domingo, 25 de outubro de 2015

[Tema] - Mecanismos de Defesa: Enfrentando Suas Realidades


 Em 1900, no livro “A Interpretação dos Sonhos”, Freud apresenta sua 1ª teoria, sobre a constituição do aparelho psíquico. Esse modelo é chamado de Topológico ou 

Primeira Tópica.
Refere-se a três sistemas:

A)Consciente- é tudo o que conhecemos, é a percepção que temos do mundo, as lembranças, a memória...e também material do mundo interno.

B)Inconsciente- é o lugar das representações ou idéias reprimidas, ou daquelas que nunca chegaram à consciência.

C)Pré-Consciente- onde estão as representações que podem se tornar conscientes, bastando que o sujeito se interesse por elas.
  
A grande indagação de Freud era- por que os pacientes se esqueciam de tantos fatos de suas vidas?

No processo de análise de seus pacientes, Freud postula os três grandes pilares  de sua Teoria:

Resistência- É a força psíquica que se opõe a tornar conscientes  e revelar alguns pensamentos- idéias;

Repressão(conseqüência lógica da Resistência)- processo que visa encobrir uma idéia dolorosa que está na origem do sintoma .

Inconsciente- o conjunto de conteúdos não presentes no campo atual  da consciência, que está recalcado.

Mecanismos de Defesa-

Chamam-se mecanismos de defesa os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar, um evento gerador de angústia, da percepção consciente.

Os mecanismos de defesa são funções do ego e, por definição, inconscientes.

Como o Ego é sede das angústias, ele é mobilizado diante de algum sinal de perigo e desencadeia uma série de mecanismos repressores que impedirão a vivência de fatos  dolorosos, os quais o organismo não pode suportar.

Negação-  Negamos algo, mentimos a respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não admitimos que temos mágoas ou ressentimentos. Escondemos, camuflamos.  (Ex. um reflexo disso pé a  Irritação). Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra nossos fracassos. (fachada)

Recalque- Há supressão de parte da realidade (o fato que ameaça), alterando a percepção da realidade, de forma a manter fora da consciência àquilo que ameaça.

Formação reativa- É um manejo para disfarçar as verdadeiras motivações do indivíduo em relação ao objeto- por exemplo, uma mãe que rejeitou seu bebê adotando assim uma atitude de super-proteção, encobrindo a raiva que teve do filho.

Regressão- As vezes determinadas situações remetem-nos a etapas anteriores do desenvolvimento. Por exemplo, quando estamos doentes demandamos cuidados parecidos com aqueles que nossas mães nos davam quando éramos crianças.

Projeção- Quando o indivíduo projeta no mundo exterior, aspectos que não pode ver em si mesmo. Por exemplo,  pessoas que criticam os outros por determinados comportamentos que ela mesma tem, sem se dar conta.

Racionalização- É a forma de explicar tudo pela razão (intelectual) negando assim, que há um sofrimento que vem de outro lugar (inconsciente), justificando todo seu conflito.

Identificação- Diante de sentimentos de inadequação, o sujeito internaliza características  de alguém valorizado, passando a sentir-se como ele(processo normal nas fases iniciais do desenvolvimento)- permanecer  em identificações  impede a aquisição  de uma identidade própria.

Isolamento- Mecanismo próprio dos neuróticos obsessivos (Rituais) - consiste em isolar  um pensamento, atitude ou comportamento, das conexões que teria com o resto da elaboração mental.

Deslocamento- Através dele o sujeito descarrega sentimentos acumulados, em geral, agressivos, em pessoas ou em objetos menos perigosos

Sublimação- É considerado o mecanismo de defesa mais evoluído e é característico do indivíduo normal. São desejos que são canalizados para Ego que os satisfaz em atividades socialmente produtivas.Ex. um desejo agressivo contidos e sublimados podem gerar um cirurgião,um dentista, etc...

Verdades x Mentiras

Ø Única maneira de destruir as mentiras é enfrentado a verdade.

Não há cura enquanto não enfrentarmos a verdade

Jo 8:32  Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Jo 14:16-17;16:13  Espírito Santo => Espírito da Verdade.
Jo 8:44  Toda mentira procede de Satanás, pai da mentira. Pior pecado, pois encobre outros pecados.

O Espírito Santo que habita em cada um de nós nos conduzirá a toda verdade.

Castelo de Mentiras: Quantas pessoas dariam tudo para romper com seu castelo de mentiras que foram construindo em volta de si mesmo. Ficaram aprisionadas nas malhas da mentira de espíritos enganadores e não sabem como sair. Seu estado é de angústia e desespero.

(Passam a acreditar em suas próprias mentiras)

O pecado sempre  começa com uma mentira - uma fortaleza de rejeição, um complexo. Se você não for honesto e não enfrentar a verdade tratar com a raiz do problema, você vai buscar mecanismos para esconder seu problema ou formas de Escapismo como: drogas, álcool, sexo, etc.

Ø A obra de Deus começa no meu espírito (novo nascimento). O Senhor perdoa os meus pecados, mas os pecados causaram marcas nas áreas da minha alma. O Senhor arrancou as ervas daninhas do pecado, mas ficaram os buracos que agora Ele vai encher com sua graça.

Deus nos livra do pecado, mas não das conseqüências da vida de pecado.

Mas o alvo de Deus é nos dar salvação plena.  

Is 53:5
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

·     Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Nos salvou do pecado - Cura espiritual.
·     O castigo que nos traz a paz. Paz interior  -  Cura da alma.
·     Pelas suas pisaduras fomos sarados  -  Cura física.

Como obter Cura Interior

1) Crer que Deus pode nos curar.   Hb 11:6

Fé é crer nos fatos divinos. Crer na obra de Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé.
Crer no amor e no poder de Deus

2) Reconhecer que precisamos de cura.

O pior doente é aquele que não se acha doente.
Precisamos enfrentar a verdade. Ser específicos com Deus e conosco. Admitir nossos fracassos e tratar de frente.
·        Reconhecer que estamos feridos
·        Que ferimos outras pessoas
·        Se dispor para Deus.

Ø O tempo cura todas as feridas? Ou não?
A falsidade está na palavra todas. É certo que muitos ferimentos podem sarar com o tempo. Se a mente puder suportar conscientemente a dor quando esta se manifesta, com o passar  do tempo a intensidade da lembrança pessoal ira diminuir. Haverá ainda a dor da recordação, mas perfeitamente suportável.  

O tempo pode curar todas as lembranças (memórias) penosas não reprimidas e não infeccionadas. O que não pode ser enfrentado e suportado é negado.  (não guardar no arquivo morto)

3) Confiar nas pessoas que nos ministram, que podem nos ajudar. Ser transparentes e sinceros.

No mundo não é prudente abrir nossos problemas com as pessoas. Mas no reino Deus, Ele usa os irmãos para nos ajudar. (confessar os pecados, ser transparentes uns com
os outros, reconhecer os erros)
Rasgar o coração: Ai vem o conselho de Deus  nas nossas vidas.

4)  Localizar a raiz dos problemas

Muitos dos nossos problemas são apenas galhos ou conseqüências de algo mais profundo. Se formos bem sinceros com Deus e conosco mesmo, saberemos de onde vem os nossos problemas.
Ø Não tratar apenas com atos, mas com as atitudes

5) Quebrar toa maldição e jugo satânico.


Através da oração, rejeitar em nome de Jesus todo domínio satânico sobre sua vida. 

Se enleve espiritualmente ouvindo este romantico louvor gospel:


Graça e paz,
ric+JESUS




Deus vos abençoe,
Pr. Paulo Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!