quarta-feira, 26 de novembro de 2014

[Tema] - A Caveira Cabeluda


Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.

O Salmo 68.21 é profético a respeito daquilo que aconteceria futuramente no CALVÁRIO, mostra que o cumprimento de Gênesis 3.15 dar-se-ia sobre o lugar próprio; onde Deus feriria o crânio cabeludo com suas culpas. O lugar da caveira (Calvário) seria ferido física, espiritual e literalmente. Observe o que está escrito em Gn 3.15, que Deus ferirá a cabeça da serpente, não é pisará como ouvimos em várias pregações.

Para os atormentadores de Jesus, a cruz era simplesmente um instrumento de tormento, vergonha, humilhação e derrota. Mas quando ele caminhava pelas ruas de Jerusalém com a cruz sobre suas costas (João 19.17), ele tinha consciência que aquela cruz na verdade era a grande espada de Deus que ele levava para enterrar de ponta cabeça no grande crânio cabeludo e ferí-lo segundo a profecia. Haviam outros lugares para se fazer a crucificação mas nenhum tão propício quanto o monte caveira para se alcançar tão grande vitória contra o império das trevas.

Jesus caminhava com aquela cruz pesada cambaleando no seu sofrimento, mas ele sabia que tudo aquilo que estava diante de seus olhos era insignificante demais para aquilo que viria pela frente, ele precisava chegar até o calvário porque ali travaria uma grande batalha espiritual contra satanás a fim de cumprir o propósito de morrer em lugar do homem, e em alma levar o sangue do sacrifício até o tabernáculo celestial.

VEJA A PROFECIA DE ISAÍAS 63: 1-3

Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com sua grande força? 


Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?

O SÍMBOLO DA VITÓRIA DE JESUS 
SOBRE SATANÁS.


A coroa de espinhos que foi colocada na cabeça de Jesus com o objetivo de atormentá-lo ainda mais e escarnecer dele chamando-o de rei, era na verdade o símbolo da sua vitória sobre satanás. Naquele momento mesmo sendo o deus deste século, o rei do mundo (sistema pecaminoso) estava entregando a sua coroa com o seu pobre material demonstrando o símbolo do seu governo, desde que o poder do mundo lhe foi entregue (Lc: 4.6), pois é um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu, a coroa de espinhos era a única que ele tinha.

Jesus levou a sério a cerimônia (Mc: 15.16-18) leia essa referência na sua Bíblia. E aceitou aquela coroa pois satanás estava perdendo o seu poder, a coroa do perdedor estava na cabeça do vencedor. Pois era legal o fato de o vencedor tirar da cabeça do perdedor a sua coroa. Era exatamente o que acontecia no Antigo Testamento.
1 Crônicas: 20.1,2

Aconteceu, pois que, no decurso de um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Joabe levou o exército, e destruiu a terra dos filhos de Amom, e veio, e cercou a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém; e Joabe feriu a Rabá e a destruiu.

E Davi tirou da cabeça do rei a coroa deste e achou nela o peso de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas; e foi posta sobre a cabeça de Davi; e levou da cidade mui grande despojo.

Essa coroa era valiosíssima, mas fazendo uma conjectura imagine Jesus dizendo para satanás totalmente acabado, derrotado, maltrapilho “me dá a tua coroa” e satanás respondendo pra Jesus “só tenho essa pobrezinha que não vale nada” então Jesus diz “me dá essa mesmo, tu não tens nada de valioso o que importa é a minha vitória sobre ti, e o que a minha igreja te fará em breve (Rm:16.20)!

Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos niguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.

Satanás tinha grande dúvida a respeito de que 
Jesus era, pois não tinha certeza de que ele era o 
Filho de Deus. 


Desde o início de seu ministério 
até o fim, essa era a sua saga: saber se ele era 
mesmo o Filho de Deus. Até ali jogava inquiria 
sem ter certeza. Pois era o mistério de Deus 
escondido dos principados e potestades. Por isso 
que ele incitava as pessoas a dizerem pra Jesus 
descer da cruz (Mt: 27.40; Mc: 15.30,32), pois
ele temia a profecia do crânio cabeludo que seria 
ferido.

Deus vos abençoe,
Pastor Paulo F. Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!