quinta-feira, 16 de outubro de 2014

[Tema] - A oliveira e suas lições


Texto: Salmos 52:8 


"Mas eu sou como uma oliveira
que floresce na casa de Deus;
confio no amor de Deus

para todo o sempre."

A importância da Oliveira:

Depois de ser colhida da oliveira, na Palestina, a oliva ou azeitona passava por quatro processos de moedura.

Da primeira moedura, tirava-se o Óleo que era usado na Casa de Deus para a adoração; da Segunda moedura, tirava-se o óleo usado para a alimentação; da terceira, o óleo usado na iluminação; e com o óleo da quarta moedura, fazia-se o sabão.

Espiritualmente,o crente também está ligado à Oliveira Verdadeira, que é Cristo, e precisa produzir frutos de grande utilidade para a glória de Deus.

OLIVEIRA É:
Uma árvore bastante cultivada na região mediterrânea, cujo fruto é a azeitona. O óleo extraído da oliveira, o azeite, também é utilizado na alimentação, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica. Na Grécia Antiga, a oliveira era considerada símbolo de liberdade e pureza.

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ADORAÇÃO:

O crente precisa oferecer a sua primícias de renda, o melhor de sua capacidade e o melhor do seu tempo, administrando- o bem.

Somos instrumentos de adoração quando as nossas ações e atitudes fazem com que os outros seres humanos glorifiquem a Deus (Mateus 5.16).

Tornamo-nos instrumentos de adoração quando louvamos a Deus (Salmo 34.1,2). Adorador que não oferece o melhor não é adorador.

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ALIMENTAÇÃO:

Do segundo processo da moedura da azeitona era extraído o óleo usado na alimentação. Jesus falou em Mateus 14.16: "Dá lhe vós de comer".

Que tipo de alimento estamos  dando para quem está espiritualmente faminto?

OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ILUMINAÇÃO:
,
Seu terceiro processo de moedura, o óleo produzido pela azeitona era utilizado na iluminação, O crente também deve iluminar a vida das pessoas (Mateus 5.14).

Nosso objetivo é iluminar o mundo em trevas, a fim de que todos vejam diferença em nossa vida, e desejem imitar-nos (Mateus 5.16).

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A FABRICAÇÃO DE SABÃO:

O quarto tipo de azeite extraído da azeitona era utilizado na fabricação de sabão para lavar roupas. Nós, igualmente, devemos estar limpos pela Palavra de Deus (João 15.3).

Os elementos que limpam o mundo são a Palavra de Deus e o sangue de Jesus (Efésios 5.26; 1 João 1.7).

Uma das árvores mais notáveis é a oliveira.

A maioria de nós não está muito familiarizado com as oliveiras, porque elas não crescem na região onde vivemos. No entanto, na terra da Bíblia, era e é a mais importante de todas as árvores, pois é uma fonte de alimento, luz, higiene e cura.

As oliveiras eram sempre abundantes em torno do campo e são conhecidos por sua tenacidade.

Elas crescem em praticamente qualquer condição: em colinas em socalcos ou em vales, em solo rochoso ou fértil. Elas podem prosperar em grande calor com um mínimo de água, e são praticamente indestrutíveis.

A oliveira simboliza fidelidade e firmeza.

Salmos 52:8 diz: "Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante na casa de Deus; confie na misericórdia de Deus para todo o sempre"

Não importa as condições: quente, seco, frio, úmido, rochoso ou arenoso, a oliveira sempre verde vai viver e produzir fruto. 

A oliveira representa longevidade.

Ela cresce por centenas de anos. Davi afirma ser como a oliveira. crescendo  na presença da misericórdia de Deus.

A oliveira pode sobreviver   a todos os tipos de danos.

Dizem que você nunca pode matar uma oliveira; Mesmo quando cortada ou queimada, novos brotos vão surgir a partir de sias raízes.

Esta passagem da Escritura nos faz lembrar que não importa as condições de vida, devemos permanecer firmes como a oliveira na presença de Deus - sempre verde (fiel) e dando frutos.

A Oliveira representa fecundidade, fidelidade e continuidade. 

O Salmo 128:3 diz: "A tua mulher será como a videira frutífera, no interior de sua casa; Seus filhos como plantas de oliveira ao redor de sua mesa. A analogia de seus filhos sendo "como plantas de oliveira, ao redor de sua mesa" 

A analogia de seus filhos sendo "como plantas de oliveira, ao redor de sua mesa" diz ao leitor da Bíblia que sua descendência será abundante, saudável, e até obedientemente responsivo aos pais.

Tudo que você tem a fazer é olhar para uma oliveira e você vai ver tantos como dez ou mais novos brotos de árvores crescendo para fora das raízes ao redor da árvore. O Salmo 128:3 é uma promessa reconfortante e fiel do Senhor!

Embora nós também vivemos em um mundo de dificuldades, adversidades e decepção, vamos buscar o Senhor, para que possam florescer como a oliveira verde, e como Davi, termos os nossos corações e mentes enraizados no Senhor.

Deus vos abençoe,

Pastor Paulo F. Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que Jesus vos ilumine e o Espírito Santo de Deus lhe dê sabedoria!