltar para velhos hábitos. Estabelece um sistema perfeito (KOSMOS), onde todos se sentem satisfeitos, até o inimigo Tobias. O comércio é incrementado com as nações vizinhas e Israel recebe sujeira ao invés de dar pureza. “ O sujo não limpa o puro, mas o limpo é sujo pelo impuro”.
O espírito comercial é extremamente egoísta e o povo começa a se esquecer de suas obrigações com o templo de Deus. Os levitas se vêem forçados a buscar seu próprio sustento e a alegria de Israel se desvanece. O egoísmo é profundamente amargo. A chave do capítulo 13 é o versículo 30: limpeza de toda estrangeirice.

VERSÍCULOS 1-3:  Amonitas, e moabitas (descendentes das filhas de Ló) nunca deverão entrar na casa do Senhor nem  Ter parte com o povo de Deus- toda mistura deve sair. Todo aquele que não foi gerado em Deus não pode tomar parte no serviço santo. O que é nascido da carne é carne. Além disso, ou por causa disso, não ampararam aos filhos de Israel. Teria sido essa uma forma de Deus prover uma entrada para eles no seu serviço?

VERSÍCULOS 4-9: Décimo- segundo ataque- Comprometimento da liderança com a carne:  Eliasibe ( o Senhor restaurará) faz aliança com Tobias trazendo-o para o lugar mais santo, o Templo de Deus.
O lugar da provisão, lugar de riqueza, não estava mais cheio com as coisas do Senhor e sim com as coisas da aliança Eliasibe/Tobias.
Os móveis de Tobias encheram o lugar do tesouro.
Quando a violência é permitida na obra de Deus? Quando é voltada contra o pecado em nossas próprias vidas. Jesus expulsando os vendilhões no templo: o comércio tomando conta da casa de Deus.
Os violentos tomam o reino de Deus por assalto: Versículos 8:11,17,21,25,28;Mt 11-12.

VERSÍCULOS 10-14: Décimo- terceiro- ataque- Falta de assistência aos sacerdotes, negligência nas contribuições: Sistemas de valores invertidos. Cada um cuidando das coisas que achavam valiosas, sem se importar com o padrão estabelecido por Deus em relação à sua casa.
Décimo- quarto- ataque- Falta de fé e de dedicação dos levitas: cada um foi cuidar do que era seu.

VERSÍCULOS –15-22: Décimo- quinto- ataque- Falta de prioridade e reverência às coisas santas: Não guardaram o descanso do Senhor. Venda de indulgências. Ativismo, falta de confiança no Senhor. Comércio com as nações que não tinham aliança com Deus e, estavam comprando e vendendo junto as portas de Jerusalém.
Lugar de louvor ocupado pelo espírito de comércio.

VERSÍCULOS 23-29: Décimo- sexto- ataque- Impureza na vida dos sacerdotes e do povo: O trabalho que deveria ser feito: Limpeza nas famílias.
Conseqüências do relacionamento com os estrangeiros:
A)  Famílias comprometidas com o mundo.
B)   Modo de falar diferente do povo santo.
C)  Sistema de valores invertidos
D)  Conformismo- comodismo aos valores babilônicos.
E)   Pompa babilônica.
F)    Grandes ideais mundanos.
G)  Lassidão espiritual- afrouxamento.
H)  Sujeira moral- abrandamento do nível de limpeza.

Enquanto Neemias estava em Susã, Eliasibe assume o “avivamento” ao contrário, porém o Senhor não deixa nunca o seu povo sem uma palavra de advertência. No ano de 430 levanta Malaquias para chamar o povo à santidade e o profeta de Deus fala da vinda de Jesus para purificar a igreja do Senhor.
Malaquias  ala da quebra da aliança do capítulo 10: os homens se esqueceram da mulher de sua mocidade. Os lares sendo destruídos.
O ministérios não estava sendo sustentado e os levitas estavam se envolvendo com os negócios desta vida. Malaquias fala primeiro ao sacerdote.
Como na história do bezerro de ouro, na ausência do homem constituído como líder por Deus, o sacerdote levou o povo a pecar contra o Senhor.
A história é cíclica: o livro de Neemias se repete no decorrer da história: João Huss,Wicliff e Lutero, Wesley- João Batista e ...Jesus, o restaurador maior e criador de nossa salvação e consumador da nossa santificação.
Estamos no tempo anterior ao capítulo 13:  nosso Neemias (o Senhor Jesus) virá para limpar o seu Santo Templo.

VERSÍCULOS 30 e 31: O livro termina com Neemias colocando homens nos seus lugares e orando a Deus: assim é a vida do homem de Deus- oração para começar o trabalho e, no término, dedica esse trabalho a Deus, em oração.
O caminho de Deus para a restauração: descoberta da palavra, oração e purificação.


ATAQUES CONTRA A RECONSTRUÇÂO DOS MUROS


N
TEXTO
TIPOS DE ATAQUE
TEXTO E RESPOSTA
01
2:19
Acusação , zombaria, calúnia.
2:20- palavra de Fé ,pureza de coração
02
3:5
Soberba, insubmissão
3:6- persistência no trabalho
03
4:1
Zombaria
4:4-6- confiança em Deus e trabalho
04
4:8
Confusão
4:8,9- Oração e vigilância
05
4:10
Desânimo
4:13,14- Pessoas preparadas, cada uma no seu lugar
06
4:12
Medo
4:14- Cobertura e supervisão, confiança no Senhor
07
5:1
Murmuração
5:7-11- Analise do motivo e aplicação de todo povo, para acabar com a murmuração
08
6:2
Engano, chamada ao descanso, auto-piedade cuidado da própria vida
6:2-4- Perseverança na visão e no trabalho
09
6:6
Calúnia
6:9- Perseverança no trabalho
10
6:10
Engano espiritual
6:12- Discernimento espiritual pela palavra
11
6:17
Alianças do povo de Deus com o povo do mundo
7:3; 13:20-22- Oração e purificação sob orientação do Senhor
12
13:4
Comprometimento do sacerdote
13:9- Purificação do ministério e restauração dos sacrifícios
13
13:10
Falta de assistência aos levitas. Negligência nas contribuições
13:10-12- Ensino e cobrança ao povo e magistrados
14
13:10
Falta de fé dos levitas
13:11- Assistência e amor aos levitas
15
13:15
Falta de prioridades corretas e reverências as coisas Santas
13:17- Estabelecimento de prioridades, valorizando as coisas certas
16
13:22
Impureza
13:22,23- Renuncia aos laços passados e às alianças D

Deus vos abençoe,
Pr Paulo Tomé

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Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!